Comentários
Lucas Faria Lucas Faria Author
Title: [REVIEW] HOUSE OF CARDS - S02E03: CHAPTER 16
Author: Lucas Faria
Rating 5 of 5 Des:
Um episódio morno, mas não menos importante. Em Chapter 16 vemos como Frank Underwood é realmente um toureiro, e tentará de tudo para d...

Um episódio morno, mas não menos importante. Em Chapter 16 vemos como Frank Underwood é realmente um toureiro, e tentará de tudo para domar quem estiver em seu caminho.  Com uma incrível capacidade de articulação política, ele lida muito bem com uma situação delicada que poderia culminar na paralisação do governo e um alto prejuízo político e financeiro.  Ele mostra que não era o líder da maioria por acaso.

Todo o episódio gira em torno da capacidade de Frank como líder político. É óbvio que nunca duvidaríamos da habilidade de nosso protagonista, porém o cargo que ocupa,como disse na review passada, traz tradicionalmente uma potência apenas aparente. Ou seja, apesar de formalmente estar no topo da hierarquia, o vice-presidente não é influente em seu meio. Historicamente, na ''democracia'' estadunidense (e em quase todas as outras) o vice-presidente é uma figura sem poder político real. Sua função é normalmente garantir alianças política eleitorais, e após eleito participar de eventos na ausência do presidente. Algumas vezes, também lida com questões de política externa e se reúne com os outros chefes de Estado.

No entanto, em House of Cards temos o inverso. Frank possui um grande poder político e obtém um significativo controle sobre o presidente Walker, que talvez seja o presidente dos Estados Unidos mais manipulável visto na TV.

Apesar disso, Frank vai ter que suar para manter e aumentar sua influência, ainda mais quando do outro lado está Raymond Tusk. A prova disso foram os movimentos arriscados que realizou na negociação com os republicanos. Aliás, todo esse impasse sobre a reforma da previdência gerou uma cena memorável com os deputados sendo algemados e carregados a força para que houvesse quorum para a aprovação da emenda. Só Frank para nos proporcionar tal momento.


Já a saga vingativa de Lucas continua. Dessa vez o repórter, após diversos procedimentos de segurança encontrou seu aparente novo aliado, um hacker que parece não brincar em serviço. Com essa ajuda, suas possibilidades de conseguir provas para incriminar Underwood aumentam exponencialmente. No entanto, com os agentes do FBI e Doug trabalhando para detê-lo, ainda é cedo para tirar qualquer tipo de conclusão.

É importante notar que no plot de Lucas tivemos a participação da esquecida Christina, que parece ter uma ligação especial com o presidente. Vale citar também que Rachel também reaparece, mas aparentemente sem algum propósito. Será que a volta delas, mesmo que de forma breve, pode indicar que estão visando uma maior participação de ambas no futuro?

Assim, nesse episódio vemos mais uma vez que Frank não vai poupar esforços para estar no centro do poder. Resta saber se ele vai ser hábil o suficiente, pois as pressões aumentam, e Tusk não é qualquer um. Underwood só está na vice-presidência por causa dele.
Reações:

Sobre o Autor

 
Top