Comentários
Janaína Rosa da Silva Ferraz Janaína Rosa da Silva Ferraz Author
Title: [REVIEW] SCANDAL - S05E04: DOG-WHISTLE POLITICS
Author: Janaína Rosa da Silva Ferraz
Rating 5 of 5 Des:
Este episódio conseguiu me animar novamente para Scandal. Tivemos bastante #Olitz , mas não somente isso, outros elementos e person...

Este episódio conseguiu me animar novamente para Scandal. Tivemos bastante #Olitz, mas não somente isso, outros elementos e personagens interessantes foram adicionados, trazendo esperança de uma melhora significativa na temporada. 

Mas, antes de continuar esta review, preciso explicar algo. Conversando com amigos que também acompanham a série, percebi que a insatisfação com Olivia e Fitz como casal era comum e geral. Resolvi, portanto, tomar uma decisão, abrir meu coração para o casal e deixar de lado o ressentimento. Se pensarmos bem, finalmente está acontecendo o que nossa Diva Pope sempre quis, os dois estão juntos, quem sabe um dia as geleias de Vermont cheguem às prateleiras, não é mesmo? Dito isso, vamos continuar.

Como anunciado anteriormente, Olivia foi jogada para queimar na fogueira como forma de proteger a Casa Branca. Um programa especial/documentário passa ao longo desse episódio contando a trajetória da nossa diva enquanto procura mostrar a imagem de uma mulher ambiciosa, disposta a tudo em busca do poder. Quem não gosta dessa difamação toda é o presidente, que chega até mesmo a demitir Abby (depois ele volta atrás). E se a mídia crucifica Liv abertamente, na Casa Branca os inimigos são mais sorrateiros, porém vão correr atrás de um impeachment. Mellie é convidada, pelas mulheres do Senado, a fazer parte do plano. Na outra ala, os líderes do partido republicano querem negociar seu apoio ao presidente. 

Em paralelo, Eli Pope deu o ar da graça e algumas frases de sabedoria (vide "O verdadeiro poder nunca é perdido"). A fim de impedir que ele recupere sua influência, Jake convoca Charlie para uma viagem de trabalho a Paris. Lá, descobrimos que, não somente Jake foi casado, como também tinha certeza de ser viúvo. Obviamente que não seria com uma mulher qualquer, mas com uma assassina especialista no mercado de obras de arte roubadas. Eu já curti a Elise. Esperamos que o convite de voltar com ele para os EUA seja aceito. Perdeu Liv.



Já em Pope & Associados, o clima inicial é de aceitação quanto à difamação de Liv, conforme as ordens da Chefe. Thanks God pela chegada do Marcus com uma postura mais independente e decidida. Na temporada anterior, fomos apresentados a ele, um ativista que entrou em apuros ao dormir com a mulher do prefeito. Agora, ele é um associado, trazendo novas ideias e estratégias, possibilitando, assim, um clima de renovação. Como primeiro trabalho, já contrariou a todos e quebrou o silêncio ao falar com a imprensa. O nome do episódio, Dogs Whistle Politics, denomina a forma ofensiva que a mídia fala sobre Liv. 

Questões como o sexismo e o racismo são abordadas e discutidas. Afinal, a amante que não presta, é interesseira e merece ser estuprada. Enquanto "ser homem" é uma explicação óbvia para sexo fora do casamento. Ao mesmo tempo, como apontou Marcus, a imprensa "pinta" que, para uma mulher negra, Olivia é bem articulada e "coloque aqui outras qualidades". E o que dizer do adjetivo palatable utilizado em um suposto conselho para o presidente em relação ao tipo de amante que ele deveria escolher. Tive um total momento de empatia com Fitz, pois ele resolveu fazer a coisa certa e não a mais inteligente, não aceitando as exigências desses homens desprezíveis, asquerosos e preconceituosos. E quer saber? Viva ao primeiro encontro público, depois de anos de segredos e mentiras.



PS1: A cena com o Teddy foi uma gracinha, um momento família capaz de trazer promessas de paz.
PS2: Huck de terno na televisão. O que dizer? Maravilhosamente deslocado. 
PS3: Estou achando muito estranho ver,  por um lado, a Liv no centro das atenções, mas, por outro, completamente de fora. Ela não combina com se esconder em um quarto escuro. Ela pertence ao microfone, a ação, enfim, não acho normal.

PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO: "YOU GOT SERVED"

Reações:

Sobre o Autor

 
Top