Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [C.NERD] ESPECIAL BIENAL DO LIVRO 2015- MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Dois mil e quinze é um ano de grandes eventos, entre os mais legais deles, está a Bienal do Rio. Uma ocasião que todo leitor estaria f...


Dois mil e quinze é um ano de grandes eventos, entre os mais legais deles, está a Bienal do Rio. Uma ocasião que todo leitor estaria feliz de estar, quando se tem a oportunidade de conhecer autores, ganhar autógrafos, ganhar brindes, e claro, afogar-se num mar de livros. Eu cresci indo e esperando ansiosamente pelo próximo, e depois de anos de alegrias e algumas furadas, fiz uma lista do que eu aprendi do que se pode fazer lá para uma experiência mais divertida.

1-Compre antes

A fila já é grande, só vai torná-la devagar se você ainda tiver que comprar a entrada. Geralmente, a organização disponibiliza ingressos em vários pontos de venda pela cidade, vale a pena gastar quinze minutos comprando pra não precisar gastar 2 horas depois.

2-Chegue (e saia) cedo

O esquema da bienal é encher ao longo do dia, NUNCA esvaziar. Se você for só para comprar e não tiver um interesse em levar esbarrão das crianças-demônios correndo que nem umas loucas pelos pavilhões, é melhor chegar bem antes de abrir e ir embora quando a horda estiver chegando, lá pelas 15/16 horas. Vai dar tempo de ver tudo, tomar um lanche e sair ileso.

3-Leve mochila       
            
Sua bolsa de lado, aquela com uma alça só, no final do dia vai parecer que está quebrando o seu ombro. Uma mochila divide o peso e deixa os seus braços livres, além de servir como poderosa arma para chegar até um livro em lojas muito cheias, abre caminho que é uma beleza. Sem falar que aquelas sacolas de plásticos das lojas vão ter como única função rasgar suas mãos.

4- Leve comida e água

Sim, lá tem várias lanchonetes legais e tudo mais. Só que com o pequeno detalhe de ser CARO. É preferível gastar 20 reais com um livro do que com aquele hambúrguer mixuruca , que você sempre sabe que está pagando bem mais do que ele vale. Você pode sobreviver por um dia a base de biscoitos e sanduíches, mas nada muito pesado que vai ocupar muito espaço na bolsa e na barriga.



5-Não entre em Megastore.

Cara, você está em um evento com quase todas as editoras, porque diabos você vai entrar no estande das lojas?????? Não é realmente muito mais barato, nada que uma volta completa pelos estandes menores e mais vazios não possam fazer por você. Não dá para ver os livros direitos, falar com os vendedores ou tentar um desconto, de tão cheio que está. Se você quer realmente comprar livros, evite, a não ser que você tenha tempo sobrando e disposição.

6-Saiba os horários do autores que você quer ver.

Vai um autor que você ama, prepare-se, porque ele também tem outros fãs. Procure saber exatamente a hora em que vão começar a distribuir as senhas, e chegue bem antes disso, principalmente se ele for um bem conhecido, vide a pequena bagunça que teve quando o Nicholas Sparks veio, foi tiro, porrada e bomba. E também esteja pronto para a possibilidade de você não conseguir, afinal, brotam pessoas naquele lugar.

7-Vá dois dias

Isso é coisa de viciado? Sim. É cansativo? Pra caraiooo. Vale a pena? Com certeza.
O bom de ir dois dias é conseguir uma noção do que está vendendo e da onde você quer comprar. É sempre muito confuso todos aqueles livros na sua frente, são tantos e tão lindos. Além de que, tem algumas lojas que se você chega dez minutos depois, elas já estão impossíveis Panini . Sabendo disso, no dia seguinte, você já tem em mente direitinho o local e sai em uma reta para ele. E se o estilo adotado é o forever alone como eu, mas tem aquele seu amigo que quer ir com você, dá pra fazer os dois sem deixar ninguém chateado.


8- Vá no último dia.
Promoções para todo o lado.  Você consegue vários descontos no último dia, de sebos e editoras, é mais cheio, mas compensa.

9- Dê uma chance para os livros.

Eu sei que você quer comprar aquele lançamento incrível, mas convenhamos, ele dificilmente vai estar muito mais barato. Uma feira de livro é feita, principalmente, para se conhecer novos autores e editoras. Sabe aquela capa maneira, com uma sinopse legal, porque ao invés de só dar uma olhadinha rápida, você não compra dessa vez?


10- Aproveita.

Sabe aquela coisa que todo leitor voraz tem de, às vezes, se sentir sozinho por parecer que tem muita gente que não gosta de ler? Você não sente isso lá, apesar de algum pessoal filler, a maioria está lá só por causa da paixão por literatura, não importa o tipo. É bom olhar para o lado e ler o título do livro que um estranho segura sem parecer esquisito, dá esperança. O suficiente para comprar algo para aquele amiguinho que odeia livro e obriga-lo incentivá-lo a começar um.

O site do evento para já ir se animando: http://www.bienaldolivro.com.br/
Reações:

Sobre o Autor

 
Top