Comentários
Rony Moura Rony Moura Author
Title: [CANTINHO NERD] PAPO DE LEITOR: RESSACA LITERÁRIA
Author: Rony Moura
Rating 5 of 5 Des:
Um chute no saco dos leitores - meninas não se encaixam no contexto. A ressaca literária é isso. E todo amante de livros conhece bem uma...

Um chute no saco dos leitores - meninas não se encaixam no contexto. A ressaca literária é isso. E todo amante de livros conhece bem uma. E aí perguntam: "Por que ressaca, Rony? Você está me dizendo que, depois  daquela noitada, terminando de ler algum livro, no outro dia eu estarei com dores de cabeça, perdido, e sem saber o que fazer da vida?". Basicamente, sim!

Eu, em uma ressaca literária
Uma ressaca literária te pega em cheio de várias maneiras. Mas vamos conhecer a pior delas. Sempre que você  se apaixona por algum livro. Aquele livro que te arrancou noites de sono, horas vagas, ou até mesmo horas em que você deveria fazer algo importante. Tipo salvar a vida de seu gatinho que está pegando fogo. O fato é que, mesmo que você se negue, a história tem um fim. E quando ele chega, não há volta. Apenas um Neuralizer resolverá seu problema - um beijo a todos que não assistiram a MIB. Sendo um livro único, ou uma saga inteira, como Harry Potter, A Song of Ice and Fire e The Chronicles of Narnia - no Brasil foi lançado em um único livro - a ressaca literária quase sempre chega.

E quando ela chega, seus dias mudam. E ela pode durar dias, semanas, meses, ou até anos. Você passa a conviver com a ideia de ter que aceitar que, aquela história linda e perfeita, chegou ao seu desfecho. E não há sequências para ela. Não há com o que se entreter, e se apaixonar. Todas aquelas horas, cabelos, dedos, unhas e lágrimas despejadas, você não irá recuperar. E aí vem o pior pensamento: nenhum outro livro será capaz de me fazer sentir isso novamente.



Ressaca literária tem cura. Algumas o tempo resolve. Amantes de livros nunca ficam muito tempo longe de suas razões de viver. No caso da ressaca citada nesse texto, tenha em mente que existem outras obras lindas a serem lidas, descobertas, e vividas. Ainda há muitas lágrimas a derramar, muitos casais a shippar, e muitos vilões a odiar. Cada livro, é uma viagem a um mundo em que você nunca esteve antes. Se você vai conhecê-los ou não, cabe a você decidir se deve ou não ficar preso ao ultimo mundo que conheceu.

E eu queria lhe perguntar algo: Você já teve uma ressaca literária? Se sim, qual foi o(s) livro(s) que lhe deixou nessa? Por favor, não me deixe tendo um papo sozinho. Participe! E concluímos com um resumo de como se inicia a doença:


Reações:

Sobre o Autor

 
Top