Comentários
Rayssa Rayssa Author
Title: [REVIEW] PERSON OF INTEREST - S03E23: DEUS EX MACHINA
Author: Rayssa
Rating 5 of 5 Des:
E todo este tempo havia um só vilão. Não é de hoje que sabemos da obsessão de Greer pela Machine e pelo seu conceito. Ele próprio f...

E todo este tempo havia um só vilão.

Não é de hoje que sabemos da obsessão de Greer pela Machine e pelo seu conceito. Ele próprio foi responsável pelo resgate e recrutamento de Kara Stanton, conforme foi demonstrado na 2ª temporada. E ele já havia provado ter inteligência e recursos para atingir seus objetivos. Mas ó, não esperava mesmo pelo desfecho desse Season Finale. Foi aquele mega tapa na cara. Aquele samba que me deixou sem nem reação diante do ocorrido.

Pior que agora Greer virou praticamente Deus e eu não faço ideia de como o Time Machine conseguirá derrotá-lo. Porque ô Season Finale amargo, viu. Não só Greer conseguiu tudo o que queria, como agora nosso amado elenco terá que desaparecer para sobreviver. Ou aparecer, depende da sua interpretação.

Mas comecemos pelo julgamento. Que aliás não foi nada do que eu esperava. Que fantasia do Peter Collier achar que todos aqueles figurões iriam realmente contar toda a verdade por trás da Machine. Meu filho, você podia ter todas as provas do mundo, mas não conseguiu atingir seu objetivo. Devia era simplesmente ter atirado em todos eles, porque a encenação do julgamento foi bem idiota. Acho que nem o pessoal que estava sendo julgado estava levando tudo aquilo a sério. Só a parte da Controle e do Finch que foi doido de ver. Aliás, foi épico ver Controle, Greer e Finch juntos, um tentando proteger o outro. O tipo de coisa que NUNCA mais veremos acontecer, né. Mas valeu muito a pena.


Enquanto todo este babado acontecia, tivemos Shaw, John e Hersh tentando salvar o povo todo. Mas foi lindo ver o reforço do Bear, ele deu aquele ar de esperança que quase fez a gente acreditar que as coisas iam dar certo. Aliás, foi lindo Bear bancando o justiceiro e atacando os assaltantes membros da Vigilância e buscando armas para o John.

E por falar em Vigilância, meu Deus. Eu já estava curiosa em saber quem estava por trás daquelas mensagens (que se provaram não ter nada a ver com Alicia igual eu estava especulando) e pensando que tipo de idiota sai por aí quebrando leis e se juntando a movimentos paramilitares sem saber quem realmente lhe provê as informações, quando Greer me dá a cartada final. Ele queria um sistema de vigilância aberto e para isso precisava criar uma ameaça em território nacional, algo no estilo da altura do 11 de Setembro. E por mais que eu odeie o filho da mãe, a ideia dele foi brilhante. Simplesmente espetacular.

Com isso, ele ganharia a confiança do Governo e passe livre para atuar. E foi exatamente isso que aconteceu. Ele era o único personagem manipulando tudo e a todos. O mestre por trás do jogo de xadrez, que conseguiu construir seu plano enxergando mais de 20 jogadas a frente. E olhem como o plano foi calculista e lentamente planejado. Nada foi feito sem pensar. E infelizmente ele teve sucesso.

Por mais que este momento eu já estivesse desolada, eu estava com esperança no plano da Root. Que eu super acreditava que iria destruir o Samaritano para sempre. Mas não, nem aqui a Machine conseguiu nos salvar. Ela já havia calculado e percebido que era impossível parar o Samaritano. Por isso que aquele deputado Roger McCourt, no episódio 20, deveria mesmo ter morrido. A Machine realmente mandou um número para ser morto e por causa do idealismo do Finch estamos nesta bagunça toda.


Mas o plano da Root, bem ou mal, realmente funcionou. Mas o objetivo nunca foi derrotar o Samaritano. O objetivo foi sobreviver. Ela conseguiu criar um ponto cego no Samaritano e permitiu aos sete ajudantes da Machine fugir do novo sistema de vigilância. Mas enquanto isto ocorre, pessoas estão morrendo. E não tem nada que a Machine ou seus ativos possam fazer.

Person of Interest construiu um roteiro tão maravilhoso que nós terminamos o Season Finale arrasados. Derrotados. Sem esperança. Nosso elenco terá que desaparecer e se separar se quiserem viver. Afinal, trata-se de sobrevivência. Pelo menos eles sobreviveram. E eu não consigo parar de pensar no depois. Como é que eles sairão desta? Como eles retomarão o mundo das mãos do Samaritano?

