Comentários
Mariana Munhoz Mariana Munhoz Author
Title: 10 MOTIVOS PARA ASSISTIR: SHAMELESS US
Author: Mariana Munhoz
Rating 5 of 5 Des:
Diferente das milhares de séries sobre super-heróis por aí, Shameless US é uma série de gente como a gente!  Remake da série britânica...

Diferente das milhares de séries sobre super-heróis por aí, Shameless US é uma série de gente como a gente! Remake da série britânica, de mesmo nome, criada por Paul Abott em 2004, Shameless US se propõe em retratar a vida dos Gallaghers, uma família que não segue nenhum dos padrões convencionais mas que mesmo assim não deixa de ser como qualquer outra família.

A dramédia de aproximadamente 45 minutos por episódios tem atualmente cinco temporadas e já foi confirmada para a sexta! 
E ai, ainda não se convenceu? Então aqui vão os 10 motivos para você começar assistir Shameless US!  
1 – Abertura
Adoro a abertura de Shameless US! Uma das poucas que eu faço questão de não pular, mesmo que já tenha assistido mil vezes seguidas. E cá entre nós, ela tem tudo a ver com a série! 


2 - US > UK


Comecei a me interessar pelo universo de Shameless atrás do ator James McAvoy,que faz o papel de Steve na versão britânica, e devo confessar que depois de sua saída o roteiro começou a decair e eu acabei desistindo da série. Até que resolvi dar uma chance a versão americana, que por outro lado não decepcionou.  As duas primeiras temporadas tem uma adaptação fiel a original e a partir da terceira começa a tomar um rumo próprio, do qual eu gostei muito. 



 3 - Temporadas menores

Shameless US tem o total de 12 episódios por temporada, fazendo com que a qualidade das histórias sejam melhores, sem episódio tapa buraco.

4 - Os Gallaghers

Engana-se quem acha que os Gallaguers, são uma família bonitinha como a de Modern Family. Frank, é um alcoólatra que não se importa com o bem estar dos filhos a não ser quando precisa tirar vantagem para manter seu vício. E é por conta do total descaso do pai que Fiona (Emmy Rossum), a primogênita da família, se encarrega de seus cinco irmãos. Temos ainda Lip (Jeremy Allen White), um adolescente superdotado que não aproveita seus conhecimentos; Ian (Cameron Monaghan) que estuda em um colégio militar e esconde de sua família sua preferência sexual; Debbie (Emma Kenney) o coração da família; Carl (Ethan Cutkosky) que gosta de incendiar gatos com maçaricos e Liam o caçula.




5 - Roteiro

Com mais de seis personagens principais e mais alguns personagens secundários, os roteiristas conseguem equilibrar bem o foco sobre cada personagem criando e resolvendo problemas para a família Gallagher sem deixar pontas soltas. Sempre deixando com um gostinho de quero mais a cada season finale.

6 - Trilha Sonora

A trilha sonora de Shameless US é um show a parte e tem de tudo! As trilhas são escolhidas a dedo pra nos deixar no clima certo. E estão, neste momento, me ajudando a escrever a coluna. Bandas como:  The High Strung, Spoon, 3OH!3, Nada Surf, Dropkick Murphys, The National, Jimmy Eat World, Cobra Starship, Lupe Fiasco, Ramones, Maroon 5, Icona Pop, REO Speedwagon, The Boxer Rebellion, The Black Keys, Beirut, e muito mais! Vale a pena prestar bastante atenção na trilha pra descobrir bandas legais e não tão conhecidas. 

7 - Sem censura

A minha maior preocupação com relação a adaptação de Shameless US era a censura. Há uma diferença cultural entre os britânicos e os americanos. Uma delas é a liberdade para explorar temas que nos EUA, são considerados tabus como a sexualidade e drogas. Um bom exemplo de adaptação que deu errado foi a série Skins US, que por ser exibida em canal aberto foi alvo de críticas e revolta fazendo com que a série fosse cancelada. Por sorte, Shameless US não recebeu nenhuma reclamação sobre o seu conteúdo, talvez por ser exibida em canal fechado. O que deixa a série, na minha opinião, mais espontânea e com a mesma essência da original. Cá entre nós, se é pra ter nudez e palavrão, é pra ter nudez e palavrão! Não adianta nada tentar acobertar com imagens quadriculadas e beeps no final de cada frase.

8 - As crianças 

Os atores mirins são outro ponto positivo da série. Emma Kenney (Debbie), Ethan Kutcosky (Carl) estão de parabéns. É sempre legal a oportunidade que temos como espectadores de acompanhar o crescimento não só dos personagens como dos atores em cena.




9 - Mickey Milkovich/Noel Fisher


Mickey é um dos meus personagens preferidos devido ao seu desenvolvimento ao longo da série. Assim como os Gallaghers, Mickey nasceu em uma família complicada e encrenqueira fazendo com que ele se torne um cara complicado e encrenqueiro. E ao longo das temporadas vamos desenvolvendo uma certa empatia pelo personagem.




10 - Abordagem sobre doenças psicológicas 


Não poderia terminar esta coluna sem apontar o trabalho maravilhoso que Shameless tem feito com relação a conscientização de doenças psicológicas como TOC, bipolaridade e síndrome de tourette.

Muitas vezes utilizamos séries como válvula de escape para nossos próprios problemas mas há também a procura de identificação com os personagens.  Por isso acho muito importante que essas doenças sejam retratadas, não só para quem as sofre como para os familiares.



E é isso, esses foram os 10 motivos para assistir Shameless US. A partir de semana que vem começarei as reviews por temporada. Espero que vocês tenham gostado da indição e continuem acompanhando a série comigo através dos comentários.



TRAILER

Reações:

Sobre o Autor

 
Top