Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: [C. NERD] DIRETO DA FONTE #1: VINGADORES
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
Bem vindos a nova coluna do Diário de Seriador, a Direto da Fonte. Quinzenalmente eu irei apresentar algum arco de histórias em quad...

Bem vindos a nova coluna do Diário de Seriador, a Direto da Fonte. Quinzenalmente eu irei apresentar algum arco de histórias em quadrinhos que serviram ou servirão de base para algum filme ou série.  Em um primeiro momento irei fazer uma breve resenha sobre a história e depois citarei algumas semelhanças entre o material original e seu correspondente em live-action.

E a primeira escolha é a história A Vingança de Ultron, publicada em 1999 nas revistas de 19 à 22 dos Vingadores, v.3. O filme Vingadores: A Era de Ultron não tem uma fonte única de ideia, mas essa é uma das que mais cumpre os requisitos.

A HQ: A VINGANÇA DE ULTRON

A história é bem mais curta se em comparação aos grandes arcos dos quadrinhos (apenas 4 edições) e por isso é uma leitura fácil, rápida e envolvente.

A trama gira em torno de mais um ataque de Ultron, a Inteligência Artificial criada por Hank Pym (Homem-Formiga/Gigante) que tem como objetivo se livrar da humanidade. Nesse arco, Ultron sequestra aqueles que formam o que ele considera como sua família: Hank Pym, seu pai, Janet Von Dyne (Vespa), sua mãe e Visão, seu filho. Além deles são raptados também o Ceifador, Magnum e a Feiticeira Escarlate, todos com alguma ligação com o robô ou sua família.

O objetivo dos Vingadores é então impedi-lo, quando ele toma o controle da Eslôrenia, um país europeu criado para a história. A equipe enviada é formada pela Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Pantera Negra e Flama.

A história tem seus pontos altos nos diálogos, principalmente os envolvendo Flama e Justiça, novos membros do Vingadores e tentando entende-los como heróis e humanos. Outro ponto é a história de Hank Pym, não sua crise por ter sido o criador de Ultron.

O roteiro é de Kurt Busiek (autor da aclamada graphic novel Marvels) e a arte de George Pérez (Crise nas Infinitas Terras).

AS SEMELHANÇAS

O filme Vingadores: A Era de Ultron usa toda a história de Ultron como fonte, desde sua criação, onde é alterado seu pai, até a criação de Visão. Porém são inegáveis as semelhanças entre os dois. A primeira é a comparação da capa de Vingadores 20 com o poster lançado para a divulgação do filme:


Temos também a escolha de usar um país fictício para ser o palco da principal luta, tanto no filme, Sokovia, quanto na HQ, Eslorênia.

Um ponto importante, representado a seguir com duas imagens são os problemas ideológicos causados por Ultron. Primeiro com o Homem de Ferro, que se na HQ ele não tem relação com a criação dele, no filme ele é um dos responsáveis pela sua criação. E essa história apresenta algo que pode ser usado no futuro dos filmes da Marvel, a culpa:


A outra imagem que reflete o filme nas HQ's é a citação de Hank Pym:


Essa referência é usada na personalidade de Ultron nos cinemas, que absorve as características de Tony Stark/Homem de Ferro, seu criador.

Para quem se interessou nesse arco de histórias, ele foi relançado pela Salvat na coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel, sendo essa a primeira edição, Os Vingadores.


Reações:

Sobre o Autor

 
Top