Comentários
Mariana Ribeiro Mariana Ribeiro Author
Title: [REVIEW] PLL - S04E24: A IS FOR ANSWERS (SEASON FINALE)
Author: Mariana Ribeiro
Rating 5 of 5 Des:
Finalmente! Nessa season finale finalmente conseguimos descobrir o que aconteceu com Alison na noite de seu desaparecimento e o porque...

Finalmente! Nessa season finale finalmente conseguimos descobrir o que aconteceu com Alison na noite de seu desaparecimento e o porque disso. Pessoalmente, achei a história bem elaborada, pois realmente não via alternativa que explicasse tudo o que Alison fez. Mas partindo do fato de que ela estava sendo ameaçada, tudo se justifica, isto é, todas as pessoas com quem ela falou naquela noite foi a fim de parar com as ameaças de “A”. 

Agora que o foco passou para Alison, vimos o quanto as liars estavam erradas sobre muitas coisas, quando, por exemplo, pensaram que Ian era o assassino de Ali, envolveram Melissa no meio da história, Jenna e Toby, até chegar em Mona, que foi o único acerto em certo sentido. Nesse ponto também gostaria de ressaltar que fiquei confusa sobre Mona, pois achei que ela realmente trabalhava para Alison, até por causa de toda aquela questão da Red Coat, que acreditava ser Alison e por aí vai. Porém, nos parece que a questão é (ou não, como quiserem) mais complicada: Mona é somente uma menina louca que decidiu tirar proveito de uma situação e infernizar a vida das pessoas, principalmente das liars, e não mediu escrúpulos para isso, ou então, o que é menos lógico, ela enganou Ali e já trabalhava para “A”, que diz ser Red Coat, enquanto sabemos que Red Coat é Ali, e Ali não pode ser “A”. Vê-se que ainda temos muitas questões sem resposta. Apesar disso, o episódio revelou muito, mais mesmo que a temporada toda. 


Também é interessante pensar que na visão de Alison as liars eram suspeitas, tanto quanto qualquer outra pessoa. Assim, pudemos compreender o porque de Alison nunca ter entrado em contato com as liars, pois na verdade essas nunca souberam de nada, e quando descobriram que Ali estava viva, praticamente tentaram assassiná-la nessa busca pela amiga, além do fato de que elas poderiam estar trabalhando para “A”, na visão de Ali. 

Portanto, acredito que mesmo não revelando tudo, o episódio foi muito bom em comparação com outros anteriores, em que as dúvidas aumentavam cada vez mais e não víamos um foco para toda a questão. Na verdade foi exatamente isso que a season finale nos trouxe: um foco, uma direção para olhar, pois sabemos que nenhuma das pessoas com quem Ali conversou são “A”, inclusive sua mãe, que apesar de permanecer suspeita, parece ter acreditado na morte de Ali, como esta revelou, e também busca proteger alguém que tentou matar Ali. Isso nos leva a uma reflexão: se “A” não é ninguém que tenha aparecido no episódio, generalizando um pouco, será que “A”, portanto, não poderia ser Jason? Faria algum sentido, pois, afinal, quem Jessica quer tanto proteger que a faz passar por cima da morte de sua própria filha? Um filho com algumas questões e problemas não revelados. 

Há ainda outras questões que estou na expectativa de ver na próxima temporada, entre elas, o que Jessica está fazendo numa cova, os objetivos de “A”, que não estão nem um pouco claros até agora, se Alison vai sumir novamente, e quem é essa menina assassinada no lugar de Ali, que provavelmente foi usada por alguém próximo a Ali para encobrir seu desaparecimento e falsa morte, e pode muito bem ser Jessica, que possivelmente sabia que sua filha estava viva e que não poderia voltar para casa. Ademais, o episódio foi muito bom, e acredito que possa ter sido um início para muitas outras revelações, ou pelo menos desejamos que seja.


Obs: Spencer não é nenhuma assassina, que alívio. Apesar disso tem toda aquela história misteriosa com a família Hastings. Quanto a Ezra...poxa vida, o cara sabia quem era “A” e teve que bater as botas falando bobagem ao invés do que importa? Não dá uma dentro mesmo. Brincadeirinha, apesar de não ir muito com a cara do sujeito em questão, fiquei triste sim, afinal, agora que Aria poderia se resolver com ele, fazem isso. Tcs, tcs. 
Reações:

Sobre o Autor

 
Top