Comentários
Ana Beatriz Nobre Ana Beatriz Nobre Author
Title: [C. NERD] GLOSSÁRIO DIVERGENTE
Author: Ana Beatriz Nobre
Rating 5 of 5 Des:
Oi people, a Semana Divergente começou oficialmente e pensando em você que ainda não leu o livro, mas que se interessou no filme, prepa...

Oi people, a Semana Divergente começou oficialmente e pensando em você que ainda não leu o livro, mas que se interessou no filme, preparamos um mini glossário com os termos que serão repetidos no filme, que quem leu já conhece, para você não ficar “boiando” no começo do filme.

- FACÇÃO


Esse será um nome frequente durante toda a semana especial Divergente e também em toda a saga. Eu explico melhor o porquê!

O filme se passa numa Chicago futurista, onde a sociedade foi dividida em cinco facções (assim como em Jogos Vorazes em que eles são divididos em distritos). Imagine uma cidade que no lugar de ser dividida por bairros (classificação regional geográfica, onde além do posicionamento no mapa, os bairros se diferem em relação ao poder aquisitivo dos que nele moram), a cidade seria dividida de acordo com a natureza (isso vai ficar melhor explicado quando cada uma das facções forem citadas). Fazendo novamente uma analogia com Jogos Vorazes, seria como se não existisse a capital e além de cada distrito ter a mesma importância e não houvesse um regime de castas, cada um deles teria uma função a desempenhar nesse novo modelo de sociedade.

- ABNEGAÇÃO


A Abnegação é uma das facções que primeiro nós é apresentada. Nela estão todos os cidadões cuja natureza básica é o instinto de não pensar em si. Eles são completamente altruístas e por conta disso, cabe a eles a designação dos líderes da sociedade.

É fácil distinguir um membro da abnegação, eles andam sempre de cinza, não se importam para aparência (nem espelho eles podem ter em casa), e ainda, caso você esteja em pé num ônibus, eles vão te dar o lugar para sentar e seus filhos não podem fazer qualquer questionamento, a curiosidade é vista como algo egoísta nessa facção.

- AMIZADE


Vermelho é a cor preferida do pessoal da Amizade, que está sempre em busca da paz e da harmonia entre as facções, pouco dela será visto nesse primeiro filme. Esta facção possui os fazendeiros da sociedade e é dele que saem bens de consumos básicos, como os alimentos.

- AUDÁCIA


A Audácia possui os membros destemidos da sociedade, aqueles que não temem a nada participam dessa facção. Todos são treinados rigorosamente para proteger a sociedade, por isso que eles são responsáveis pela segurança.

Eles são os mais fáceis de se destacar numa multidão, andam sempre de preto e adoram adereços, como piercings e tatuagens são itens quase que obrigatórios. Dentre as manias da facção, a que mais se destaca é que eles só sobem e descem de trens com eles em movimento, corajosos, não? Eles são a facção mais bem apresentada durante a primeira etapa da série.

- ERUDIÇÃO


Na Erudição vivem as pessoas que não podem viver sem saber o funcionamento de tudo, aqueles que são curiosos com certeza pertencem a Erudição, o que é bem ao contrário da Abnegação, e por isso existe uma inimizade forte entre as duas facções.

Os membros da Arudição sempre usam uma parte de roupa azul (segundo eles a cor ajuda no processo de ganho de conhecimento) e são responsáveis pelos avanços tecnológicos da sociedade, pelos professores e a líder dessa facção escreve um importante jornal que circula por todas as facções.

- FRANQUEZA


A Franqueza tem como essência a honestidade, seus membros não mentem por hipótese alguma, doa em quem doer, e é por isso que o setor judiciário da sociedade é de responsabilidade deles. Branco é a cor predominante na facção, que também não tem grande destaque nesse primeiro filme.

- SEM FACÇÃO

Mas como nenhum mundo é perfeito, nessa Chicago futurista existem os Sem Facção, eles são pessoas que não conseguiram passar na pela iniciação de alguma facção ou que seu teste não mostrou aptidão para nenhuma das cinco facções. Como eles não possuem trabalham em nenhum setor específico, somente como condutores de onibûs ou garis, para sua sobrevivência, eles dependem da ajuda da Abnegação. Juntos, eles somam a população de uma “sexta” facção, que chega a ser muito maior do que o imaginado.

- CERIMÔNIA DE ESCOLHA


A criança nasce, automaticamente, dentro da facções que seus pais pertencem, que devem ser obrigatoriamente da mesma! Entretanto, quando alcançado a idade de 16 anos, o jovem tem a possibilidade de escolher se quer continuar na facção de nascença ou trocar para alguma que lhe vier mais a calhar por sua personalidade.

- INICIAÇÃO E INICIADOS

Como comentado, quando se atinge a idade de 16 anos e muda sua vida,cada facção tem uma iniciação obrigatória para cada seus novos membros, que prova se você merece ou não ser da facção escolhida; claro que as as provas são diferentes. Por exemplo, na Abenegação a iniciação é composta por ajudar os sem facções e ninguem nunca é reprovado. Na Erudição são compostos por testes, provando sua inteligências, os alunos com piores notas, são expulso da facção para se tornarem sem facção.Por mais que seja permitido que você troque de facção, isso não é visto com bons olhos e dificilmente o “desertor” verá seus familiares novamente, em algumas facções a troca de suas identidades simboliza a desonra.

- SIMULAÇÃO E SOROS


Tudo bem que essa não é uma palavra desconhecida do nosso vocabulário, mas como ela é muito importante no enredo do filme resolvi contar um pouquinho sobre elas aqui.

No mundo de Divergente em vários momentos, é preciso criar cenários não reais para supor certas situações, com a ajuda de um determinado tipo de soro que vai depender da finalidade da simulação, para ver como determinado cidadão age em determinada situação. A pessoa entra numa espécie de transe em que tudo se torna muito realista. No primeiro livro vemos o uso de soros e simulações antes da iniciação, no teste que indica qual facção você está apto a ir e também vemos seu uso deliberado no processo de iniciação da Audácia, onde diversos tipos de simulação são utilizados.

- STIFF

Stiff, na escrita original, foi traduzido como Careta! No livro, a protagonista pertence a facção da Abenegação, e podemos dizer que essa é a facção que mais sofre “bullying’’, quem faz parte dela é, não muito carinhosamente, chamado de Careta por todas as outras pessoas!

- DIVERGENTE


O nome do livro se dá para as pessoas diferentes! Conforme explicações acima,  cada pessoa deve pertencer a somente uma facção, aquela que sua personalidades e suas ideias se destacam mais! Entretanto, quando uma pessoa apresenta mais de uma personalidade, durante sua simulação, aptidão para mais de uma facção, ela é considerada ‘’Divergente’’ e isso não é algo que o governo gosta. Uma outra coisa importante sobre os Divergentes é que eles, diferente do resto da população conseguem "manipular" as simulações. Vocês vão entender essa parte melhor na telinha!


Um super, mega, ultra, obrigada a menina Rivka pela ajuda no post, espero que tenha dado para entender todos os termos e que não tenha faltado nenhum termo essencial! Comentem, curtam, compartilhem e não esqueçam de conferir todas as matérias da Semana Divergente, durante essa semana, todos os dias terão posts especiais sobre a saga, NÃO PERCAM!


Reações:

Sobre o Autor

 
Top