Comentários
Maluci Vieira Maluci Vieira Author
Title: [FLASHBACK] DOCTOR WHO - ARCO 006: THE AZTECS
Author: Maluci Vieira
Rating 5 of 5 Des:
Dessa vez quem deu início a aventura foi Barbara, arriscando-se ao explorar sozinha uma tumba Asteca. Mas ela teve sorte, um bracelete q...

Dessa vez quem deu início a aventura foi Barbara, arriscando-se ao explorar sozinha uma tumba Asteca. Mas ela teve sorte, um bracelete que a mesma estava usando foi a sua salvação e também do resto do grupo, que a esse ponto já tinha ido ao seu resgate.  O bracelete sugeria que Barbara na verdade era uma representação do espirito de Yetaxa, e dessa forma ela deixou que acreditassem, assim identificou o Doctor, Ian e Susan como seus servos para a segurança de todos.

Desde o inicio Barbara manteve uma relação muito boa com o sacerdote Autloc, diferente do que acontecia quando comparado ao matador local envolvido diretamente com profecias, Tlotoxl. Foi preciso muito cuidado o tempo todo com as ações e palavras escolhidas, pois essa era uma época em que praticamente todo um grande grupo possuía apenas uma fé, que por ser fortemente vinculada a sua cultura causava cegueira quando defronte a novos conhecimentos. Isso causou muito impacto sobre Barbara, que, como professora de história, sabia exatamente qual era o destino deles. Ela interpretou muito bem, até o momento em que o conflito interno falou mais forte. Ela não conseguia compreender e aceitar o que foi apresentado pelo Doctor em relação ao povo Asteca. Para ela, uma mulher do séc. XX, foi muito difícil respeitar e aceitar. Apesar de estar familiarizada ela não enxergava como, para aquele povo, todos os rituais e crenças extremistas faziam sentido a sua maneira.


Porém após todas as consequências Barbara conseguiu perceber que o que ela estava tentando fazer era errado. Por mais que a opinião dela seja válida e os valores muito honráveis, não é correto impor a sua cultura e forma de pensar sobre outras pessoas. Mesmo que você pense estar fazendo o certo. Esse foi o grande foco do arco, pela primeira vez vimos o Doctor apresentando a lição de que em certas situações, principalmente em grandes e delicados eventos como aquele, “não podemos reescrever a história, nem mesmo uma linha”. A credibilidade do grupo enquanto tentavam um modo de entrar na tumba para voltarem para a TARDIS, oscilava muito. Todas as trapaças que Ixta e Tlotoxl armaram, só pioraram a situação do grupo que separado ficou ainda mais exposto.

Todos tiveram que dar o seu melhor, Ian, por exemplo, se mostrou um exímio lutador. Já o Doctor acabou ficando cego por sua ambição de tirar todos daquele lugar e não notou que Ixta o tinha enganado. Porém usou da mesma arma com que foi pego, a curiosidade, para lidar com o guerreiro. Ainda assim, em meio a tanta tensão, vimos o Doctor aproveitar bem a estadia. Ele se divertiu no começo com todo o teatro e depois ainda conheceu Cameca. Essa foi a primeira vez que vimos o Doctor com interesses voltados a uma mulher e logo em seguida ele já fica noivo. Principalmente pela falta de intenção é que se tornou tão divertido, não para a pobre Cameca, mas foi engraçado ver como o Doctor quase enfartou ao entender o que havia acabado de fazer, ainda mais quando ele contou a Ian, que não perdeu a intenção de brincar com isso.


Só foi uma pena ver que o Doctor usou do seu relacionamento com Cameca para se favorecer, mas só assim ele pôde ajudar o grupo. Com a ajuda de Cameca e algum planejamento eles conseguiram fugir das armadilhas e tentativas de homicídio. Até uma última batalha entre Ixta e Ian é travada, e assim que Ian vence a escuridão caí. Mas sabemos bem como um eclipse funciona não é mesmo? Essa foi então a oportunidade perfeita do grupo voltar para aonde tudo começou.

Ps.: Muitas pessoas ainda não haviam notado a falta da sonic screwdriver, que ficou mais evidente com o uso da lanterna.

Reações:

Sobre o Autor

 
Top