Comentários
W.H. Pimentel W.H. Pimentel Author
Title: [REVIEW] DOCTOR WHO - S09E03/04 - UNDER THE LAKE / BEFORE THE FLOOD
Author: W.H. Pimentel
Rating 5 of 5 Des:
Oh no! Oh, no, no, no, no, no, no, no! Mais uma sequência de episódios extraordinárias nessa nona temporada que estou amando com todo ...
Oh no! Oh, no, no, no, no, no, no, no!

Mais uma sequência de episódios extraordinárias nessa nona temporada que estou amando com todo o meu coração. Aqui, tivemos fantasmas, monstros que lembraram os tempos de Power Rangers e como não pode faltar, uma bela de uma fuga!

Em Under the Lake, o Doutor e Clara encontram com uma equipe em uma cidade subaquática, cujos estão estudando as inscrições avulsas que surgiram numa espécie de nave, dentro da base subaquática deles. O que nenhum dos dois contava era que dentro dessa base, haveriam fantasmas querendo assassinar todos os membros da equipe.


Aí está uma coisa que eu jamais achei possível acontecer em Doctor Who. A ideia que Toby Whitehouse teve de trazer fantasmas ao universo da série foi simplesmente genial e a maneira que todo o enredo foi tratado me deixou bastante satisfeito. A princípio, todos os personagens estavam apenas fugindo e tentando entender what the hell was going on, mas no minuto em que eles veem o fantasma do Doutor do lado de fora, as coisas começam a ficar bastante sinistras.

Pois é. O Doutor iria morrer. Para nós, fãs da série, isso não é nada anormal e nem nos abalamos tanto com a ideia de uma possível "morte" do Doutor que na realidade é mais um golpe de mestre do mesmo (hello Davros 9x02), mas para os personagens, a ideia de perder o seu maior recurso é simplesmente arrasadora. Junto com mais dois membros da equipe, o Doutor voltou para o passado afim de descobrir o que havia acontecido com a cidade antes da inundação (daí o nome do episódio) e ficou perplexo quando deu de cara com The Fisher King, uma espécie de monstro sugador de almas.


Enquanto no passado, o Doutor, O'Donnel e Bennet investigavam o que estava acontecendo, no presente, Clara, Cass e Lunn lutavam por uma explicação para o fantasma do Doutor e como fugir dos fantasmas já existentes na base deles. Adorei o uso do telefone da Clara como uma selfiecam e a lógica para os fantasmas não perseguirem o Lunn. Realmente, ele nunca tinha lido as inscrições, então porque raios ele teria a informação gravada? Não só adorei essa explicação como também o fato de Clara ser a pessoa a perceber isso, afinal, depois de viajar tanto tempo com o Doutor, a pessoa vai aprendendo umas coisas aqui e acolá não é mesmo?

Voltando para a cidade: A morte de O'Donnel deixa Bennet muito triste por o coitado nunca ter dito a ele como ele realmente se sentia, e logo o Doutor o envia de volta para a TARDIS e vai confrontar o Fisher King. Como vimos em Bad Wolf, Blink e provavelmente mais alguns episódios soltos, a TARDIS tem um protocolo de segurança que pode ser ativado de diversas maneiras, e neste, o protocolo foi iniciado pela "morte" do Doutor. Era claro que não era isso que iria acontecer.


Provavelmente assim que entrou no recinto o Doutor percebeu a câmara de animação suspensa e forçou o Fisher King a ir até a nave espacial para poder conquistar o mundo. Ri bastante com todo o confronto entre os dois porque deu para perceber qual era o plano do Doutor e o Fisher King cair nisso foi a coisa mais linda que eu vi nesse episódio todo. E assim se descobre como a cidade foi inundada: O Doutor se jogou na câmara, a barreira explodiu e a água matou o Fisher King. A TARDIS retornou ao presente e o Doutor é liberado da animação suspensa, guiando todos os fantasmas de volta para a gaiola de Faraday e deixando todos os tripulantes (ou a maioria deles) sãos e salvos, incluindo o melhor casal da temporada, Cass e Lunn, que eu já quero de volta <3.

Mas como isso aconteceu? Bom, tudo graças ao paradoxo de Bootstrap, que o Doutor explicou no começo do episódio antes de tocar a abertura na sua guitarra fodástica. E se ainda assim não entendermos, basta relembrar que ele é o Doutor, apenas aceitem.

PS: A menção à Rose, Martha e Amy <3.

Promo do próximo episódio, que tem a participação de Maisie Williams, de Game of Thrones!
Reações:

Sobre o Autor

 
Top