Gente, me despeço de vocês por agora. Foi um prazer comentar com vocês esta 3ª temporada de Person of Interest, que foi simplesmente épica. Obrigada pelos feedbacks positivos e por darem aquela passada aqui para ver os comentários do episódio. A gente se encontra em setembro!

Obs: Placar final: Time Machine 2 x Time Samaritano 15154154653032126545.

Obs: Só o Fusco conseguiu se salvar de verdade nesta história.

Obs: Não acredito que direi isto, mas me emocionei com a morte do Hersh! R.I.P. Hersh. Sentiremos sua falta. Talvez a Shaw nem tanto, mas o resto de nós sim.

Obs: Tudo bem que o ódio pelo Peter estava latente, mas fiquei com dó dele no final. Isto é que é morrer com consciência pesada: o cara que você tentou matar implorando para não atirarem em você.

Obs: Sabe o que me peguei pensando? Ninguém sabe onde a Machine está, fisicamente. Ela moveu os servidores na 2ª temporada e se libertou. Será que o Samaritano será capaz de encontrá-la? Espero que não!


Melhores momentos:

"-Não se preocupe, Harold, seu segredo está a salvo comigo. Mas não tenho tanto certeza quanto a ela."

"-Admita, você estava preocupada comigo.
-Eu estou preocupada com a missão. Reese e Hersh estão tentando salvar Finch, mas isto não importará se o Samaritano matar todos nós."

"-Se você não é o cara, então quem é? Nunca foi um homem que esteve no controle, foi? Você pode se retirar, senador. Importa-se de juntar a nós, senhora?"

"-Ajudei os feridos. Enterrei os corpos. Desde então passei os dias matando os responsáveis e qualquer um que ouse achar que pode fazer aquilo novamente ao nosso país. Se quiser atirar em mim porque tive que grampear algumas ligações, ler alguns e-mails, então vá em frente. Mas é melhor virar a arma para você depois, Sr. Collier, porque você desobedeceu tantas leis quanto eu. A única diferença é que eu não me enrolei na bandeira americana e tentei convencer o povo de que sou uma heroína.
-Acredito que você ame seu país. Acredito que quando começou, as pessoas viam sentido no que você fazia. Mas foi longe demais. E tem que acabar."

"-Me chame caso não dê conta de tudo.
-Na próxima vez que te encontrar provavelmente terei que te matar.
-Você pode tentar."

"-Além disso, alguém tem que estar no comando, mas como você bem sabe deuses não nascem facilmente. E para fazer o meu nascer, eu precisava de um demônio.
-A Vigilância."

"-A Decima criou a Vigilância? Por quê?
-Sua Machine fazia este trabalho muito bem. Eu tinha que lembrar ao Senador Garrison e à turma dele o quão ruim as coisas poderiam ser. E qual a melhor forma de lembrá-los do que uma nova atrocidade no solo americano?"

"-Shaw, isso nunca foi sobre desligar."

"-Então o seu plano de parar o Samaritano não teve sucesso.
-Qualquer chance de pará-lo acabou quando não matamos o deputado. Isso nunca se tratou de vencer. Era apenas sobrevivência."

"-A Machine e eu não podíamos salvar o mundo. Tivemos que nos contentar em proteger as sete pessoas que podem ser capazes de recuperá-lo, então demos ao Samaritano um ponto cego. Sete servidores principais que fazem a codificação para ignorar sete novas identidades cuidadosamente criadas. Quando o mundo todo é observado, arquivado, classificado e numerado o único modo de desaparecer é aparecendo. Esconder nossas verdadeiras identidades dentro de vidas aparentemente normais. Você não é mais um homem livre, Harold. Você é apenas um número. Agora nós precisamos nos tornar essas pessoas, senão eles vão nos encontrar e nos matar. Sinto muito, Harold. Eu sei que não é o bastante. Muitas pessoas vão morrer. Pessoas que poderiam ser capazes de ajudar. Tudo está mudando. Não sei se um dia vai melhorar...mas vai piorar."

"-Eu lhe garanto que é o contrário. A pergunta é, caro, Samaritano, quais são os seus comandos para nós?"

Person of Interest Brasil

Não deixe de se juntar aos demais irrelevantes e conferir o blog e o facebook da equipe Person of Interest Brasil para ver vídeos, notícias e novidades sobre a série.
Reações:

Sobre o Autor

 
Top