Comentários
Camila Menezes Camila Menezes Author
Title: [REVIEW] HANNIBAL - S03E02: PRIMAVERA
Author: Camila Menezes
Rating 5 of 5 Des:
Hannibal prossegue com o clima instaurado pelo episódio passado, no qual um novo rumo na trama nos é apresentado. Gradativamente os per...

Hannibal prossegue com o clima instaurado pelo episódio passado, no qual um novo rumo na trama nos é apresentado. Gradativamente os personagens vão sendo trazidos de volta, cada um lidando com traumas advindos do último encontro com Hannibal Lecter. Em meio a tantos sentimentos reprimidos, a impressão que eu tenho é que essa temporada está cada vez mais metafórica e, como sempre, a arte tem nos servido de apoio para compreender essas associações.

Achei interessantíssimo não apenas o episódio em si, mas como ele foi montado e isso é algo que eu valorizo muito nas séries. É importante ter o que dizer, mas tão importante quanto é como o dizer; como nos apresentar os fatos.  Primeiramente, trechos da season finale foram relembrados e o diálogo da xícara veio à tona novamente. Esse diálogo em especial é de fundamental importância para compreender os trechos iniciais do episódio.

A xícara é um símbolo importante presente no livro “Hannibal” e representa a teórica possibilidade do universo se contrair, fazendo o tempo voltar e consertar acontecimentos dolorosos na vida do personagem (como a perda da irmã).Daí, temos a reconstrução da xícara e com ela a reconstrução da season finale. Os acontecimentos se refazem e estão guardadas no palácio de memórias do Will. Assim como Hannibal, Graham também se refugia dentro de  própria mente. Neste palácio, eles tem o mundo que desejam para si e Will trouxe Abigail para morar dentro de sua memória.

Depois de tantas idas e vindas, agora ficou bem claro que ela morreu (agora sim hein?), mas continuará presente na trama porque Will tem um forte vínculo com ela desde a morte do Garret (vínculo este que eu nunca entendi muito bem, confesso). Com ela em sua mente, Will trava para si uma nova saga: a de encontrar Hannibal. A verdade é que Lecter não tem intenção de se esconder; ele sabe que será capturado mais cedo ou mais tarde (essa temporada provavelmente) e isso não o preocupa. Seu novo passatempo é a curiosidade de saber quando serão capazes de encontrá-lo e o quê mais ele pode fazer até que isso aconteça.

Para isso, o canibal deixou aquele coração no meio da igreja e esperou pacientemente até que Will o encontrasse. Daí tem uma cena que, particularmente, achei uma das mais bizarras da série até o momento: quando o coração toma forma do alce e caminha em direção ao Will. Que coisa macabra, mano do céu! Aquele alce representa a relação entre Lecter e Graham. Esse símbolo apareceu ao longo da série e, no final da temporada passada, morreu em meio àquela carnificina, do mesmo modo do relacionamento dos protagonistas. Em meio àquele corpo em forma de um coração humano, o alce renasce como símbolo de um relacionamento fragilizado advindo de mágoas provocadas reciprocamente.

Outro ponto que merece comentário é a presença de Rinaldo Pazzi, um dos personagens do livro Hannibal. Ele é aquele investigador que descobre Hannibal em Florença e tenta capturá-lo sozinho para garantir a recompensa oferecida pelo Mason Verger, lembram? Na série, ele se aproxima do Will para usá-lo para capturar Lecter, que é o suspeito de assassinatos cometidos na sua juventude.

Como todos sabem, o final do Pazzi não é muito agradável e Will já o alertou sobre o perigo de tentar enfrentar o canibal. A última vez que ele alertou alguém foi na temporada passada e a pessoa não deu ouvidos e terminou fatiada. Dica: Escutem Will Graham!

Brincadeiras à parte, provavelmente Pazzi participará apenas dessa temporada e sua cena final deverá ser algo memorável. Há boatos que as gravações de um determinado episódio desta temporada fez a própria equipe da série passar mal (observem o que essa série é capaz de fazer) e, particularmente, acredito que a cena em questão tem algo a ver com o Pazzi. Um palpite apenas!

Muitas coisas estão guardadas para esta temporada e mais alguns personagens dos livros irão aparecer para aquecer a trama que está apenas começando. Mal posso esperar para as coisas esquentarem. Sangue, EU QUERO É SANGUE!

                                         PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO
Reações:

Sobre o Autor

 
Top