Comentários
Rafael Bürger Rafael Bürger Author
Title: [REVIEW] PENNY DREADFUL - S02E05: ABOVE THE VAULTED SKY
Author: Rafael Bürger
Rating 5 of 5 Des:
Quando Evelyn Poole começou seu plano de seduzir Sir Malcolm eu achei que ela iria se contentar em ser sua "amante". Pobre su...


Quando Evelyn Poole começou seu plano de seduzir Sir Malcolm eu achei que ela iria se contentar em ser sua "amante". Pobre summer child, estamos falando nada mais nada menos do que uma bruxa que é de certo modo bem poderosa. O objetivo do boneco de vudu da Gladys ficou claro quando o crânio foi aberto: leva-la a loucura e depois a morte, abrindo caminho para Evelyn. E nada melhor para aumentar os laços entre mãe e filha do que fazer uns vudus em família. 

Eu acredito que contar histórias seja um dos atos mais intrínsecos do ser humano, e por esse motivo eu amo quando os personagens começam a contar algo sobre o passado deles. A presença de cenas desse tipo cria uma ligação maior entre personagem e telespectador, você sente como se aquelas pessoas fossem suas conhecidas, quase amigas. Eu particularmente gosto das histórias do Ethan, pois elas sempre estão carregadas de um ar angustiante e melancólico. Sambene é um que fala pouco, mas quando abre a boca são sempre frases um pouco confusas, porém recheadas de dicas sobre o futuro.


Cientes dos planos do Coven de cerca-los e leva-los ao desespero, a "equipe" usou de todos os seus conhecimentos sobrenaturais para tentar se proteger. Mas nada poderia proteger Vanessa das visitas das Nightcomers durante suas orações, afinal elas estão apenas na mente dela. Se Eva Green havia soltado seu lado cômico no episódio passado, neste ela encarnou maravilhosamente uma Vanessa angustiada e completamente assustada. Vemos ela sugerir que o suicídio seria a melhor solução, mas em meio a tudo isso ela encontra um consolo na fé de que tudo é um plano de Deus. Essa cena deixou bem claro a ligação que os dois tem. Um vê no outro a mesma angustia existencial, as mesmas duvidas e problemas que possui, e como Vanessa disse  qualquer que tenha sido ou o que eles tenham se tornado, um está ali para aceitar e compreender o outro.

Como se não bastasse um Coven inteiro no encalço deles, agora Ethan também é alvo das investigações do inspetor Bartholomew Rusk, da Scotland Yard. Desde o episódio passado a atenção sobre esse plot tem crescido, e o Inspetor tem demonstrado ter mais conhecimento sobre o sobrenatural que aparentava antes. Para a minha surpresa Ethan se mostrou mais sagaz do que imaginava. Para quem era apenas "um homem com uma arma" segundo Sir Malcolm, ele soube desviar muito bem da inquisição do Inspetor.


John Clare finalmente mostrou as garrinhas do Caliban que ele andou escondendo. Eu sabia que ele não iria conseguir se manter na mesma calma e paciência o tempo todo. Porém Victor soube usar isso contra ele, mandou subir e mostrar quem ele realmente é para Lily. O relacionamento entre John e Lily é um dos mais interessantes. Ela tem uma mente de uma criança, inocente e completamente verdadeira, enquanto ele está sempre tentando agradar e conseguir atenção e amor. E para a infelicidade dele ela não lhe tem nenhuma afeição. Vanessa estava completamente mergulhada em seus pensamentos quando Victor e Lily chegaram para o chá, e foi devido principalmente a esse fato acredito que ela em nenhum momento foi capaz de reconhecer Brona em Lily. Se Ethan e Vanessa são unidos pela religião, John e Vanessa foram unidos pela poesia. A cena dela ensinando-o a dançar foi uma das mais tocantes.


Penny Dreadful fez jus ao seu título de "Thriller Psicossexual" na sequência final do episódio. Ao mesmo tempo em que uma tempestade atingia Londres, Dorian e Angelique iam para cama, Sir Malcolm era enfeitiçado por Evelyn, levando-a para a cama consequentemente, e Gladys encontrava o seu fim ao ser assombrada pelos filhos mortos. Eu tenho de bater palmas para o diretor Damon Thomas e o editor Aaron Marshall, porque ela estava perfeita. O efeito que a sucessão de cenas teve foi perturbador, uma experiência visual incrível. Ethan e Vanessa ficaram por um fio de se entregar a paixão, mas não foi dessa vez. E por fim tivemos Lily fugindo para a cama de Victor, o que levou finalmente a primeira vez do doutor. Contrastando com a falsidade de Evelyn e a sangrenta morte de Gladys, o episódio terminou com um belo e puro ato de amor e paixão.

PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO:

Reações:

Sobre o Autor

 
Top