Comentários
Marcia Dantas Marcia Dantas Author
Title: 10 MOTIVOS PARA ASSISTIR: PERCEPTION
Author: Marcia Dantas
Rating 5 of 5 Des:
Perception  foi uma estreante na temporada passada, e logo foi vítima das comparações com séries como The Mentalist , House  e Lie to...


Perception foi uma estreante na temporada passada, e logo foi vítima das comparações com séries como The Mentalist, House e Lie to me, especialmente por seu protagonista Daniel Pierce e suas habilidades especiais no auxílio em investigações criminais. Mas já começo essa postagem prevenindo que as semelhanças param aí e aconselhando que, se seu preconceito contra a série advém de tais comparações, deixe-o de lado e venha ver bons 10 motivos para que ela seja adicionada em sua watchlist. Perception tem duas temporadas e apenas 20 episódios exibidos. Confira abaixo a listinha básica do Diário do Seriador:

1 - ERIC MCCORMACK: O ator é mais conhecido por ser um dos protagonistas do sitcom Will & Grace. Esse foi um dos principais apelos usados pela TNT para promover a série, e não foi à toa. Não só a popularidade da já encerrada comédia como a qualidade na atuação de Eric, que puxa a série de forma competente auxiliaram em muito na boa execução de Perception.


2 - DANIEL PIERCE: Era de se esperar de uma série como Perception que se apoiasse sobre seu protagonista. Mas não se engane achando que Daniel Pierce é simplesmente uma versão de Gregory House ou Cal Lightman, com um sarcasmo à flor da pele. Não, caros leitores, esse não é o apelo de Daniel. Ele é um neurocientista talentoso, mas com uma vida social limitada pela esquizofrenia. Ele é introvertido e se nega a uma vida regular por causa da doença, como se isso fizesse que ele não merecesse algum tipo de felicidade. A jornada do personagem pela admissão de seu problema e pela tentativa de melhora é o grande viés dramático deste protagonista. 

3 - AS ALUCINAÇÕES DE DANIEL: A esquizofrenia é certamente um problema bem complexo e sério, o qual é tratado com muito cuidado pelos roteiristas de Perception. Mas as alucinações de Daniel o auxiliam na resolução dos casos. Além disso, geralmente elas são tão inesperadas que demora muito tempo para que a gente perceba que se trata de uma alucinação, e não de uma pessoa real. Elas geralmente são muito divertidas, criativas e são o escape cômico em uma série com uma carga dramática considerável.

4 - NATALIE: Ela é a principal alucinação de Daniel, quase uma companheira. Ela é o termômetro que indica o quão Daniel está imerso ou não em suas crises. As conversas entre eles são memoráveis e a história de como a mente de Daniel criou Natalie é simplesmente comovente.


5 - LEWICKI: Lewicki é um aluno do curso de Daniel, além de ser um assistente todo especial. Ele vive com Daniel para ajudá-lo com a rotina necessária para os esquizofrênicos, e para que ele não se perca entre o que é real e o que não é. Certamente um personagem que cresce a cada episódio, tanto em suas partes cômicas quanto nas mais dramáticas. 

6 - PLOT TWISTS: Você certamente não acreditará se eu disser que nunca se sabe o que esperar dos roteiros de Perception, afinal essa é uma descrição recorrente para várias obras. Mas sim, caros leitores, quando eu digo que nunca se sabe o que esperar de um episódio de Perception, não estou exagerando. Sempre há um momento nos episódios em que algo acontece de tão surpreendente que você se vê obrigado a retornar para entender exatamente o que se passou. Não há tédio com essa série, certamente. 

7 - AULAS: Quem não gostaria de ter aulas como as de Daniel? Eu, com certeza, seria a caxias na fila da frente. Não só pela parte cômica das aulas, mas pelas narrações iniciais e finais que amarram os episódios e nos fazem pensar sobre nós mesmos. 

8 - PROCEDURAL: Mesmo não se dedicando a isso, o procedural de Perceeption é muito importante. Porém, não somos submetidos a laboratórios ou autópsias, mas sim a informações referentes a problemas neurológicos e suas reflexões nos crimes investigados. 

9 - TNT: A emissora tem sucessos de qualidade como Leverage, The Closer e Rizzoli & Isles. A emissora costuma apostar alto em suas séries, e com grande investimento, especialmente na summer season, que é quando sai a maior parte de seus seriados. Dá gosto assistir coisas da TNT.

10 - DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS: A maioria das pessoas se limita a assistir séries com enfoque procedural é o excesso dos chamados "casos da semana" e a ausência de um arco que efetivamente desenvolva os personagens. Em Perception isso não acontece. Não só o protagonista é bem desenvolvido, como os outros personagens como Kate e Lewicki conseguem ganhar uma storyline sólida e interessante. Pode-se dizer que esta série prioriza mais os seus personagens que os casos. Mas isso não quer dizer que eles fiquem em escanteio, mas sirvam como paralelos para tais storylines

Esses são apenas 10 dos vários motivos que fazem Perception ser uma boa escolha. Aproveite que a série está no hiato pós summer finale e experimente uma pequena maratona. Quem sabe você também não é conquistado?
Reações:

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top