Comentários
Fabrício~Raito Fabrício~Raito Author
Title: [PRIMEIRAS IMPRESSÕES] HUMANS - S01E01: PILOTO
Author: Fabrício~Raito
Rating 5 of 5 Des:
Humans é uma nova série de sci-fi coproduzida pela norte-americana AMC (de The Walking Dead , Better Call Saul ) e o canal britânic...

Humans é uma nova série de sci-fi coproduzida pela norte-americana AMC (de The Walking Dead, Better Call Saul) e o canal britânico Channel 4 (Black Mirror e Utopia) e considerada um remake de "Äkta Människor" (Real Humans), série criada por Lars Lundström em 2012. Produzida por Kudos (Utopia, Vicious e Broadchurch) e escrita por Sam Vincent e Jonathan Brackley (Spooks). O piloto foi ao ar no dia 14 de Junho de 2015 no C4 e dia 28 de Junho de 2015 no AMC.

Nela, a sociedade experiencia uma nova fase da tecnologia, onde passa a conviver com os Sintéticos (Synths), robôs serventes altamente desenvolvidos e com uma perfeita semelhança aos humanos. É a tecnologia de ponto, uma grande novidade que todos querem possuir. A família protagonista decide então comprar um Synth para facilitar o convívio e afazeres em casa mas descobre que o produto é mais do que apenas uma máquina, podendo trazer consequências indesejáveis. Somos apresentados, paralelamente, à um grupo de Synths peculiares que provavelmente terão um plot importante, o qual não posso revelar para você leitor. Seria spoiler.


A princípio, esperei algo semelhante ao filme "Eu, Robô" e obviamente alguns pontos similares são perceptíveis, me fazendo acreditar que seria "mais uma história de robôs vivendo com humanos e apresentando bugs e falhas no sistema trazendo ameaças". Tudo bem, é isto mesmo. Mas a maneira com que o piloto foi conduzido trouxe uma perspectiva interessante e, ainda que seja uma reciclagem de outras ideias, pode ter um desenvolvimento positivo (mesmo sendo um projeto AMC feat. C4, é bomba? *risos*). Pode ser que o roteiro se expanda para acrescentar outros elementos no plot principal, trilhando novos rumos mesmo com este tema. Também percebi nuances de uma produção do Reino Unido que vem angariando muitos fãs do gênero: Ex-Machina, filme de Alex Garland (Dredd, Extermínio 1 e 2 e A Ilha). No filme, somos apresentados à um jovem programador de computadores que ganha um concurso na empresa em que trabalha para passar uma semana na casa do brilhante presidente da companhia. Lá ele descobre que na verdade foi selecionado para participar de um teste com a última criação do recluso chefe: Ava, uma robô que possui inteligência artificial. Ava porém se mostra muito mais daquilo que se esperava, revelando níveis de sofisticação e sedução imprevisíveis, complicando as relações dos personagens. Se você não assistiu, corre lá e veja!

A atuação dos personagem em Humans não beira a excelência, porém, são críveis. Certamente o destaque são os atores que dão vida aos Synths, trazendo um típico comportamento mecânico atrelado à uma estranha impressão de articulações humanas. Gemma Chan, a atriz que faz a Synth Anita, possui uma beleza exótica e mesmo em suas feições indiferentes, possui uma peculiar habilidade de nos atrair para seu olhar que sugere fascínio e até desperta um certo incômodo. Sempre que ela encarava a câmera evocava em mim o sentimento de "o que tem por trás dessa moça?". A trilha sonora é de bom gosto e casa bem com a atmosfera robótica-tecnológica, me trazendo à tona Kraftwerk (♥) e um pouco da vibe do trabalho do grupo Disasterpeace, responsável pela MARAVILHOSA trilha sonora do filme de suspense It Follows (Corrente do Mal). Você encontra a OST facilmente pela internet. Ouça!



No cast contamos com a presença de Katherine Parkinson (a Kitty Riley de Sherlock), Tom Goodman-Hill (de O Jogo da Imitação e Black Mirror) e o saudoso William Hurt. Em suma, o saldo foi mediano, porém positivo, com uma boa estreia, trazendo uma outra roupagem para um tema já muito explorado e criou um ambiente com boa dose de suspense e curiosidade. Pra essa temporada, 8 episódios foram confirmados. Se vai se manter, depende muito do desenvolvimento do roteiro ao longo dos episódios. Na noite de estreia na Grã-Bretanha, Humans estabeleceu um novo recorde: 4M de telespectadores, tornando-se o maior lançamento de uma série-drama original do C4, alavancando também muita atividade no Twitter e comentários positivos (fonte: Deadline). Agora é esperar para ver!

Reações:

Sobre o Autor

 
Top