Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [C.NERD] RESENHA - A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para...





Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.






A garota que você deixou para trás é um romance escrito pela Jojo Moyes, que interliga duas histórias de amor por meio da paixão pela arte, uma durante a primeira Guerra Mundial e outra em 2006. O livro hora narra uma época hora narra outra. Na história que acontece na segunda guerra mundial descreve o amor entre dois jovens adultos, Édouard e Sophie, que foram separados pela guerra e que passaram pelos horrores que sempre acompanham tais calamidades. Édouard é pintor e uma de suas obras preferidas é um quadro em que desenhou a esposa, mas este quadro some, assim como tantas outras obras de artes surrupiadas na guerra.

Este quadro, depois de muitos anos, é comprado por Liv, personagem da nossa segunda história, que retrata a luta do casal Liv e Paul, que por obra do destino se veem em lados opostos a fim de fazerem justiça para aquilo em que acreditam, Liv acredita ser a dona do quadro pois pagou por ele devidamente e Paul, que trabalha numa empresa de restituição de bens perdidos, acredita que o quadro pertence aos descendentes de Édouard. No decorrer da trama vamos acompanhado as histórias de ambos casais, do julgamento e do quadro. Será que o final é feliz para alguém? Com quem será que o quadro? Só lendo para saber.

Minhas impressões: Esse foi o 4° livro que li da Jojo Moyes, e mais uma vez vejo sua excelência, esta mulher escreve muito bem, consegue nos prender as suas histórias desde as primeiras páginas. Mas nem tudo é perfeito, então exponho o que eu considero como pontos positivos e negativos que encontrei no livro.

Pontos negativos- 1. Existem algumas falas/ frases clichês, assim que li sabia que já tinha visto elas em algum lugar escrito da mesma forma. Mas foram poucas, acho que só umas três, então isso não me irritou tanto;
2. Fatos previsíveis, isso não me agrada, mas a história é tão bem escrita que passei por cima disso.

Pontos positivos- 1. Ótima escrita (eu sei eu sei, já falei isso antes, mas é que essa mulher é demais);
2. A história mesmo sendo um romance não foca só na história de amor. Aborda um assunto diferente e real, que foi o roubo e apropriação de obras de artes e outros bens de pessoas que viviam em cidades que eram obrigadas a receberem os soldados.  Esse ponto é maravilhoso, pois afinal de conta a vida não se resume as nossas paixões, outras coisas acontecem ao nosso redor. Além de nos trazer um pouco sobre história mesmo que seja uma ficção a base é verdadeira.
Bom, é isso. Leiam porque vale a pena, os pontos positivos para mim superam os negativos.




AUTOR: Jojo Moyes
NÚMERO DE PÁGINAS: 384
EDITORA: Intrínseca
LANÇAMENTO: 2014
ONDE COMPRAR: Clique aqui
Reações:

Sobre o Autor

 
Top