Comentários
Janaína Rosa da Silva Ferraz Janaína Rosa da Silva Ferraz Author
Title: [ESPECIAL GILMORE GIRLS] REFERÊNCIAS LITERÁRIAS NA PRIMEIRA TEMPORADA
Author: Janaína Rosa da Silva Ferraz
Rating 5 of 5 Des:
Nós, fãs órfãos de Gilmore Girls, estamos surtando com a novidade do Netflix. Foi anunciada a produção de uma nova temporada, dividida e...

Nós, fãs órfãos de Gilmore Girls, estamos surtando com a novidade do Netflix. Foi anunciada a produção de uma nova temporada, dividida em quatro episódios de 90 minutos e sob o comando da criadora Amy Sherman-Palladino e do produtor executivo Daniel Palladino. Saberemos como estão mãe e filha e os habitantes da pitoresca Stars Hollow. 

Não faltam especulações, será que Luke e Lorelais estão casados? Rory é uma renomada correspondente internacional? Enquanto não temos as respostas para essas perguntas, resolveumos preparar um especial com as principais referências literárias da série. Como são muitas e não vemos apenas listar o desafio de leitura da Rory (clique aqui para saber mais), pedimos paciência com a divulgação dos posts. 

1- Já na primeira cena do piloto, um forasteiro dá em cima de Lorelai e, depois de tomar um fora, volta a mesa para dar em cima da Rory. Ele comenta estar apenas "de passagem" viajando e ela brinca dizendo que era muito Jack Kerouac da parte dele. Para quem não sabe, Jack Kerouac foi um autor americano, mais conhecido pela sua obra On the road que, no Brasil, foi traduzida como "Na Estrada". Nessa obra, o autor conta sobre uma viagem de carro de Sal Paradise e Dean Moriarty pelos EUA. É utilizada uma forma de escrita denominada fluxo de consciência, pela qual as ideias são colocadas no papel a partir dos pensamentos da personagem, assim, não há linearidade. Na obra, uma viagem de carro é também um momento de busca por conhecimento interior e de aproveitar ao máximo a vida. Quem não tem vontade de largar tudo, pegar um mochila e ir desbravar o mundo?



2- Ainda no piloto, temos a cena em que Rory and Dean se conhecem e ele pergunta casualmente o que ela está achando de Moby Dick, mas pera aí, como ele sabia que ela estava lendo a obra? Bom, ele sempre a ficava observando. A moça fica lisonjeada. Moby dick é um clássico da literatura norte americana, escrito por Herman Melvillle. Conhecemos a história do ponto de vista de Ismael, novato no mundo dos marinheiros. Moby dick é a incrível baleia branca perseguida pelo capitão Ahab que deseja vingança a qualquer custo. 

3- Dando sequência à cena, ele ainda comenta sobre, na semana passada, ela estar lendo Madame Bovary. Essa obra é do francês Gustave Flaubert que retrata de um tema polêmico, ainda mais para a época, a traição de uma esposa, sem contar as críticas que faz a burguesia e a Igreja. Emma Bovary é uma moça sonhadora que, depois de casada, percebe que a vida real está bem longe dos romances e seu marido ainda mais distante de um herói, procura alguma completude, portanto, nos casos extra conjugais. O autor chegou a ser processado pela obra e, como acontece nesses casos, a polêmica em torno do livro só fez aumentar a busca.



4-  No episódio 1x8 - Love and War and Snow, Rory encontra Dean no ponto de ônibus e ele devolve um exemplar de Pride and Prejudice de Jane Austen. Para dizer que gostou do livro, ele brinca que teria que matá-la, caso contasse a verdade. Sendo minha autora preferida, tenho até dificuldades de me conter e resumir sua obra Mas, vamos lá, Jane Austen foi uma escritora inglesa, sua obras, até hoje, são constantemente adaptadas em séries e filme, sem contar as diversas produções literárias criadas a partir de suas personagens e enredos. Em Pride and Prejudice, a autora nos traz uma maravilhosas história de amor ao mesmo tempo em que contextualiza uma época marcada por casamentos arranjados, interesses e falsas moralidades. Com sua pena afiada, ela traz comentários perspicazes sobre a sociedade da época e consegue prende o leitor do começo ao fim.



5 - No episódio 1x10 - Paris Is Burning, Lorelai surta ao perceber que sua relação com Max está ficando cada vez mais séria e resolve então terminar com ele em Chilton, aproveitando o momento para devolver o livro que havia pegado emprestado: Du côté de chez Swann de Marcel Proust. No Brasil, o título da obra ficou No caminho de Swann. A obra faz parte da coleção Em busca do Tempo Perdido.



6- Em 1x17 - The Breakup, Part 2, Lorelai fala sobre ler The Bell Jar de Sylvia Plath ser como ir a uma festa de Chilton, ou seja, não ser uma boa experiência. A tradução brasileira é Redoma de Vidro, no romance, a protagonista tem depressão e tenta cometer suicídio, dizem que existem referências autobiográficas. Esse livro está na minha lista "PRECISO LER ANTES DE MORRER".




7- No episódio 1x19 - Emily In Wonderland, To Kill a Mockingbird é rapidamente citado por Lorelai ao fazer graça com um primo de Jackson. Mais conhecido como O Sol é para todos, esse romance ganhou uma continuação há pouco tempo, escrita pela própria Harper Lee: Vá, coloque um vigia. O cenário é os EUA da década de 30, marcado pelas leis de segregação raciais, um homem banco defende um homem negro acusado de estupro. São tratados temas como o preconceito e a injustiça.


Reações:

Sobre o Autor

 
Top