Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [CANTINHO NERD] RESENHA - SOMBRA E OSSOS
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua ...




Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.

A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.

Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.


     
     Aqui estamos em um distópico leste europeu, um pouco feudal e mágico. Há muito tempo Ravka foi dividida pela dobra das sombras e separada da sua parte litorânea, por isso, a população está sem acesso a grandes armas e suprimentos vivendo em constante guerra com os países vizinhos. Alina, a heroína, é vítima desses conflitos, perdendo os seus pais muito pequena e sendo criada na propriedade do Duque onde ela conhece Maly e viram amigos inseparáveis. 

    Quando ela salva a vida de seu amigo na Dobra das Sombras, ela conhece o Darkling e tem contato direto com os Grishas. Ela entra num mundo de magia e riqueza sendo levada para a própria corte para ser treinada.
     
    Aos poucos vamos conhecendo que intrigas e segredos cercam Ravka e qual o papel de Alina nisso tudo. O Darkling é um personagem muito bem escrito, sendo capaz de surpreender de uma página para a outra. Também importantes nesse livro é a grisha Genya, amiga da principal e conhecedora dos segredos do reino.



       Uma das coisas mais divertidas dessa história é toda a mitologia russa e de seus países vizinhos incorporados a Ravka, não é sempre que livros desse tipo saem do eixo americano. Desde roupas a comidas típicas são apresentadas, vale a pena adentrar nesse universo.

      Alina é engraçada, mas sem chegar ao exagero, e suas reações são muito naturais. É possível se transportar para a pele dela através da leitura. Ela se preocupa com os outros, mas mantém um instinto de auto preservação que qualquer um adotaria nas situações do livro. Assim como Maly que aparece pouco nesse livro, mas que consegue convencer como par romântico e principalmente amigo.

     A cultura grisha é interessante, as crianças são testadas muito cedo para ver se elas têm habilidades mágicas. Caso tenham são mandadas para treinamento e preparadas para combater no Segundo Exército. Durante a história ficam visíveis as disputas de poder dentro do próprio meio e entre os “normais” da nobreza e do Primeiro Exército.

     O personagem mais misterioso é Darkling, figura suprema e poderosa entre os grishas, ele consegue passar a solidão, a raiva e o desejo que estão dentro do seu coração com tal força que você não duvida do porquê de Alina está tão encantada com ele.

       

AUTORA: Leigh Bardugo
PÁGINAS: 288
EDITORA: Gutenberg
LANÇAMENTO: 2013
ONDE COMPRAR: Aqui







Esse é o início de uma “trilogia”(tem alguns livros que estão como 2.5 ou 0.5, mas são curtos) de Leigh Bardugo, autora essa que estará na Bienal do Livro de 2015 do Rio de Janeiro, no dia 5 de setembro, então quem já leu ou ficou empolgado vai ter a oportunidade de ver a autora e falar com ela sobre o livro.

Aqui uma lista dos autores internacionais que também estarão na Bienal junto com suas datas e resenhas do DDS. Essa lista ainda pode aumentar.

Anna Todd (EUA) - 12/09 (sábado)
Colleen Houck (EUA) - 12/09 (sábado)
Colleen Hoover -5 de setembro - Resenha - Métrica
Anna Todd (EUA) - 12/09 (sábado)
Colleen Houck (EUA) - 12/09 (sábado)
Josh Malerman -13 de setembro - Resenha - Caixa de Pássaros
Julia Quinn (EUA) - 5/09 (sábado)
Leigh Bardugo (EUA) - 5/09 (sábado)
Raymond E. Feist (EUA) - 6/09 (domingo)
Sophie Kinsella (UK) - 12/09 (sábado)
Reações:

Sobre o Autor

 
Top