Comentários
Tatiana Dantas Tatiana Dantas Author
Title: [FILMES] X-MEN : DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO - CRÍTICA #42
Author: Tatiana Dantas
Rating 5 of 5 Des:
ATENÇÃO TERÁ SPOILERS Poderia fazer apenas uma crítica normal, somente sobre o filme, mas vocês já devem ter lido muitas, entã...




ATENÇÃO TERÁ SPOILERS

Poderia fazer apenas uma crítica normal, somente sobre o filme, mas vocês já devem ter lido muitas, então além da obra, vamos esclarecer algumas dúvidas que ficaram no ar pra muitos espectadores!

No filme X-Men - Dias de um Futuro Esquecido, depois do assassinato de um industrialista das armas, Bolivar Trask (Peter Dinklage), o governo dos EUA aprova a criação de um exército de robôs caçadores de mutantes, os Sentinelas. No futuro desolado, uma pequena célula dos X-Men resiste à ameaça e cria um plano para salvar sua raça: enviar a consciência de Wolverine (Hugh Jackman) de volta aos anos 70 para impedir o evento, mudando o rumo da história.

O filme faz jus ao tema "viagem no tempo", além de arrumar a história e o rumo dos X-Men. Foi uma tentativa de arrumar alguns erros do passado na própria franquia, apagando totalmente os acontecimentos de X-Men: O Confronto Final e X-Men: Wolverine - Origens, dando a chance de ter uma saga decente da Fênix, e apagando aquele Deadpool lamentável da história. Uma pena que não apaga das nossas memórias né?

Tivemos aí mais um Wolverine e seus amigos, já que nas Hqs quem retorna ao passado é a Kitty Pride. Porém, teve outros personagens em grande destaque, mesmo com Wolverine no foco, outros mutantes não foram menos importantes, e apesar das diferenças, foi um filme maravilhoso. Nem toda obra adaptada é fiel, mas nem por isso se torna menos sensacional. 

DIFERENÇAS FILME x HQ


No futuro da HQ, apenas quatro X-Men estão vivos: Wolverine, Tempestade, o casal Colossus e Kitty Pryde, e todos esses atuam no presente também. Juntam-se a eles Magneto, como aliado, Franklin Richards, filho dos falecidos Reed Richards e Sue Storm, e sua esposa, Rachel, cujos poderes telecinéticos são capazes de transportar a consciência de uma pessoa para o passado. Na cronologia do presente, além dos quatro X-Men sobreviventes do futuro, também estão Noturno, Anjo e Charles Xavier. E do time dos vilões no presente, a principal é a Mística, que comanda a nova Irmandade de Mutantes, que tem Avalanche, Pyro, Sina e Blob. E para surpresa de vocês, não tem o Magneto no presente, que no filme tanto sambou na atuação do Fassbender! 

A trama é basicamente a mesma, Sentinelas dominaram tudo, a diferença é que no filme eles matam até quem pode procriar mutantes, nos Hqs eles fazem essas pessoas não poderem ter filhos.

Diferença gritante e principal está em Kitty Pride. Nas Hqs a mutante deve evitar que Sina mate Robert Kelly durante um discurso no qual também estão presentes o professor Xavier e Moira MacTagger, no filme, Wolverine tem que evitar que Mística mate Trask com a ajuda de um Xavier descrente. Porém o estopim do assassinato é o mesmo, a criação em massa das sentinelas. 

O desfecho, na HQ, os X-Men chegam a tempo de evitar o assassinato de Kelly, e salvam Xavier e Moira, resultando num conflito entre os heróis e a turma da Mística, a Irmandade dos Mutantes, e no futuro, os mutantes que restavam são mortos, deixando apenas Rachel e Kitty. Apesar da equipe do Professor Xavier ter tido sucesso, não da pra saber o que aconteceu com Rachel e Kitty, deixando em aberto se o futuro com as Sentinelas foi evitado totalmente ou só adiado.

Já no filme teve um fim feliz, onde quase tudo foi arrumado, inclusive como disse acima, arrumado até os erros dos filmes anteriores, porém deixando em aberto inúmeros plots pra sagas futuras, mostrando que o rumo dos X-Men nunca está realmente definido, e eles não tem um só foco para a franquia.

Porém algumas mudanças foram muito bem vindas, como um Mercúrio na pele do ator Evan Peters, que foi um samba-enredo na cara de muitos que odiaram a escolha. Foi uma cena maravilhosa e muito divertida de se ver. Outra mudança, como já citei, Fassbender, um Magneto maravilhoso, um ator que veste a camisa de qualquer papel que lhe ofereçam. Se já existia um Magneto ótimo com Ian, Fassbender não decepciona na sua versão nova. 

Agora uma falha, eles pegam o DNA da Mística para os Sentinelas virarem qualquer mutante, porém Mística se transforma em todos, apenas fisicamente, ela não reproduz os poderes de quem ela se adapta, essa característica ficaria mais plausível com a Vampira, porém alegaram que isso não seria possível devido ela não ser nascida no passado. Poderia ter ela criança, algo assim faria mais sentido, só que eles resolveram mesmo cortá-la, não só nesse quesito, como na parte que manda o Wolverine pro passado, seria ela após a Kitty se machucar, ela pegaria os poderes da Kitty dando continuidade a conexão com o passado. Mas essas mudanças foram boas, para aproveitar personagens existentes, e incluir novos, que não faziam parte dos filmes, nem desse arco da Hq, que foi de muito agrado para o público, como Bishop, Blink, Mancha Solar e Apache.

DÚVIDAS


Algumas pessoas tiveram dúvidas em relação ao Professor Xavier estar vivo no começo do filme no futuro, sendo que morreu no Confronto Final. Pois bem, quando a Fênix estava matando ele, ele transferiu toda sua capacidade mental para um paciente com inatividade mental, assim podendo usar seu corpo e transferir todo o poder da sua mente, para aquele cérebro inabilitado, a aparência dele sendo a mesma, se da apenas porque é o que ele quer que vejam, ele pode fazer verem um Xavier na forma que ele quiser, sendo assim, ele está usando um corpo novo, mas com a imagem do falecido por projeção da mente. Porém no final, é realmente ele, tanto corpo, como mente, devido a todos os acontecimentos de X-Men 3: O Confronto Final, terem se tornado inexistentes.


Outro ponto, Wanda Maximoff (Feiticeira Escarlate) ela não é a garotinha no colo do Peter, uma das cenas deletadas mostraria a garotinha vendo o jornal com o Peter e chamava "Wanda vem ver isso", mas não rolou. Outro ponto, que teriam mudado o fato do Peter (Mercúrio) ser filho do Magneto, isso não muda, ele até menciona quando está salvando ele no Pentágono, que a mãe dele conheceu um cara como Magneto, e no final a mesma reconhecendo ele no jornal.


Cena pós créditos, deixaram muitos com dúvidas, pensando "WTF is this?"

O cara mexendo as pirâmides é nada mais, nada menos que En Sabah Nur, conhecido como Apocalypse, um dos maiores vilões dos X-Men, por sinal, minha saga favorita dos quadrinhos é com ele, que é "A Era do Apocalypse". A cena mostra ele milhares de anos antes sendo idolatrado como um Deus no Egito, e além dele, chama a atenção também as quatro silhuetas ao fundo no final da cena, uma alusão aos Quatro Cavaleiros do Apocalypse.

E essa foi a crítica, não tão crítica de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, espero que gostem, curtam, comentem, critiquem e até a próxima!


Reações:

Sobre o Autor

 
Top