Comentários
Leandro Cardoso da Cruz Leandro Cardoso da Cruz Author
Title: [C. NERD] DIRETO DA FONTE #3: DEMOLIDOR
Author: Leandro Cardoso da Cruz
Rating 5 of 5 Des:
“Que todos os valentões saibam...todos eles...os do tipo que usam facas e armas...do tipo que usa o dinheiro...que eles têm um inimigo”...

“Que todos os valentões saibam...todos eles...os do tipo que usam facas e armas...do tipo que usa o dinheiro...que eles têm um inimigo”. Demolidor, O Homem Sem Medo, edição 5.

Saudações caros leitores! Chegamos a terceira edição do Direto da Fonte, onde analisamos as referências entre as Histórias em Quadrinhos e Séries e Filmes.

Hoje temos uma análise das semelhanças entre a série Demolidor e a HQ Demolidor – O Homem Sem Medo.

A HQ: DEMOLIDOR – O HOMEM SEM MEDO

A história foi publicada originalmente em 1993, com roteiros do grande Frank Miller e desenhos de John Romita Jr.

Esse arco foi uma releitura da origem do Demolidor, um herói que durante muito tempo ficou esquecido ou desvalorizado nos quadrinhos da Marvel, mas que com a chegada de Frank Miller aos roteiros acabou sendo revitalizado e crescido em importância.

A história se passa em 5 edições e conta como o garoto Matt Murdock se torna o defensor mascarado chamado Demolidor. Ele é um garoto criado pelo pai pugilista e que tem neste a figura de um herói. Tudo muda quando Matt salva um senhor de ser atropelado por um caminhão e acaba sendo atingido por produtos químicos. Isso faz com que ele fique cego, mas ao mesmo tempo aumenta seus outros sentidos.

Durante as edições é mostrada a evolução pessoal de Matt, desde a perda de seu pai, seu treinamento com Stick, sua relação com Elektra e com Foggy Nelson. Como o arco tem por objetivo mostrar o crescimento do Demolidor fica um pouco falha a apresentação dos outros personagens, como o Rei do Crime.

AS SEMELHANÇAS

A série do Demolidor usou muito dos arcos do Frank Miller como fonte inspiradora. Existem também algumas referências a outros arcos, mas é indiscutível a presença de Miller na série.

Uma das primeiras referencias é a profissão do pai de Matt, pugilista:



Além disso temos também a representação fiel do acidente que tira a visão de Matt e cria seus poderes:



Apesar de na HQ a história do Rei do Crime não é tão abordada nesse arco, na série ele existe desde o início como um segundo protagonista. A série também cita diversas vezes o Sr. Rigoletto, relacionando a origem de Wilson Fisk com ele. Na HQ a relação também existe, com o Rei assumindo o poder total ao matar Rigoletto.



Temos também a reprodução fiel do primeiro uniforme do Demolidor:



Enfim, é uma série com diversas referências a partir deste arco, como a relação Foggy e Matt que decidem criar sua firma de advocacia (na série ela existe desde o início). O treinamento de Matt com Stick é um ponto alto nos dois meios. Já as HQ’s trabalham durante toda uma edição a relação Matt e Elektra, enquanto na série ela só é citada rapidamente (a garota grega que ele namorou durante a faculdade).

Quem se interessou pela HQ, ela foi lançada pela Panini como um álbum de luxo da Marvel, podendo ser encontrada a venda em livrarias.

Reações:

Sobre o Autor

 
Top