Comentários
Tatiana Dantas Tatiana Dantas Author
Title: 10 MOTIVOS PARA LER A TRILOGIA JOGOS VORAZES!
Author: Tatiana Dantas
Rating 5 of 5 Des:
Coração a mil pela estréia de A Esperança - Parte 1 , vamos começar a contagem regressiva relembrando tudo de melhor que essa trilogia t...

Coração a mil pela estréia de A Esperança - Parte 1, vamos começar a contagem regressiva relembrando tudo de melhor que essa trilogia tem a oferecer, mas não podemos esquecer do principal que trouxe ela as telonas: os livros.
Poderia escrever milhares de motivos para vocês que ainda não leram correr na livraria mais próxima e comprar esta trilogia sensacional, mas tentarei convencer vocês em 10 motivos.

Sinopse Jogos Vorazes: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Não colocarei a sinopse dos demais livros para não dar spoilers para vocês, ok?


10 - LIVRO x ADAPTAÇÃO  

Se você apenas assistiu ao filme e já ama, imagine ter muito mais detalhes, cenas, personagens, e histórias dos nossos personagens amados? Saber o que eles pensam, porque agiram de tal forma, e pra você que nem viu os filmes, melhor ainda, se surpreenderá com o rumo que esse livro leva, distopia tem seu lado bom, nada acontece de forma previsível, e você com certeza gostará de conhecer mais afundo cada personagem, sua história, e se encantar por eles.
Se prepare para encarar uma história forte, já aviso, sofrida, mas que vale muito a pena conhecer e depois ver a adaptação claro, que é uma das melhores e mais fiéis que existe atualmente.
Mas para leitores, não preciso nem explicar que na maioria, livro é sempre melhor que adaptação, com suas raríssimas exceções.

9 - ASSUNTOS ATUAIS DISFARÇADOS DE FICÇÃO




O livro tem seu público alvo infanto-juvenil, porém é um livro com tantas questões adultas,

Suzanne Collins faz uma crítica bem nítida a sociedade de hoje, e usou isso muito bem, como dizem que "os jovens são o futuro da nação" ela quis atingir justamente eles. Um livro todo enfeitado de amor juvenil, lutas, podendo assim todos os gêneros amarem, mas no meio desse bolo enfeitado de "apenas mais uma trilogia teen" você vai mais longe em questões que acontecem no nosso mundo atual, como divisão social, sobrevivência, o quanto aquele que nos governa tem o poder de nos ajudar ou nos derrubar.
E que infelizmente sempre usam o poder para dividir mais as pessoas, seja por classe social, cor, raça, região, e jogam no mundo para sobreviver, assim acontece nos jogos vorazes em uma arena, uma região de grande poder, usando cada distrito para uma função, seja para plantações, minério, roupas, armas, aqueles com menos força, trabalha em prol para fornecer a grande capital de tudo que precisa sendo a maior potência, e todos se escravizam por aquilo para ter seu prato de comida e onde viver ao menos. Enquanto ricos assistem rindo a desgraça daqueles pobres se matando na arena, não seria nosso mundo de hoje uma enorme arena em que os mais fracos servem de circo para aqueles com mais poderes e condições? E mudando esse pensamento, nos resta a esperança que a geração futura não seja assim, então Suzanne foi esperta em atingir seu público alvo, e espero que consiga abrir os olhos de alguns, assim como o seu se abrirá após ler esta trilogia.

8 - PERSONAGENS  

Além dos melhores Katniss e Peeta, existem outros personagens maravilhosos... ta bom, ta bom, tem espaço pro Gale também, gosto é gosto. Fora o trio, tem personagens secundários intrigantes, com histórias que te surpreendem. Tem aqueles que você pensa serem bons e não são, e tem aqueles que você pensa que vai odiar e ama tanto quanto os personagens principais, e aqueles que infelizmente não aparecem nas adaptações, então vale a pena ler e conhecê-los.

7 - A ARENA 

É doentio e intrigante como organizam os jogos, a sua proposta, e ver o quanto as pessoas apreciam isso e torcem, como se não existissem gente morrendo ali, as pessoas tem o prazer em ver os sobreviventes passarem fome, lutar, matar, não importa a idade, não importa ser uma criança indefesa, eles se divertem com a desgraça alheia.

