Comentários
Jean Marc Jean Marc Author
Title: [PRIMEIRAS IMPRESSÕES] GOTHAM
Author: Jean Marc
Rating 5 of 5 Des:
"Seja forte Bruce. Eu te prometo, eu vou achar o homem que fez isso." - Gordon CONTÉM SPOILERS A série mais aguardada...

"Seja forte Bruce. Eu te prometo, eu vou achar o homem que fez isso." - Gordon

CONTÉM SPOILERS

A série mais aguardada da fall season chegou, e apresentando um ótimo piloto. É inevitável que quando se fala no universo de super-heróis, sobre algum filme/série, a expectativa vai lá em cima, esperando a melhor coisa do mundo, histórias baseadas nas HQs da melhor qualidade, tudo que você já viu em animações, se transformar em uma só palavra, que hoje é galinha dos ovos de ouro, televisão. Posso dizer que hoje, se não for o melhor momento das séries de tv, que abalam até o cinema, fazendo atores com renome mundial se atrair pelo ramo, é um dos melhores de todos os tempos. As emissoras trabalham intensamente, turbilhão de séries por estação, e em um mundo praticamente sem "roteiro original", temos que nos conformar com as adaptações. Livros, filmes, HQs, Remake, e por aí vai ... Mas se for bem adaptado, nos trazendo uma história sensata e que não caia de rendimento, pra que reclamar? 

Gotham é um exemplo disso. Ouvi comentários positivos e negativos. Eu particularmente, comparando a sua adaptação, da cidade de Gotham, achei que foi um ótimo início. Fui com bastante expectativa, até porque, Batman é meu super-herói favorito, mesmo que ele não transitará tão cedo na série, só de ver como a cidade mais recheada de vilões começou a se afundar na lama criminosa, já é algo que vale demais. Foi preenchida todas as minhas expectativas, e por isso já sou grato. 

O episódio começou com sua cena clássica, que já vi tantas vezes, e em praticamente todas, fico triste. A morte dos pais de Bruce Wayne, é algo bem perturbador. E ali já podemos ver a interação Gordon/Bruce, e como a sinceridade do nosso protagonista, e lealdade, vai conduzir a série. É realmente triste ver Gordon querendo entrar no departamento de polícia de Gotham, sem se corromper, sabendo que ele não tem a mínima chance com os vilões que estão por vir. Gostei do ator, não foi aquela atuação, mas transpareceu que se dará bem no papel, e vai evoluir conforme o tempo. 


O clima chuvoso, obscuro, totalmente enigmático continuou ao longo do episódio. Quando envolve crime, tem chuva, e a série/filme tem um tom cinzento, primeira coisa que me vem a mente, é Seven. E a série se mostrou parecida com um dos melhores filmes de suspense que eu já vi, só que sem aquela pegada dramática, com uma narrativa estilo super-heróis mesmo. As cenas eram compactas, a trilha sonora ajudou bastante na praticidade, era tudo muito intenso, a todo momento. Quando o episódio estava entrando em um ritmo lento, vinha uma trilha a lá Batman, seu coração já batia mais forte, e as coisas explodiam na tela. 

Duas coisas são certas na vida: A morte. E que os vilões de Gotham City são os melhores. Era algo de se esperar? Talvez sim, talvez não. Mas a verdade é que, os vilões roubaram a cena nesse início. Charada, Coringa?(Será?), Pinguim ... Destaco principalmente a atuação do "Pinguim", que odeia ser chamado assim, e já nos cativa a primeiro instante. Eu fico imaginando, o porque do ser humano sempre se apegar aos "anti-heróis", "vilões", do que os "mocinhos". Mas exclusivamente em Gotham, será muito mais fácil isso acontecer. Nosso protagonista é apenas o Gordon, não o Batman, Flash, ou o Arqueiro, é apenas um detetive normal, contra os maiores e abomináveis vilões da cidade. É quase a mesma coisa que colocar o FBI de "The Following" pra pegar o Heisenberg. Acho que exagerei um pouco ... Mesmo assim, vai ser legal e difícil torcer pelo nosso novo herói, tem uma pegada diferente das demais séries adaptadas. 

O episódio focou em Gordon e seu parceiro tentando pegar os assassinos dos pais do Bruce. Foi facilmente conduzido a captura do próprio, pensei que acabaria ali, mas teve aquele algo a mais no final. Por fim, foi um circo todo armado para achar uma cobaia que levasse a culpa, pois assassinar o casal mais poderoso da cidade, e não ter uma resolução rápida e eficiente, acabaria com o departamento. Corrupção é o nome, e Gordon teve que se submeter nesse início, mas ao final, tendo que matar o "Pinguim", já provou sua honestidade, o deixando ir. Achei muito legal da parte dele, esclarecer tudo para o Bruce também, sendo sincero, e querendo achar o real assassino, mostrando mais uma vez sua honestidade. Essa cena dele e do "Pinguim", foi a melhor do episódio. 


Considerando todos os fatos, não tem como a série não dar certo. Digo e repito, não tem como Gotham "flopar". Cenário bom, atores ótimos, trama pra dar e vender, emissora ... É, deixamos pra lá essa parte. Mas acho que a Fox finalmente acertou, e dificilmente se perderá, pelo menos nessa primeira temporada. Espero episódios no mesmo nível e até melhores. 

Pra terminar deixando um gostinho de quero mais, uma charada pra vocês, bem fácil:

"O que é, o que é, no mar tem um, na terra tem dois, mas no mundo, não tem nenhum?"
Reações:

Sobre o Autor

 
Top