Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [C.NERD] RESENHA - ANIQUILAÇÃO
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Uma prime...



A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer. Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia 'Comando Sul', o leitor se junta à décima segunda expedição. O novo grupo é formado por quatro mulheres - uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga - líder da missão - e uma bióloga, a narradora do livro. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. As mulheres atravessam a fronteira esperando o inesperado, e é exatamente isso o que encontram. Mas o que de fato vai definir os rumos da expedição não é o que está lá, e sim o que elas trazem consigo desde o outro lado da fronteira e os segredos que guardam umas das outras.



"É assim que a loucura do mundo tenta colonizar você: de fora para dentro, forçando a viver aquela outra realidade."

No garimpo, em um dos estandes mais cheios da Bienal do Rio, nesse ano, eu encontrei esse livro. A capa é maravilhosa (na verdade, todas as ilustrações do verso da capa como das folhas de guarda são incríveis) e quando li a sinopse, nem pensei duas vezes e botei na minha pilha. E foi uma decisão mais que certa.

A história está além do mistério, começando pelas suas personagens, que não tem nome e são conhecidas pelas suas profissões: A psicóloga, a antropóloga, a topógrafa e a bióloga. E essa última é a narradora de toda história. Com uma personalidade introspectiva, chegando aos limites da frieza, ela nos mostra com uma visão científica as impressões que ela tem acerca da Área X.

A exploração desse local, que é o objetivo da expedição, a cada passo se torna mais intricada e assustadora. Desde o momento que elas chegam lá, você sabe que tem algo errado ali e que muitas coisas ficaram não ditas da parte do Comando Sul (órgão governamental supersecreto responsável pelas expedições). Tantas coisas sem respostas, levam a questionar até que ponto é real o que está sendo descrito.

Essa impressão se fortalece pelo fato de estarmos vendo tudo através dos olhos da bióloga, que aos poucos vai revelando um pouco do seu passado e podemos começar a compreender seus verdadeiros objetivos para ter se voluntariado para essa missão. Ela parece ter uma extrema dificuldade em se conectar com as pessoas, sendo mais fácil ver a sua integração com a natureza e pelos seus intricados ecossistemas. É possível ao leitor, perceber ao mesmo tempo que a bióloga, que ela simplesmente deveria estar lá, aquele ambiente parece fazer parte de quem ela é.

Os sentimentos envolvendo a Área X me lembraram um pouco aqueles surgidos ao confrontar as criaturas de H.P. Lovecraft. A todo o momento, com cada nova descoberta, parece ligar o sensor do antinatural, do inumano, de uma força que quase não pode ser contida. Como se algo estivesse esperando o momento certo para analisar e destruir. É uma construção de medo muito peculiar, que preza pela ativação dos instintos naturais contra alguma coisa desconhecida.

Conforme as personagens avançam, a sensação de déjà vu aumenta, como se a natureza da Área X estivesse repetindo um ciclo, que só ela é capaz de entender. Os segredos sobre a realidade da própria fronteira ou das razões por trás do Comando Sul vão afetando diretamente a relação da bióloga com as companheiras, levando a um desfecho memorável. Esse livro faz parte de uma trilogia (Comando Sul) que já estou louca para continuar. Leitura rápida, mas intensa.


AUTOR: JEFF VANDERMEER
PÁGINAS: 200
EDITORA: INTRÍNSECA
LANÇAMENTO: 2014
ONDE COMPRAR: http://www.submarino.com.br/produto/119905333
Reações:

Sobre o Autor

 
Top