Comentários
Rafael Bürger Rafael Bürger Author
Title: [REVIEW] PENNY DREADFUL - S02E03: THE NIGHTCOMERS
Author: Rafael Bürger
Rating 5 of 5 Des:
Mais um episódio focado no passado de Vanessa Ives, sabe o que isso significa? Samba e destruição. Todos esperávamos um episódio melhor...


Mais um episódio focado no passado de Vanessa Ives, sabe o que isso significa? Samba e destruição. Todos esperávamos um episódio melhor ou tão bom quanto "Closer Than Sisters", e com certeza ele não deixou a desejar em nenhum momento. Quando a temporada passada terminou, eu sabia que tinha muito mais do passado da Vanessa para ser revelado, e acredito que mesmo depois desse episódio ainda teremos mais.

Quase tive um ataque do coração shipper com Vanessa decidindo contar do seu passado para Ethan., mas me aterei a fatos que importam mais. Depois da aparição de Mina, Vanessa ficou claramente desorientada. Como ela poderia ajudar a amiga, se não conseguia ajudar nem a si mesma. Por isso foi atrás de uma famosa bruxa, conhecida como a "Cut-wife" de Ballentree Moor. A série se utilizou de vários clichês e lugares comuns para desenvolver a relação entre ela e Vanessa, porém não foi um problema. Os diálogos bem construídos e a atuação de Eva e Patti LuPone compensaram e deram novos ares para esses recursos já desgastados.


O mais interessante nessa relação MestreXAprendiz, foi o fato de nem mesmo o mestre conseguir compreender inteiramente seu aprendiz. Você percebe nos minutos antes de Joan se entregar a seus executadores ela deixa algumas orientações para que Vanessa não fosse para o lado negro da força. Um detalhe que pode ter fugido da atenção de muitos foram as cartas prevendo a vinda de Evelyn Poole atrás de Vanessa. Quando Joan pergunta a ela qual a interpretação da carta do "Diabo" que apareceu no Tarot, temos a interpretação: "Um amante do mal que se aproxima trazendo terror; irresistível; parte de você, mas não é." Eu não sei vocês, mas para mim ficou bem claro a referência.


O Plot da rivalidade entre Nightcomers e Daywalkers nas pessoas da Evelyn e da Joan foi um dos pontos altos do episódio. Evelyn cada vez mais mostra porque é a Queen B, ela matou o gado da cidade e seduziu o Lorde. Tudo para convencer a população a matar Joan. Em uma época em que a tendência da industria cinematográfica é dar cada vez menos visibilidade para personagens femininos, a série dá cada vez mais importância para eles. Outro ponto que faz de Penny Dreadful uma série incrível.

Acho que a morte de Joan era, infelizmente, inevitável. Tanto ela quanto Vanessa já haviam visto que a hora dela estava perto. Se ela não morresse pelas mãos dos camponeses revoltados, seria por outro modo. Aliás a cena da execução dela foi uma das mais emocionantes e bem produzidas cenas da série. No momento em que a câmera enquadra os olhos dela, parece que eles dizem para Vanessa: "Não se renda à escuridão". Ao final, o episódio deixou gostinho de quero mais. Quem sabe algum episódio focado no passado de Evelyn e Joan, ou até mesmo um spin-off. Me pergunto se existem mais Daywalkers como a Vanessa perdidos por aí, quem sabe até mesmo um coven. Mas acho que a maior pergunta que ficou foi, será que ela irá se manter firme como Daywalker ou abrirá o livro de encantamentos, e se render as trevas?

PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO:

Reações:

Sobre o Autor

 
Top