Comentários
Rafael Bürger Rafael Bürger Author
Title: [REVIEW] PENNY DREADFUL - S01E05: CLOSER THAN SISTERS
Author: Rafael Bürger
Rating 5 of 5 Des:
Todos esperávamos algo a mais sobre o que aconteceu entre Dorian e Ethan. Porem preferiram focar o episódio na Vanessa, dando continui...


Todos esperávamos algo a mais sobre o que aconteceu entre Dorian e Ethan. Porem preferiram focar o episódio na Vanessa, dando continuidade ao plot dela no episódio passado. Havíamos descoberto que Mina não estava pedindo ajuda todo esse tempo, e sim manipulando Vanessa, para a deixar cada vez mais próxima do Mestre. Mas uma pergunta sempre estava presente desde o primeiro episódio: "Quem é realmente Vanessa, e o que ela fez para Mina se voltar contra ela e ajudar o inimigo?".

- Portões Abertos: Logo descobrimos qual a relação de Sir Malcolm com Vanessa, as famílias eram vizinhas e companheiras. Vanessa convivia na casa de Mina como se fosse a sua própria, eram realmente como irmãs. Porém esse quadro de família perfeita escondia varias rachaduras. Veja a relação de Sir Malcolm com a família, os únicos para quem ele demonstra afeto são Mina e Vanessa, enquanto para sua esposa e filho, Peter, ele se resume a dar um rápido beijo e uma pele de leopardo. Você consegue ver a decepção nos olhos de Peter, ele idolatra o pai e sonha em ser igual a ele numa tentativa falha de fazer o pai prestar mais atenção nele, provar que ele também merece ser tratado do mesmo jeito que Mina. Outra rachadura está na relação entre as duas famílias, uma é fervorosamente católica, já a outra possivelmente anglicana ou até mesmo sem religião. Como se não pudesse ficar pior a Mãe de Vanessa e Sir Malcolm mantêm um caso, o qual ela descobre uma noite depois do jantar. E foi esse fato que iniciou a sequencia de acontecimentos que levaram-os ao ponto em que estão. Vanessa conheceu o "pecado", o desejo, gostou daquilo e passou a escutar e obedecer a voz de trás dela.


- Bigodes e Olhos Espelhados: Os anos mudam as coisas, Mina conseguiu um casamento perfeito com um pretendente perfeito. Isso despertou a inveja e o ciúmes em Vanessa, afinal ela era mais corajosa e independente que Mina, porem era a amiga e não ela quem iria realizar os sonhos primeiro. A amiga iria se casar com o soldado galante, e ela provavelmente acabaria com Peter, o filhinho de papai fraco. Não que ela não gostasse de Peter, como ela disse, o amava por sua fraqueza, mas ela sentia que merecia mais. Além do fato que com o casamento Mina iria para Índia e o trio de amigos acabaria separado, ela não queria que isso acontecesse, ela não conseguia se libertar do passado, era preciso fazer algo. No meio da noite e seguindo o conselho de seu amiguinho satânico ela seduziu o noivo da amiga e selou os destinos dela e de todos a sua volta. O casamento estava acabado e a relação entre as famílias quebrada.


- Loucura?: Após o ocorrido Vanessa caiu em um estado de loucura, que sabemos que na verdade são outra coisa. A decisão dela deu "legalidade" para que as possessões ocorressem. Ela acabou por ir parar em uma das clássicas Casas de Repouso, um nome bonito para Hospício. Que cena foi aquela do ataque ao diretor da casa. A atuação da Eva estava perfeita como em todo o episódio, dá a impressão de que ela realmente estava possuída. E eu fiquei muito chocado, será que ela raspou a cabeça de verdade, porque não vi nenhum boato sobre isso durante a produção da série. Vanessa sofreu muito com os tratamentos, mas acabou por fazerem uma intervenção cirúrgica que aparentemente a curou. Mas era apenas um armadilha do capiroto, e é dele que eu falo no próximo tópico.


- Escolha: De volta em casa, Vanessa recebeu a visita de Peter, que queria ver ela uma ultima vez antes de ir a Africa. Foi uma cena muito tocante, Vanessa sabia que ele iria morrer na Africa, e também sabia que se ela tivesse falado que ela o amava no labirinto, ele não estaria indo para lá tentar provar que ele valia a pena. Depois que ele partiu chegamos a uma das cenas mais tensas e bem feitas da temporada. Vanessa recebeu a visita de seu "amigo oculto", e a imagem de quem que ele usou? Sir Malcolm! Confesso que demorei um pouco para ligar as coisas, mas tudo faz sentido. Vanessa viu ele e a mãe na infância, então ela criou uma fantasia com ele, durante todo esse tempo era ele quem ela queria, não Peter, nem o noivo de Mina, eles foram apenas substitutos. A parte que mais me intriga é ele falando que ela sempre escolha, tudo o que ela fez por influencia dele era escolha dela, mas se formos ver ele mexe com as fraquezas dela: a curiosidade por saber de assuntos sombrios e a vontade de viver a vida ao máximo. Ela cedeu aos desejos dele no momento, o que levou a morte da mãe.

-Decisão: Foi a morte da mãe que a levou a decidir ir contra esse demônio que ela tem dentro de si. Foi então que depois de um pulo no tempo ela se reencontrou com Mina na praia, que vestia se eu não me engano o vestido de casamento. Ela foi enviada para "perdoar" Vanessa e atrair ela até o Mestre. E foi assim que ela procurou e se aliou a Sir Malcolm. Gostei de ela jogando as verdades na cara dele. Amei a narração da Eva. O final da carta foi muito bom, principalmente o Post Script. Foi um final digno tanto de Seanon Finale como de Series Final. Mas graças a Deus isso não aconteceu agora! Fico esperando pelo próximo episódio onde devem se desenrolar os outros plots iniciados no passado.


PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO:


Reações:

Sobre o Autor

 
Top