Comentários
Yara Oliveira Yara Oliveira Author
Title: COMO KATNISS EVERDEEN MUDOU O RUMO DA CULTURA POP
Author: Yara Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
A trilogia de livros "Jogos Vorazes", assim como "Crepúsculo", conquistou em sua maioria jovens e, esse foi o públi...


A trilogia de livros "Jogos Vorazes", assim como "Crepúsculo", conquistou em sua maioria jovens e, esse foi o público que os filmes da saga pretendiam atingir, mas o sucesso foi maior que o imaginado e além de liderar bilheterias, Jogos Vorazes mudou o cenário Pop contemporâneo.

A alguns anos atrás, uma saga que também tinha uma protagonista feminina, fez tanto sucesso quanto "Jogos Vorazes", quem não se lembra da "Saga Crepúsculo"? Nessa história a protagonista praticamente não tinha personalidade própria e é completamente dependente de homens. A personagem de Kristen Stewart, Bella, conquistou um grande público, mas foi alvo de críticas feministas.   


A protagonista criada por Suzanne Collins não é a mais inteligente, bonita ou forte de seu destrito, Katniss é uma garota comum, pobre, longe de ser vaidosa, sendo uma de suas poucas habilidades a caça com arco e flecha. Mesmo sendo interpretada pela lindíssima Jennifer Lawrence, a narrativa tenta ao máximo mostrar sua personalidade acima de sua beleza.
Além da personalidade forte da protagonista, "Jogos Vorazes" tem um objetivo diferente, ainda que exista um triângulo amoroso, esse não é o foco da história, a saga tem um fundo político fortíssimo e, o que move a protagonista é o amor por sua família.

E essa é minha deixa para as comparações da cultura Pop pós "Jogos Vorazes":


Você até pode estar cansado de ouvir "Let it Go", mas essa história de "amor familiar" não soa estranho, não é? Na famosa animação da Disney, "Frozen", Ana também vive uma espécie de triângulo amoroso, mas o amor por sua irmã é mais forte que tudo! Agora para Disney, o príncipe é mero coadjuvante, a princesa não precisa mais ser salva.


Katniss tanto nos filmes quanto nos livros, nunca é mostrada como um objeto, a sensualidade não é obrigação como em tantos filmes, quadrinhos e principalmente games do passado. Quem não lembra da Lara Croft? Se você comparar o game de antigamente com a versão mais recente, verá que Lara está muito menos sexualizada e coincidência ou não ela usa um arco e flecha...


"Jogos Vorazes" fez o público ver as personagens femininas além das roupas apertadas e salto alto, agora mulheres fortes são indispensáveis para o sucesso de um projeto, a própria Marvel se rendeu a isso, e até mesmo o próprio Deus do Trovão, virou uma mulher!



Quem diria que uma saga adolescente poderia mudar tanta coisa, não é?!

PS: Só queria dizer que me abstive em falar apenas sobre a Katniss, mas são muitas as personagens fortes dessa saga, como Rue, Johana e Effie!

TRAILER DE "JOGOS VORAZES - A ESPERANÇA: PARTE 1"




Reações:

Sobre o Autor

 
Top