Comentários
Mariana Munhoz Mariana Munhoz Author
Title: [REVIEW] GOTHAM – 1º TEMPORADA
Author: Mariana Munhoz
Rating 5 of 5 Des:
(ATENÇÃO: Pode conter spoilers ) A primeira temporada de Gotham segue o novato do Departamento de Polícia de Gotham City, James Gor...

(ATENÇÃO: Pode conter spoilers)

A primeira temporada de Gotham segue o novato do Departamento de Polícia de Gotham City, James Gordon e seu parceiro Harvey Bullorck, em busca de limpar a corrupção na cidade.

Logo no primeiro episódio somos apresentados rapidamente a personagens importantes dos quadrinhos, e ao assassinato duplo de Thomas e Martha Wayne. Evento que mais tarde desencadeiam o senso de justiça de Bruce.


Vale lembrar que a proposta de Gotham nunca foi de ser uma série sobre super-heróis como Arrow ou Flash e sim um drama policial dentro do universo criado pela DC. Com isso dito, há muitos pontos positivos e outros nem tanto. Separei alguns desses momentos para debater com vocês, algumas curiosidades e Easter Eggs pra aqueles que não tem muita afinidade com o mundo das HQ’s.

A recriação da cidade de Nova York em Gotham está de parabéns, assim como as atuações de Ben MacKenzie como detetive Gordon, Donal Logue como detetive Harvey Bullock, Jada Pinkett Smith como Fish Mooney, Robin Lord Taylor como Oswald Cobblepot mais conhecido como Pinguim e muitos outros.

Ironicamente, este parece ser o problema da primeira temporada. Há muitas micro-histórias acontecendo que começam e terminam aleatoriamente, muitas vezes fazendo com que uma cancele a importância da outra. Um novo vilão é apresentado praticamente a cada semana e isso faz com que suas histórias sejam pouco exploradas e muitas vezes rapidamente descartadas.

Há, contudo, algumas exceções a está critica. Vilões como Pinguim, Charada, e Fish Mooney tem belíssimos exemplos de desenvolvimento de personagem.

Oswald Cobblepot, que começou como um coadjuvante sem importância, ganha mais espaço a cada episódio. Orquestrando a discórdia entre dois dos maiores chefes do crime organizado de Gotham , Carmine Falcone (John Doman) e Sal Maroni (David Zayas).

Já Nygma teve um desenvolvimento mais lento e pessoalmente, um dos mais legais de assistir. Menosprezado por seus colegas de trabalho, por ter um tanto esquisito,  e ignorado por seu interesse amoroso, Srta Kringle (Chelsea Spack). Nygma mais parece uma bomba relógio prestes a explodir, seu transtorno de personalidade começa a ficar mais aparente ao longo da temporada.

E por fim Fish Mooney, uma das grandes surpresas de Gotham. Por ser um personagem criado especialmente para o andamento da série. Fish é imprevisível. Uma das poucas personagens femininas da DC, que mantém uma postura independente, poderosa e bem sucedida independente de qualquer homem. E é uma pena a decisão da Fox de excluir a personagem na segunda temporada. Eu realmente espero que ela volte a botar para quebrar em Gotham futuramente.



Em suma, a primeira temporada de Gotham começou bem, mas pode melhorar ainda mais se investirem em temporadas menores, e se aprofundarem melhor no desenvolvimento de todos os personagens, não só alguns. A segunda temporada está confirmada para setembro e pelo que foi divulgado, pelo autor da série, será focado na origem do Coringa. É esperar para ver.

E enquanto setembro não chega, separei alguns Easter Eggs encontrados ao longo da temporada por ordem de aparição: 

Episódio 1 - Pilot

No primeiro episódio Fish Mooney entrevista um comediante em sua boate. Referência a obra de Alan Moore, A Piada Mortal. História de origem do Coringa a onde ele também é um comediante. 


Episódio 2 - Selina Kyle 

O logo das consolidações Queen aparece em meio aos prédios. Parece que Oliver Queen e sua família também existem neste universo de Gotham. 


Episódio 5 - Viper

Viper é uma droga menos avançada de Venom, um esteroide extremamente viciante que aumenta a força. Frequentemente utilizado por Bane. 


Episódio 9 - Harvey Dent 

A eventual transformação de Harvey Dent no vilão duas-cara foi fortemente lembrada neste episódio. Desde a inocente brincadeira de cara ou coroa até a direção de fotografia na cena do escritório. 



Episódio 12 - What the Little Bird Told Him 

Carmine Falcone é retratado segurando uma flor em quase todo o episódio. Referência a rosa que ele sempre carrega consigo na HQ. 


Episódio 16 - The Blind Fortune Teller 

Além do possível primeiro aparecimento de Coringa, Jerome Valeska. Temos a introdução do casal John e Mary, que mais tarde darão luz a Dick Grayson, futuro sidekick de Batman, Robin. 


Episódio 21 - The Anvil or the Hammer

A compulsão de Eddie por plantar quebra-cabeças que poderiam incriminá-lo é uma das principais características definidoras de seu futuro alter-ego. 


Reações:

Sobre o Autor

 
Top