Comentários
Michelle Louise Michelle Louise Author
Title: [PAPO DE SERIADOR] CANCELAMENTOS E AS CINCO FASES DO LUTO
Author: Michelle Louise
Rating 5 of 5 Des:
PORRA, NBC!  Virou mania brincar com a emissora que guilhotina sem dó e piedade as séries da sua grade, porém, nós sabemos. A crue...

PORRA, NBC! 

Virou mania brincar com a emissora que guilhotina sem dó e piedade as séries da sua grade, porém, nós sabemos. A crueldade é feita por todas as emissoras. Porque cancelar? Porque?! Essa temporada de anuncio de cancelamentos e renovações é complicada na vida de um seriador. É triste, cruel e, claro, ninguém entende sua dor. Ou melhor, ninguém ao seu redor porque no mundo dos seriadores, todos se compadecem. 

Eu, e sei que vocês também, assistem várias séries por vez. Alguns chegam a 15, segundo a Folha de São Paulo! (Sabem de nada, esses inocentes) e você, muitas vezes, até queria ter uma grade menor. Mas aí, na Fall e na Summer Season estreiam umas séries que parecem legais e você resolve assistir, então, sua grade aumenta e você nem percebe.

A menos que você seja fã de CSI: Crime Scene Investigation ou Law & Order: SVU, que serão canceladas apenas no dia do juízo final..ou nem isso, porque Deus deve gostar e irá manter a série para assistir também, você vive com medo do cancelamento de suas séries favoritas. Aquela apreensão que te cerca quando a audiência anda baixa, quando você no intimo sabe do cancelamento eminente, quando você percebe que a série é flop... Mas não consegue largar. O medo te ronda, mas você confia. Tanta série ruim chegou tão longe, porque a minha iria rodar?! 

Mas o pior é quando o amor é antigo. Ver o fim daquela série que você acompanhou a anos é o pior. O vazio é pior e mais forte. O choro é livre e bem vindo. Os grupos são altamente utilizados e ameaças a emissora também são autorizados. Todo seriador, uma hora ou outra, por um amor velho ou novo irá vero fim de sua série (exceto as já ditas acima), e então segue-se luto. E sim, ele tem fases. 

Primeira fase do luto: A negação. Você não aceita que sua série será cancelada. Mesmo que isso seja um fato. A menos que você veja a emissora anunciando o cancelamento, você não irá acreditar. Seus amigos te alertarão, os sites também. Mas sem provas, sem fato. O cancelamento não vai ocorrer. E se ele ocorrer, ainda assim você não aceitará. Isso não pode estar acontecendo., mas no fundo você sabe que isso iria acontecer. 

Segunda fase do luto: A raiva. O cancelamento ocorreu, mas a raiva é tanta que você não pode acreditar. “Porque minha série?”. “Porque?! Era tão boa!”. “O Plot era tão legal”. Nessa fase pode surgir a inveja. “Nossa, a séries de tal pessoa foram renovadas, a minha não”. A inveja de ver as pessoas comemorando as renovações e como suas séries tem longas temporadas de sucesso. A raiva pode se direcionar a emissora, as pessoas, a outros seriadores e pessoas que não compreendem sua dor. Não importa a direção, ela vai surgir. 

Terceira fase do luto: A negociação. Essa é a fase conhecida por todos como a do “Salve minha série por favor”. Você vê, e as vezes participa, daquelas campanhas ao estilo “Bring [insira aqui o nome da sua série] back”. Onde principalmente os fandoms,mas no geral todos tentam convencer a emissora que a série vale a pena e, mesmo que audiência fosse baixa, ela tinha fãs que realmente a amavam e que tirá-la do ar foi um erro. Todos merecem uma segunda chance, devolvam minha série! Netflix, venha aqui um minutinho...

Quarta fase do luto: A depressão. Não há nada nesse mundo que faça com que você aceite o cancelamento de sua série. Nada vai fazer você entender o motivo de tanta injustiça. O vazio toma conta de sua pessoa e você percebe que nunca mais irá ver aquela série. Com aqueles personagens que você tanto amou, seja por um tempo curto ou longo. A depressão bate, os grupos que antes eram para surtação viram grupos de alto ajuda e você vai, aos poucos, aceitando que sua série se foi e não irá voltar. 

Quinta fase do luto: A aceitação. Depois de muita luta e brigas internas, você aceita que sua série foi cancelada, mesmo que de forma injusta, prematura ou qualquer coisa. Você aceita esse fato, mas ainda com dor no coração. O espaço antes ocupado pelo vazio começa a ser preenchido. Com novas séries e novos amores surgindo, apenas para reiniciar o ciclo que pode terminar da mesma forma. E vai, uma hora ou outra. 

Cada um lida com os cancelamentos de forma diferente, mas os xingamentos para a emissora são comuns a todos nós. Eu sei, meus amigos, que é difícil. Nenhuma série irá preencher o vazio deixado por um amor antes. Mas novos podem surgir. Nesse mundo das séries, novas surgem o tempo todo, assim como muitas terminam. Cabe a nós sabermos lidar com a falta delas, sempre assistindo novas séries, afinal, esse ciclo pode até ser ruim. Mas vicia e uma vez nessa vida, é difícil largar. Você nunca esquecerá sua série, ela sempre estrá no coração e não deveria ser diferente. As séries e os seriadores são diferentes, mas os sentimentos que nutrimos por elas são semelhantes. Elas são nosso mundo.

Sinto muito aos que perderam suas séries (sim, aqui estou incluída e ainda na segunda fase do luto) e para aqueles que tiveram suas séries renovadas (estou aqui também) muitos anos de sua série favorita para você. Agora, se você não teve nenhuma série cancelada, se compadeça dos que tiveram e não jogue isso na cara de ninguém, ou você será atingido pela segunda fase.

 Ninguém disse que seria fácil, mas também ninguém disse que teria a NBC e a CBS no meio do caminho.
Reações:

Sobre o Autor

 
Top