Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [C.NERD] RESENHA- AS ESTRANHAS E BELAS MÁGOAS DE AVA LAVENDER
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Gerações da família Roux aprenderam essa lição da maneira mais difícil. Os amores tolos parecem, de fato, ser transmitidos por hera...



Gerações da família Roux aprenderam essa lição da maneira mais difícil. Os amores tolos parecem, de fato, ser transmitidos por herança aos membros da família, o que determina um destino ameaçador para os descendentes mais jovens: os gêmeos Ava e Henry Lavender. Henry passou boa parte de sua mocidade sem falar, enquanto Ava que em todos os outros aspectos parece ser uma jovem normal nasceu com asas de pássaro. Tentando compreender sua constituição tão peculiar e, ao mesmo tempo, desejando ardentemente se adaptar aos seus pares, a jovem Ava, aos 16 anos, decide revolver o passado de sua família e se aventura em um mundo muito maior, despreparada para o que ela iria descobrir e ingênua diante dos motivos distorcidos das demais pessoas. Pessoas como Nathaniel Sorrows, que confunde Ava com um anjo e cuja obsessão por ela cresce mais e mais até a noite da celebração do solstício de verão. Nessa noite, os céus se abrem, a chuva e as penas enchem o ar, enquanto a jornada de Ava e a saga de sua família caminham para um desenlace sombrio e emocionante. 


A história é sobre crescimento e mágoas, que não são só de Ava Lavender, mas de gerações anteriores de sua família. Primeiro, a chegada de Emmiliene (avó de Ava) com seus pais e irmãos aos Estados Unidos e como foi o desenvolvimento de cada um deles na nova terra, como eles enfrentaram o amor e suas consequências. 

Sabe aquelas figuras esquisitas que toda rua ou região tem e a vizinhança inteira conhece? Parece que todas elas foram colocadas no mesmo bairro de Ava. A menina portuguesa que não envelheceu um dia, a beata que vai à confeitaria só para enfrentar o pecado da gula, as já idosas gêmeas que se vestem igual desde sempre e assim vai. Cada um com uma construção tão forte que mesmo se eles só aparecerem por um parágrafo, vão praticamente pular das páginas.


Eu sempre fui fã de realismo fantástico, não é à toa que um dos meus escritores favoritos é o Gabriel García Márquez, sabe quando a gente imagina como seria ter algo mágico a sua volta? Como você reagiria? E como essa magia se chocaria com a realidade, não em um mundo distópico, apocalíptico, assombrado ou escondido, mas ali, na casa ao lado? Então quando peguei esse livro fiquei encantada logo de cara, simplesmente pelo tema que a autora escolheu, e a escrita não decepciona.

Nós acompanhamos primeiro a vinda dos bisavós de Ava da França para Manhattan, os choques culturais e adaptação. Eu gostei muito de como as cidades são descritas, você consegue se ver lá, quase dá para sentir o cheiro. Assim como as lendas que as cercam, a histórias escondidas que todo o lugar tem.

Seguimos os personagens nas suas descobertas e sofrimentos, na verdade, os sofrimentos são grande parte da história, SPOILER ALERT, como Pierette que para ser notada pelo observador de pássaros acaba se transformando num canário, e mesmo assim não consegue o seu amor. 

O desenvolvimento dos personagens é incrível, aos poucos você os vê desabrochando e perdendo (ou ganhando) as esperanças, alguns vão se tornando mais duros e fechados ao sentirem os golpes do abandono, a solidão e da demora em perdoar. A teimosia em ignorar o que está bem na sua frente é uma parte essencial de alguns na história. E aí, aparecem Ava e Henry que poderiam ser um ponto final num ciclo de desamores.

 A autora consegue fazer o leitor ser um pouco cúmplice na aplicação da dor nos personagens, ao te mostrar fatos fora da narrativa principal que solucionariam um problema ou desbancariam uma mentira. O interessante é saber que mesmo sem saber tudo as pessoas precisam encontrar meio de se adaptarem, ou se defenderem.

Essa é o tipo de leitura boa para fazer em um dia que você acorda achando que tudo pode acontecer, algo incrível, que você poderia até voar. 

PS: Como já disso sou super fã do Gabo, e ele tem um conto que combina com esse livro “Um senhor muito velho com umas asas enormes”, recomendo a leitura também.

Autora : Leslye Walton
Páginas: 303
Editora: Novo Conceito
Lançamento:2014
Onde Comprar: http://www.submarino.com.br/produto/120864428

Reações:

Sobre o Autor

 
Top