Comentários
Rayssa Rayssa Author
Title: [REVIEW] PERSON OF INTEREST - S03E22: A HOUSE DIVIDED
Author: Rayssa
Rating 5 of 5 Des:
Let the trial begging. Uau! Nunca, nem em um milhão de anos, eu poderia prever os acontecimentos bombásticos de Person of Interest ...

Let the trial begging.

Uau! Nunca, nem em um milhão de anos, eu poderia prever os acontecimentos bombásticos de Person of Interest em "A House Divided". É por causa de episódios como este que a série tem se consagrado como uma das melhores e mais consistentes série da atualidade. Só posso dizer que tenho pena de quem não vê Person of Interest, porque "A House Divided" foi mais que excelente. Foi mais uma obra prima que me deixou paralisada de tensão e expectativa.

Comecemos do começo. Primeiro, acho que temos que compreender que em Person of Interest as coisas podem sempre piorar. Este episódio foi a demonstração disso. Já estava ruim em "Beta", mas "A House Divided" conseguiu piorar a situação da nossa amada equipe. Quanto sofrimento, gente!

Agora quando eles receberam os números que deveriam salvar eu mal acreditei. Só Person of Interest para colocar John, Shaw e Root para salvar a Controle e seus amiguinhos influentes responsáveis pela Northen Lights e pelo nascimento do Samaritano. E para completar a festa, me aparece Hersh! Meu Deus, essa série é foda demais. Por mais que eu odeie Hersh, achei genial trazê-lo a esta altura dos acontecimentos e ver os três trabalhando juntos vai ser mais que épico.


Quando os flashbacks começaram a mostrar o passado de Peter Collier, eu já imaginei que a Vigilância iria aparecer de alguma forma, embora não conseguisse prever quando nem como. A determinação do personagem realmente demonstrava uma experiência pessoal com as informações anônimas de vigilância e não deu outra. A Machine apontou seu irmão como possível ligação a um terrorista, quando no final das contas ele era inocente. E imagino que isto foi o estopim para criação do grupo e das missões que eles veem empreendendo.

Só que ele não descobriu o sistema de vigilância da Machine sozinho. Alguém abriu o jogo e transformou Peter no vilão que é hoje. Ou será que a esta altura do campeonato podemos realmente rotular alguém de vilão ou herói? Acho que a distinção está cada vez mais tênue e suspeito que esta é a intenção dos roteiristas. Ninguém é totalmente bom ou ruim (afinal, o mundo não é divido entre Ordem da Fenix e Comensais da Morte), o que torna a trama de Person of Interest cada vez mais imprevisível e eletrizante.

Eu acho que a autora das mensagens a Peter foi Alicia Corwin, já que tudo isso aconteceu em 2010 e Alicia só morreu em 2011. Porque não consigo pensar em outra pessoa que sabia que o Governo Americano estava espiando seus próprios cidadãos e estaria disposto a contar a outros. Mas é apenas uma teoria. Teremos que esperar para ver se é comprovada ou não, porque Peter apenas sabia do sistema de vigilância, mas não parecia saber a forma que ele operava, ou seja, seu conhecimento era parcial, o que pode indicar que sua fonte também não conhecia toda a história da Machine.

Também tivemos a Root trabalhando junto com os números que foram salvos ao longo dos anos pela nossa amada equipe. Estava mais que na hora de retribuir a gentileza, né. Pelo visto o plano é destruir o Samaritano de uma vez por toda, porque os servidores roubados episódio passado foram de alguma forma programados. Só que as chances de sobrevivência da Root não são nada boas. Só me falta os roteiristas tirarem outra personagem da gente! Olha a maldade! (Perceber que me afeiçoei à Root é um pouco perturbador, viu.)


Agora o acontecimento mais que chocante/louco/aterrorizante de "A House Divided" foi o final. Gente, nunca imaginava que a Vigilância iria promover o julgamento de todos os envolvidos na operacionalização da Machine. E para matar todos nós de agonia me colocam o Harold também na história. Ó Meu Deus! Meu coração não vai aguentar. Afinal, alguém tem dúvida de qual será a punição de quem for declarado culpado? Não precisamos de teorias aqui, né. Todo mundo pertencente à Vigilância foi de alguma forma atingido pelas informações fornecidas pela Machine e eles querem vingança.

Só sei que Person of Interest entregará mais um Season Finale épico! Estou animada e receosa ao mesmo tempo! Let the trial begging!

Obs: Finalmente descobrimos porque a Decima emprega tantos funcionários suicidas. A resposta, meu caro leitor, é o seguro.

Obs: As conversas entre Greer e Harold foram maravilhosas. Nada como o debate entre grandes mentes para nos proporcionar profundas reflexões.


Melhores momentos (e dessa vez tivemos vários!):

"-Seu esforço para o Samaritano ficar online é um grande erro de julgamento.
-Você deveria saber que este momento chegaria. Ou você pensou que ninguém conseguiria alcançar o que você alcançou, que você era único?"

"-Como pai da inteligência artificial, você é o único homem no mundo que pode destruí-la."

"-A Machine deve estar vendo bem agora. Estamos recebendo números. Nossa, cinco deles. E eu sei o primeiro de cabeça."

"-Da próxima vez que sua outra metade que vê tudo quiser que eu invada um lugar com caras do Serviço Secreto, um pequeno aviso antes seria ótimo."

"-Tendo construído algo significativamente mais inteligente do que eu, como eu poderia prever sua evolução?"

"-Não sou uma fã de chutar um cara que está caído, mas às vezes isso faz efeito."

"-Ouça, Shaw, se a Controle está em contato com Greer, ela nos levará a Harold. Se seu dedo no gatilho coçar, não teremos nada e ele morre.
-Golpe baixo, Reese."

"-O que você quer?
-Não acredito no que estou prestes a dizer. Estou aqui para salvá-la."

"-O que você espera do Samaritano?
-Quero viver sob uma lei mais justa. O Samaritano nunca irá dormir com a secretária, ou desviar dinheiro do fundo de campanha. As decisões dele serão baseadas em pura lógica. Esse sim é um líder que merece nosso voto."

"-Só porque você parou de receber os números, não significa que eles pararam de aparecer."

"-Vocês são a razão dele ter se suicidado.
-Nos tínhamos provas...
-Vocês não tinham nada!"

"-Vocês deveriam prender criminosos. Não criá-los."

"-Ela fez as contas. Se todos formos, vocês morrem...e eu também. Se eu for sozinha, as chances aumentam. Um pouco."

"-Agora é a hora de revelar a verdade para os nosso concidadãos. A verdade que esteve escondida sob as sombras por tanto tempo... Que os país deles não é mais deles. Que a liberdade deles lhes foi tirada. Uma câmera, um celular, uma megabyte de cada vez. Agora é hora de levantar as cortinas. Bem vindo ao seu julgamento, senhoras e senhores. E bem vindo ao julgamento do Governo dos Estados Unidos. A sessão está aberta."

PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO

Reações:

Sobre o Autor

 
Top