Comentários
Bernardo Seben Bernardo Seben Author
Title: [REVIEW] BETTER CALL SAUL - S01E03: NACHO
Author: Bernardo Seben
Rating 5 of 5 Des:
Quais consequências pode sofrer uma pessoa por ser pilantra, mas insegura e com um bom coração? Talvez acabar tendo de fazer de tudo pa...


Quais consequências pode sofrer uma pessoa por ser pilantra, mas insegura e com um bom coração? Talvez acabar tendo de fazer de tudo para salvar sua própria pele, a todo santo momento.

Neste episódio, chamado "Nacho", o nosso amado Jimmy/Saul, após ser pressionado pelo criminoso que dá nome ao episódio, entra em um dilema se deve ou não alertar os Kettleman sobre o possível roubo que o Nacho estava planejando ao seu dinheiro sujo. Ou melhor, deixem-me reformular: o Jimmy não sabia se devia ou não alertar os criminosos que outro criminoso queria roubá-los.

Antes disso, vimos um flashback, no qual o Jimmy está preso em Chicago, supostamente por assédio sexual, e tenta convencer o Chuck - este ainda aparentando ser alguém são, e não o malucão que conhecemos nos dois primeiros episódios - a tira-lo de lá. Um pequeno indício de que foi aí que o Jimmy começou a mudar, o que obviamente o incentivou a trocar de cidade.

E agora respondo a pergunta do primeiro parágrafo: as consequências são várias, mas corrigíveis. Ele está sofrendo pelos seus atos. Sabe aquele brilhante Saul Goodman que nos acostumamos a ver em Breaking Bad? Pois é, antigamente ele era isso, uma pessoa insegura que não sabia o que fazer quando o cerco fechava. Foi ele mesmo quem convocou o Cal e o Lars (os skatistas) para aplicar um golpe nos Kettleman, foi ele mesmo quem teve de cita-los para poder manipular o Tuco e o Nacho, e por conseguinte, colocar os Kettleman em risco.


A situação só piorou quando ele telefonou para a Kim e subconscientemente citou o perigo que os Kettleman corriam. Com isso, mais uma vez ele foi obrigado a tomar uma decisão difícil diante de uma situação complicada, na qual que ele mesmo se pôs.

Agora, convenhamos, apesar dessas falhas, ele sabe escapar de uma encrenca como ninguém, graças ao seu grande poder de persuasão (acho que ele se daria bem na publicidade). É aí que vimos novamente este ciclo interminável que é a situação do personagem, afinal, ele sempre começa o episódio metido em algum problema, ele consegue se livrar do problema, até que aparece outro para assombra-lo, como foi na cena final, quando ele encontra os Kettleman (graças a uma dica do Mike), mas acaba descobrindo todo o dinheiro sujo que eles levaram junto.

Um momento que me incomodou um pouco no episódio, foi quando, mais uma vez, o Jimmy discutiu com o Mike na saída do estacionamento. Isto havia sido legal e engraçado nos episódios anteriores, mas aí já achei que seria um vacilo os roteiristas baterem na mesma tecla. Felizmente essa história mudou quando os Detetives pediram ao Mike para prestar queixas contra o Jimmy. E mais felizmente ainda, quando o Mike desistiu disto, e ainda deu uma dica ao nosso querido pilantra de onde estariam o "Ketle Team". E já deu para perceber que foi aí que nasceu a relação entre o Saul e o Mike, que em Breaking Bad já estava até um pouco desgastada. Podem ter certeza de que nos próximos episódios veremos mais interações entre eles, sendo que elas devem se tornar ainda mais relevantes.


No mais, a série vem se mantendo no mesmo estilo dos seus episódios anteriores. Segue com um roteiro inteligente, uma direção que faz questão de executar tudo com extrema competência, uma trilha sonora conveniente e convincente, e um elenco bom. Apesar de sua previsibilidade na história, uma vez que todos sabemos mais ou menos qual será o caminho que o Jimmy/Saul irá percorrer até se tornar Saul Goodman, o enredo continua criando uma boa tensão, capaz de segurar até o mais distraído dos telespectadores.

Após esse episódio tão delicioso quanto um Nacho (não me interpretem mal), fica a dúvida: o que será que o Jimmy irá fazer após a cena do acampamento? Será que ele se meteu em (outra) encrenca? Há de se esperar pelo próximo episódio. Então, enquanto ele não chega:

PREVIEW DO PRÓXIMO EPISÓDIO:

Reações:

Sobre o Autor

 
Top