Comentários
Dessa Piccinini Dessa Piccinini Author
Title: [C.NERD] RESENHA - O VILAREJO
Author: Dessa Piccinini
Rating 5 of 5 Des:
Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsáve...


Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


"O carácter do homem é o seu demônio."

Raphael Montes nos leva para um passeio pelos 7 pecados capitais nesses 7 contos que O Vilarejo nos apresenta. Devo dizer: não levei o livro tão a sério até terminar o primeiro conto. Tamanho não é documento e O Vilarejo que o diga. 

Os 7 contos estão entrelaçados de uma maneira engenhosa, deixando o leitor preso a leitura e sendo quase impossível de largar o livro antes que ele termine. Digo quase pois eu li três contos em uma noite e o restante no dia seguinte e o fiz para que o livro durasse alguns momentos a mais, pois eu não queria largá-lo de maneira alguma. 

Estou quebrando a cabeça em como resenhar este livro sem dar tantas informações que vá estragar sua leitura futura, pois você que está lendo essa resenha, você deveria, sem dúvida, ler esse livro. De uma maneira singela, acredito que lhes possa expressar que cenário o autor constrói para O Vilarejo.

Um pequeno vilarejo, vizinhança ou vila, no meio de um país tomado pela neve e pelo frio e uma guerra civil que vem dizimando milhares. É durante tal período que, alguns dos contos de O Vilarejo se passam. Outros passam em um período mais afortunado do mesmo vilarejo, com seus mesmos moradores. 

Somos apresentado a alguns moradores interessantes como: Sra. Helga que, particularmente, me enganou, pois eu realmente acreditei que ela poderia ser apenas uma personagem inocente (coisa que não existe neste livro), as gêmeas Velma e Vonda, o ferreiro Ivan e doce Jakaterina (mas há outros mais e cada um melhor que o outro). 

Longe de lhes dar spoilers, mas o livro trata de alguns assuntos assustadores como canibalismo, assassinato, preconceito e escravidão, vingança e estupro. Muito bem construído, cada assunto se relaciona perfeitamente com seu devido pecado e demônio que dá nome ao conto. E, por fim, assumem uma forma ainda maior do que o esperado, quando descobrimos que havia uma entidade em comum entre todos os contos. 

Quando digo entidade, tento não nomeá-la, até porque, não acho que era a intenção do autor nomeá-la. Minha percepção foi de um teste, uma brincadeira por parte dessa entidade com a população desse vilarejo esquecido pelo tempo. 

Como bem referido no próprio livro, os contos podem ser lidos na ordem desejada pelo leitor, e, durante a leitura, era possível ordenar cronologicamente os contos para entender como a vida do vilarejo foi mudando até chegar ao ápice que vemos em seu último pecado. 

Impossível não citar aqui meus contos preferidos: Belzebu (gula), Leviathan (inveja) e Asmodeus (luxúria), cada qual, impressionante de seu jeito próprio. Belzebu com seu surpreendente final, Leviathan devido sua interação com o restante do enredo e Asmodeus por sua descrição perturbadora da mente doentia de seu personagem principal. 

Em conclusão, O Vilarejo é uma leitura de uma sentada só, delicioso e assustador que representa bem o carácter humano quando posto a prova (ou não). Me alegra encontrar um livro brasileiro que me prenda e O Vilarejo é um excelente exemplo de como a literatura brasileira pode ser prazerosa e maravilhosa. 


AUTOR: Raphael Montes
NÚMERO DE PÁGINAS: 96
EDITORA: Suma de Letras
LANÇAMENTO: 2015
ONDE COMPRAR: Clique aqui.
Reações:

Sobre o Autor

 
Top