Comentários
Rivka Ajzental Rivka Ajzental Author
Title: 10 MOTIVOS PARA ASSISTIR: DOCTOR WHO
Author: Rivka Ajzental
Rating 5 of 5 Des:
Doctor Who é uma das melhores séries de ficção cientifica. Criação de Sydney Newman, C. E. Webber e Donald Wilson em meados do século pa...

Doctor Who é uma das melhores séries de ficção cientifica. Criação de Sydney Newman, C. E. Webber e Donald Wilson em meados do século passado, somos capazes de aprender sobre amizade, bravura, amor, perda, perdão, culpa. Vimos que não importa quão insignificante você acha que seja, nunca existe uma pessoa no mundo que não seja de extrema importância.

Portanto, chega de preconceitos! Não podemos dizer que o que Doctor Who simboliza é apenas um alienígena que viaja através do tempo e espaço em um nave que parece uma cabine policial que salva pessoas com suas engenhocas. Doctor Who é sobre abraçar seu maior medo na escuridão, para conseguir ver a luz no final, é sobre ter a coragem de fazer o certo, mesmo quando tudo fale que você precisa fugir.

Assim, elencarei 10 motivos além do que eu já mencionei acima de porque você, leitor, deveria ver essa maravilhosa série.

1) O DOCTOR



Doctor. Doctor Who? Quem é o Doctor, afinal? Doctor é um alienígena, provindo da constelação de Kasterborous, do planeta de Gallifrey, ele é da espécie denominada Time Lord que eles são capazes, com ajuda de suas naves, viajar entre o tempo e o espaço. Eles são tão evoluídos, que tem um jeito de afastar a morte, e sempre que ela está próxima, o personagem se regenera mudando seu rosto. O personagem ainda é o mesmo, mas seu rosto e sua personalidade mudam. Os Doctor's são sempre registrados por suas roupas e por seu estilo e nesse papel já passaram 12 atores, sendo que o próximo nos foi apresentado no último especial de Natal, Peter Capaldi.

Sua missão é conhecer o universo, ajudar todos os povos, apesar de sua grande afeição com os humanos, combater inimigos das mais diversas raças e corrigir erros de qualquer lugar ou época. Assim é possível explicar como a série pode ser tão longa, uma sacada genial dos criadores da série quando o primeiro Doctor, William Hartnell, ficou doente e teve que ser afastado.


2) É A SÉRIE DE SCI-FI MAIS LONGA E É BRITÂNICA


Série britânica de qualidade 


Doctor Who estreou na BBC em 23 de novembro de 1963 e ficou no ar por 26 temporadas, com sete atores no papel do Doctor, até ser cancelada em 1989. Após inúmeras reivindicações de fãs, inúmeros livros e áudios lançados, a série voltou com um filme de 1996, mas só retornou efetivamente com sua temporadas em 2005, no formato de 40 minutos por episódio, com 13 episódios por temporada, sem contar os especiais.

Vale mencionar que está para lançar um livro, chamado Shada, escrito pelo Douglas Adams, escritor da célebre coleção do Guia dos Mochileiros da Galáxia, como uma história que se passa na época da quarta regeneração do Doctor.

A série completou 50 anos em novembro do ano passado, com um incrível especial que preencheu uma lacuna entre a série clássica e a atual, que foi televisionado simultaneamente ao horário da BBC de Londres para 94 países, incluindo várias salas de cinema pelo mundo em 3D, quebrando um recorde do Guinness. Legiões de fãs fantasiados se emocionaram juntos no cinema.

Esclarecimento 1: Aconselho, a quem quer começar a ver a série, começar pela série atual, de 2005, episódio Rose. Apesar de ser uma continuação, tudo é extremamente explicado e detalhado. Começa após a Time War entre a espécie dos Time Lords e os Daleks, mas para qualquer dúvida, que algumas realmente podem surgir, estou disposta a explicar nos comentários ou qualquer site Whovian pode ser utilizado. Eu vi primeiro a série inteira atual e atualmente vejo a clássica, e olha que ainda estou bem longe de terminar.

E eu sei que eu coloquei dois motivos aqui, mas eu tinha que falar uma coisa só, séries britânicas são fodas, quanto mais você ver, melhor. Fica a dica de In the Flesh e Sherlock.

3) T.A.R.D.I.S



Time and Relative Dimension in Space, mais conhecida por Tardis, é a cabine de polícia azul que o Doctor viaja. A princípio, a nave tem um mecanismo que a faz se camuflar ao ambiente que ela chega, para ficar interceptável, mas no começo da série, a Tardis pousa em Londres na década de 60, em que as cabine eram usuais, e quando eles viajam e descobrem que o mecanismo quebrou, a fazendo ficar no formato da cabine para sempre. A Tardis por fora pode ser to tamanho de uma cabine normal, mas por dentro, ela é enorme, que sempre que alguém novo entra na nave sempre somos recebidos com a mesma frase ''but... It is bigger on the inside'', ademais as vezes ela é ''redecorada'', tendo seus interiores diferentes.

