Comentários
Camila Menezes Camila Menezes Author
Title: [REVIEW] HANNIBAL - S02E01: KAISEKI
Author: Camila Menezes
Rating 5 of 5 Des:
Ah, que saudade! Como eu estava com saudades do clima psicótico e enlouquecedor dessa série! Depois do hiatus marcado por grandes spoile...

Ah, que saudade! Como eu estava com saudades do clima psicótico e enlouquecedor dessa série! Depois do hiatus marcado por grandes spoilers expostos pela própria NBC, Hannibal volta com toda sua majestade, expelindo cinismo pelos poros.

A temporada não poderia ter iniciado de forma melhor: a cena tão aguardada da luta entre Jack e Hannibal veio para dar um gostinho de “quero mais”, prendendo a expectativa dos seriadores para a continuação da cena (o que provavelmente acontecerá no final da temporada). Uma clara e esperta manobra para segurar a audiência.

A meu ver, a recriação do enredo ainda é um dos fortes da série e por diversas vezes alguns papéis foram invertidos e vale a pena destacá-los aqui: 

-A cena da luta: pouco se sabe sobre as circunstâncias em que a luta ocorreu, mas ao que me parece deve se tratar do momento em que Jack finalmente descobre quem é Hannibal. Em “Dragão Vermelho” esse momento é protagonizado pelo Will e a cena se dá no escritório do Lecter.

- Will sendo consultado para ajudar no caso: Beverly Katz foi até a clínica psiquiátrica para pedir ajuda para desvendar o novo caso. Esse ato é repetido durante toda a literatura do Thomas Harris, só que o prisioneiro consultado é o Dr. Lecter.

- Alana sentada do lado de fora da cela me lembrou Clarice visitando Hannibal, em Silêncio dos Inocentes.


Já falei isto em reviews anteriores e volto a falar: são essas manobras no enredo, essa liberdade de recriar que faz a genialidade da série.  Dá um ar de novidade até para quem já conhece a obra original. Confirmando nossas suspeitas, Dr. Bedelia sabe a verdadeira identidade do seu paciente e aquele diálogo entre os dois foi excitante e perturbador:

D.B: “Jack Crawford não sabe quem você é”
H.L: “Nem você”. 

A questão é: Até que ponto Hannibal vai estender essa situação? 

A segunda temporada vem com novos ares e com novos personagens. Um deles já apareceu: Dr. Chilton, diretor da clínica psiquiátrica Baltimore State, onde Will está internado.  Particularmente, acho esse personagem maravilhoso: medíocre, interesseiro, egoísta e , ao que parece, terá esse mesmo perfil na série. Perceberam ele ouvindo a conversa entre Alana e Will? Certos hábitos não mudam: em Silêncio dos Inocentes (livro) ele também utiliza escutas para ouvir as conversas de Clarice Starling e Hannibal, a fim de conseguir informações do caso em que Starling é responsável.

Uma coisa é certa: do sucesso (ou da falta dele) depende a renovação (ou não) da série. Hannibal ainda é assombrado pelo fantasma do cancelamento e já deu para perceber que alguns pontos foram mudados. Agora é torcer para isto dar resultados positivos.

PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO

Reações:

Sobre o Autor

 
Top