Comentários
Rafael Bürger Rafael Bürger Author
Title: [REVIEW] MARCO POLO - S01E01 - OS VIAJANTES
Author: Rafael Bürger
Rating 5 of 5 Des:
Confesso que tive receio em pegar essa série para escrever reviews. Sabia que estaria dando um tiro no escuro, pois ou a série seria a...


Confesso que tive receio em pegar essa série para escrever reviews. Sabia que estaria dando um tiro no escuro, pois ou a série seria algo muito bom ou uma completa decepção. Depois desse piloto não tenho ainda uma resposta concreta.

Marco Polo decepciona um pouco como protagonista por não conseguir cativar e criar uma boa conexão com o público. Principalmente quando descobrimos que ele entrou nessa jornada contra a vontade do pai e apenas para conhece-lo, ficar perto depois de uma infância longe. Com isso ele acaba ganhando uma faceta um pouco rebelde e inconsequente, que é um perfil de protagonista que estamos cansados de ver em qualquer filme blockbuster por aí. Por hora acho que também não deveriam ter caído no clichê da paixão do estrangeiro pela princesa exótica, mas posso ser surpreendido no futuro em relação a isso.


O episódio apresentou também uma boa carga de tensão e intriga palaciana. Kublai Khan tem de lidar com os parentes ambiciosos que questionam constantemente sobre a preferência dele por algumas tradições chinesas que pelas mongóis. A verdade é que ele precisava da China para financiar seu império, além de que os mongóis não possuíam uma escrita ou um sistema administrativo que acabou sendo todo herdado dos chineses. Estou curioso para saber como ele irá agir para manter o império nos eixos e unido.


Como se não bastassem as ameaças internas, sempre existem as ameaças externas. No caso de Marco Polo, o reduto da Dinastia Song, Xingyang. Gostei bastante do personagem do Chanceler Sidao, ele tem muito potencial para se tornar um personagem ótimo e icônico no nível do Mindinho de GoT. É interessante o papel das cortesãs na China antiga, favores eram comprados através delas e não havia nenhuma vergonha em a irmã de uma pessoa importante como o Chanceler ser uma delas. Aliás tudo indica que foi através dela que ele chegou a esse alto cargo no governo.


Um ponto positivo da série foi as cenas de artes marciais. Eu normalmente não gosto delas, e é muito comum que elas caiam na mesmice, mas o carisma do "Cem Olhos" mudou tudo. Esse é outro personagem que promete ser marcante. Diferentemente do primogênito e herdeiro de Kublai, Jimgim, tenho a impressão de que esse personagem não durará muito. Principalmente depois do tio dele, Ariq, não ter levado a Horda Dourada para ajuda-lo na tomada da aldeia agrícola próxima de Xingyang. Ariq claramente está tramando para que Jingim morra e ele tome o trono.


Agora o ponto mais positivo de toda a série com certeza foi a direção de arte. Eu só fui me tocar que a série foi filmada em Veneza de verdade, quando percebi que aqueles prédios estavam reais demais para serem computação gráfica. A fotografia é digna de Oscar, assim como o figurino. Acho que nunca vi uma produção tão boa em uma série, e na minha opinião esse é o grande trunfo dela e do Netflix.


Reações:

Sobre o Autor

 
Top