Os Companions podem ir e vir, mas a Tardis é eterna. Ela decide onde ir, não importante o que o piloto mande. Doctor a sequestrou para poder fugir de Gallifrey por ela ser um modelo antigo e defeituoso, mas quem liga, porque ela nos proporciona grandes emoções!

4) COMPANIONS


Companions do Décimo Doctor
Doctor finge ser um homem amargo (o Primeiro Doctor até é), mas no fundo ele só precisa de alguém, já que nunca viaja sozinho, ele está sempre acompanhado, seja no começo da série clássica, por sua neta, Susan, ou seja atualmente com a Clara. Acredito que li uma vez que mais de 70 Companions passaram pela série (contando inclusive aqueles pequenos que ficam por poucos episódios). A mais famosa foi a Sarah Jane Smith, que acompanhou o a quarta e quinta regeneração do Doctor, e também aparece para especiais durante a série nova na segunda e quarta temporada, ao lado de David Tennant. A mais famosa da série atual, todavia, acredito ter sido a Rose ou a Amy, mas temos Companions para todos os gostos e não são obrigatoriamente mulheres, apesar de serem grande maioria.

5) VILÕES



Claro que toda série tem seus vilões e em Doctor Who não é diferente. Temos os Daleks que são os inimigos mortais do Doctor que vivem em constante guerra com os Time Lords, e eles se odeiam para toda a vida, a meta dos Daleks é matar o Doctor, mas obvio que eles nunca conseguem, nos foram apresentados ainda em 1963, sendo o vilão mais conhecido. Mas o mais assustador, na minha humilde opinião, são os Weeping Angels que são estatuas de pedra, e para elas não te atacarem você tem que estar em constante contanto visual com elas, porque se você piscar, tchau tchau. Elas são apresentadas durante a série nova em um dos melhores e mais inteligente episódios que já vi de qualquer outra série, em S03E11 "Blink".

6) ESPECIAIS DE NATAL

Especial entre a quinta e a sexta temporada

Série britânica é sinônimo de hiatos demorados e datas nunca lineares para volta das séries, mas podemos todo ano ter certeza que no dia 25 de dezembro teremos um episódio de Doctor Who. Esses especiais ocorrem na série atual e, na maioria das vezes, são entre temporadas. Sempre recheados de emoções e cativantes, que fazem meus olhos brilharam e esperar ansiosamente para o Natal, meu melhor presente.

Especial na metade da sétima temporada.

7) WHOVIAN



Whovian é o nome dado para o fandom do Doctor Who. A principio, eu achava que eles não existam, mas depois que viciei nas serie, descobri que eles estão em todo lugar, podem aparecer do nada e pode ser muito fácil identifica-los, porque todos exalam um incrível amor pela série e normalmente são bem legais, não conheci nenhum fã de Doctor Who chato. Eles bolam eventos, fazem convenções, divertem o pessoal e são os melhores cosplays. Além disso, a palavra Whovian foi, em 2012, oficialmente colocada no dicionário inglês de Oxford.

8) MOFFAT
 Existe um Tumblr dedicado ao Moffat
Moffat adentrou como showrunner da série a partir da quinta temporada, e simplesmente ele é um gênio da porra. Por mais que vários dos meus episódios preferidos são da época de Russel (primeira a quarta temporada da série nova), todos esses foram escritos pelo Moffat, como The Empyt Child, Blink, Silince in the Libery. Ele também é a mente incrível pro trás de Sherlock, já mencionado acima. 
Normalmente os fãs tem uma relação de amor e ódio com o escritor, mas acreditem que vale a pena, ele não faz nada ruim, nem perto.


9) ATORES CONVIDADOS

Se um ator é inglês a probabilidade dele já ter participado de Doctor Who é 99%. Brincadeiras a parte, muitos dos elenco de Harry Potter já apareceram, tanto na série antiga quanto na nova, Dumbledore, Mrs. Weasley, Filch (mais de uma vez), Narcisa, Madame Hooch, Horace Slughorn, Rufus Scrimgeour, Murta que Geme, o pai do Cedrico, Barto Crouch  e sem comentar que o Barto Crouch Jr, é um dos Doctors, o décimo, David Tennant.

Além disso, claro, temos o novo Homem Aranha, Andrew Garfield, em um episódio da terceira temporada. Thomas Brodie-Sangster, o Jojen de Game Of Thornes, também na terceira ou ainda Crowley de Supernatural na sexta.


10) ELEMENTOS DA SÉRIE À VENDA


Doctor Who é uma febre, você entra no e-bay, ou etsy, e tem de tudo da série para comprar. Bonecos de Daleks ou de Doctors, de pano, de metal ou de feno. Tardis de brinquedo, até abajur ou avental em formato da nave, colares com frases da série ou simbolo importantes, sonic screwdiver (chave de fenda sônica que o Doctor sempre está em posse) em tamanho original para vender, capa de celulares em diferentes desenhos e formatos. Tem de tudo, de todos os Doctors, para todos os estilos. Um paraíso para os Whovians que não encontram tanto disso no Brasil.

Para finalizar com chave de ouro, sabe quem assiste Doctor Who?

TBBT S01E07
Reações:

Sobre o Autor

 
Top