E é interessante mais uma vez ver que, vivemos em uma arena em que existem muitas pessoas como os telespectadores da capital, e durante a leitura te proporciona muita adrenalina e aquela vontade louca de devorar tudo de uma vez pra saber quem sobrevive.

6 - FAMÍLIA NÃO É SÓ SANGUE






Convivência, afinidades, sobreviverem juntos, não importa se a pessoa é realmente sua irmã de sangue, seu pai, você acaba se importando com eles, querendo protegê-los, e isso mostra bastante no livro. Quando Katniss faz uma aliança na arena que a ama como sua irmã, quando toma as dores de toda Panem após entrar nos jogos e conhecer mais afundo o sofrimento dos distritos, te ensina que ter compaixão faz sim a diferença e não precisa ter laços sanguíneos para se importar com as pessoas.

5 - AMOR 



Por amor Katniss Everdeen entrou nos jogos, por amor e por ser amada conseguiu uma reviravolta nos jogos, por amor ao próximo quis lutar, deu esperança, no meio de tanta tragédia, apenas o amor nessa história é a arma principal para se ganhar e ter esperança quando se entra nos jogos.

4 - REVIRAVOLTA 




Você pode até pensar: "Ah vai ser clichê e já imagino o final."

Aí é que você se engana, ao desfecho da trilogia você tem vontade de matar a autora, você grita, você chora, ama, fica indignada, e ama mais um pouco a genialidade.
Se Katniss irá ou não sobreviver aos Jogos Vorazes leia pra saber, só sei que nós precisamos de muita força pra ter vida após a trilogia, porque na maior parte dos livros nosso coração se perde em muitos capítulos.

3 - KATNISS EVERDEEN




O que seria de tudo sem ela ? O estopim da história, a mudança do rumo dos jogos, tudo nessa trilogia dependeu de muitos personagens, mas graças a ela ter existido.

Sua compaixão por toda Panem, sua força para defender aqueles que ela ama, muitas vezes você irá odiá-la, achar egoísta suas atitudes, mas ela é humana, como humanos somos falhos, entramos em negação, sempre achando que aquela decisão é para um bem maior, e nessa você machuca pessoas e põe vidas em jogos, o que não é diferente com Katniss. Mas cada capítulo, personagens que ela se envolve, o que ela passa e sente, vale muito você ler essa trilogia e conhecer essa personagem que marcará sua vida!

2 - PEETA MELLARK



Peeta, Ahh...Peeta, muito amor, poderia fazer um texto gigante sobre ele, mas o que posso garantir é: Será um dos personagens que você mais irá amar na trilogia, se não o que mais você irá amar de TODOS. (Meu preferido sem dúvidas).

Totalmente altruísta, com uma bondade inata, uma personalidade que não quer mudar, que não quer ser corrompida, o garotinho do pão, o fraco, o indefeso, vai tirar todas as defesas do seu coração, você vai shippar e vai shippar muito! Vai torcer, vai sofrer, mas jamais esquecerá Peeta Mellark!

1 - O TORDO



O Tordo, o símbolo, é incrível como ele pode ser interpretado de várias formas, Suzanne realmente é um gênio, ela mostra o quanto independente se você tem religião ou não, você precisa acreditar em algo.

Você precisa de algo simbólico seja pra amar e ir a favor, ou odiar e ir contra aquilo, mas o poder de uma imagem, um símbolo, uma ideia, uma certeza, não morre, e dependendo do poder dela, poderá mudar o mundo e a si mesmo. Você indo contra ou a favor, está sendo levado a acreditar em algo, e o tordo mostra isso, seja você a favor da capital ou não, você acredita em um propósito, e é movido a isso.

E que a sorte sempre esteja a seu favor!

Espero que esses 10 motivos te façam adicionar essa trilogia maravilhosa a sua lista, teremos ainda uma semana cheia de surpresas para vocês e muito mais do mundo de Panem.



Reações:

Sobre o Autor

 
Top