Comentários
Maluci Vieira Maluci Vieira Author
Title: [FLASHBACK] DOCTOR WHO - ARCO 004: MARCO POLO
Author: Maluci Vieira
Rating 5 of 5 Des:
O arco retratou a história do veneziano Marco Polo e todos os sacrifícios de uma vida sem a TARDIS. Primeiramente porque essa se encontr...

O arco retratou a história do veneziano Marco Polo e todos os sacrifícios de uma vida sem a TARDIS. Primeiramente porque essa se encontra com uma falha, porém após sua reparação o seu uso continua sendo impedido. O episódio inicia-se quando o Doutor e seus companions ficam sem alternativas a não ser tentar sobreviver, e então a ajuda de um desconhecido torna-se a única escolha. Marco Polo parece ser no primeiro momento a melhor coisa que poderia ter acontecido a eles.

Infelizmente esse tipo de pensamento tão primitivo e monstruoso não morreu em 1289.
Mas logo a situação de todos começa a mudar, e o episódio abre uma discussão para a ambição e o preconceito contra outras culturas. A ambição sobe a mente de todos quando percebem que tem em mãos algo tão misterioso como a TARDIS. Isto porque esses homens não tem noção do que ela é capaz, apenas a probabilidade que a mesma voe já é de grande fascínio para a época. Nos leva a pensar como o Doctor na verdade é até muito equilibrado comparando-o com as mais diversas possibilidades de homens e aliens que poderiam estar em seu lugar. 

Susan finalmente encontrou alguém da sua idade, infelizmente ambas carregam grandes responsabilidades e vivem em meio a algo que foge ao controle das mesmas. Elas ainda tentam passar um tempo juntas fazendo coisas típicas de jovens como sair sem avisar e outras brincadeiras. Mas quando isso acontece no deserto e envolve um traidor o perigo aumenta. E a tempestade de areia só agrava ainda mais a situação das meninas.


Marco Polo mostra-se ingênuo ao ignorar qualquer possibilidade do chefe de guerra Tegana ter más intenções. Mas não é merecedor de pena. Pois Marco compartilha do desejo de usar a TARDIS a seu favor, de modo egoísta, mas não cruel. Essa é a grande diferença entre os dois. Tegana faria de tudo para ter o que precisa e sempre o faz através de armações. Eles não procedem da mesma forma, pois Marco é um homem de honra, isso fica ainda mais claro quando temos seus pensamentos revelados através do seu diário.

A intenção de Marco é apenas a de conseguir voltar apara a sua cidade natal. Para isso todos seguem viagem até o palácio de verão, onde encontrarão Kublai Khan. Mas divergências acontecem durante todo o percurso.  Então em meio a desaparecimentos no meio da noite, ameaças de assaltantes e ataque com bambus eles finalmente conseguem chegar ao seu destino. E surpreendentemente cria-se um vínculo cômico entre o Doctor e Kublai Khan, quando um mostra entender as dores e vícios do outro. Pelo menos vimos que desta vez as habilidades do Doctor sendo utilizadas a favor do grupo. Apesar de quase ter sido barrado pela ignorância alheia quando ajudado pela TARDIS.


E assim de maneira nem tão prática, mas eficaz, todos têm o seus desejos acatados. Exceto por Tegana que tem o um fim merecido. Até mesmo Ping-Cho consegue escapar de um casamente indesejado no último minuto. Foi uma verdadeira aventura para todos, principalmente para o Doctor, esse que andou a cavalo, jogou e perdeu no gamão mas também aprontou bastante. No fim uma oportunidade surge e uma nova viagem tem inicio. Mas desta vez pelo tempo e espaço.


PS.: Através dos diários de viagem de Marco Polo, muito importantes para a história da humanidade, foram obtidos dados que serviram como fonte de informação sobre a Ásia no Ocidente. Outra curiosidade retirada do site Wikipedia sobre Haxixin: "Desde Marco Polo que se acredita que o termo provém de "haxixe" ou que o nome da erva haxixe tem origem no ato de "haschichiyun", que significa "fumador de haxixe". Algumas fontes cristãs medievais relatam que os Assassinos teriam por hábito consumir esta substância antes de perpetrarem os seus ataques, induzindo-lhes a visão do Paraíso. Contudo, as fontes ismaelitas não fazem referência a qualquer prática deste tipo, sendo esta lenda resultado de relatos de Marco Polo e de outros viajantes europeus no Médio Oriente". Não precisamos de aulas de história quando temos a mão arcos lindos como esse!

PS.2: Explicação de Matheus Carvalho, do site Universo Who, sobre o arco: "Esse arco seria um dos melhores, se estivesse de fato completamente recuperado. O que acontece aqui é um caso que se repete, às vezes, no 1º e 2º Doctors: episódios faltando, não apenas um ou dois, mas todos do arco. Então, temos toda a gravação do aúdio e imagens do episódio que vão se passando. Em suma, é uma reconstituição do que seria esse genial arco dividido em 7 episódios – espero que aproveitem. Queria agradecer ao Kirk, que ajudou bastante na edição dos vídeos." Além de disponibilizar os episódios de maneira muito organizada o site ainda possui pessoas responsáveis por legendar a série clássica e diversas informações sobre a série e seus materiais especiais, como também os spin-off's da mesma.
Reações:

Sobre o Autor

 
Top