Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [C. NERD] RESENHA - O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
O Menino do Pijama Listrado - Bruno tem oito anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também...



O Menino do Pijama Listrado - Bruno tem oito anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando uma família alemã, composta pelos pais e dois filhos, uma menina de 12 anos, Gretel, e um menino de 8 anos, Bruno, se muda de Berlim para um campo de concentração, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um. Na nova casa Bruno vê outros oficiais, assim como muitas pessoas de pijama listrado do outro lado da cerca que o deixam intrigado.
Assim, Bruno, um garoto explorador, conhece e começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade.


Eu sou suspeita para falar desse livro, porque, sem sombra de dúvidas, ele está entre os 10 que mais amo. 
O principal motivo dessa obra ser tão maravilhosa é que a trama aborda um tema da história da humanidade que foi, e ainda é, muito sombria (eu adoro ler sobre essa época do holocausto), sob a perspectiva de uma criança de 8 anos, o Bruno, apesar dele não ser o narrador.
A mensagem que o livro trás (por sinal muito linda) é que muita coisa poderia ser diferente se quando adultos ainda guardássemos essa característica das crianças, a de acreditar que todos somos merecedores de respeito. Isso é o que acontece com Bruno e Shmuel, um Alemão e outro judeu, dois povos em guerra, que se tornam amigos por desconhecerem essa restrição criada pelos adultos. E eu acredito que mesmo se conhecessem não teriam deixado de serem amigos justamente pela inocência que é natural para as crianças, que não se importam se o outro é diferente ou não para ser seu amigo.
Dessa forma, o livro mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

Outros motivos para ler este livro:1- ele é pequeno, então é ótimo para quem está sem tempo e 2- ele apresenta uma linguagem simples, o que faz com que a história seja fluida e fácil de ler.
Por fim deixo a opinião do The Irish Independent, que aparece atrás do livro e que também resume minha opinião: "um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição".



Autor: John Boyne
Páginas: 192
Lançamento: 2007
Editora: Companhia das Letras
Onde comprar: Submarino
Reações:

Sobre o Autor

 
Top