Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [C.NERD] RESENHA - FIQUE ONDE ESTÁ E ENTÃO CORRA
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai. Alfie Summerfield nunca ...



Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai.
Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.
Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.


“Pela melhor razão do mundo. Por amor.”

A história é toda narrada a partir do que Alfie vê, no começo aos 5 depois aos 9. Ele é um garotinho curioso, valente e inteligente e que tem como melhor amiga Kalena, determinada a ser primeira ministra. Na família também temos Georgie, o pai e Margie, a mãe e a Vovó Summerfield e completando o núcleo estão o Vellho Bill, Joe Patience e o pai de Kalena, Sr. Janáček, além do burro, o Sr. Asquith.

Tudo começa no dia que Alfie faz aniversário de 5 anos e todos estão desesperados com o começo da guerra e com as possíveis consequências que isso pode trazer. A primeira grande mudança é o alistamento voluntario de Georgie e toda a comoção que isso causa na família. 

O ambiente de ajuda e amizade da rua muda gradualmente conforme a promessa “de que tudo vai acabar antes do natal” não se concretiza. E um medo absurdo começa a invadir as pessoas, sempre esperando que os oficiais do exército não apareçam para informar mais uma morte. Além da desconfiança que cresce a tal ponto de que moradores ataquem de várias formas antigos amigos.

Alfie vai crescendo com toda essa situação, se forçando a um amadurecimento ao perceber as responsabilidades que o cercam e a sua família.




John Boyne me conquistou em o Menino do Pijama Listrado, e não foi diferente com esse livro. A capacidade dele de mostrar os horrores da guerra a partir da visão de uma criança é desconcertante. O leitor consegue perceber as humilhações, mudanças de personalidades, a miséria e a tristeza, mas ao mesmo tempo está cercado em uma áurea de confusão e esperança infantil.

O mais importante no uso da perspectiva de Alfie, é que não há tantas firulas ou mascaras, ele vê a essência das pessoas, Margie com a firmeza de sustentar a casa e fazer as coisas darem certo ou Joe com a imensa determinação de não trair os seus valores mesmo que isso lhe custe muito.

A força que Alfie demonstra tentando ajudar a sua mãe e entender o que aconteceu com o seu pai é totalmente emocionante, porque mesmo em meio a todo o sofrimento ele procura fazer o seu melhor. 

Há vários momentos intrigantes, conforme a história se desenrola, as relações são muito bem exploradas e o livro com certeza foi muito além do que eu esperava. Um excelente recomendação, além de ser bem pequeno e dá pra ler em um fim de semana.

Autor: John Boyne
Páginas: 224
Editora: Seguinte
Lançamento:2014
Onde Comprar: Submarino
Reações:

Sobre o Autor

 
Top