Comentários
Janaína Rosa da Silva Ferraz Janaína Rosa da Silva Ferraz Author
Title: [REVIEW] SCANDAL - S05E08: RASPUTIN
Author: Janaína Rosa da Silva Ferraz
Rating 5 of 5 Des:
O episódio dessa semana foi regular, tivemos momentos tristes e até mesmo um pouco de suspense e algumas surpresas. Os conflitos foram c...

O episódio dessa semana foi regular, tivemos momentos tristes e até mesmo um pouco de suspense e algumas surpresas. Os conflitos foram criados e se desenvolveram de forma ágil e com diversas metáforas, a começar pelo nome do episódio. 

Rasputin foi uma figura importante do Império Russo dos Czares. Por meio de supostos poderes míticos, ele ganhou a confiança da esposa do Czar, exercendo influência sobre questões políticas da época. No contexto de Scandal, o papel de Rasputin vem sendo exercido por Olivia, que, como visto no episódio anterior, estava no centro da sala oval tomando as decisões por Fitz. Não é segredo ele ser um dos personagens masculinos mais fracos e sem graça da Shondaland.  E isso não tem nada a ver com o fato de ele ser influenciado por uma mulher, que fique bem claro, mas por tudo que ele mostra desde o início. 

Finalmente veio à tona a verdade sobre a liberdade de Rowan. Apesar de Olivia dizer à Abby que tudo estaria terminado entre eles, quando isso acontecesse, Fitz manteve o relacionamento. Porém, a impressão do telespectador é de que Olivia é uma prisioneira, temos, assim, mais uma metáfora. Mesmo a tirando da cadeia, Fitz quer mantê-la na Casa Branca sobre sua vigilância constante, utilizando como desculpa bem esfarrapada a proteção da amada. Quem disse que uma cela precisa ter grades e não um closet enorme na casa mais famosa do mundo?

Cyrus continua à margem das decisões e, ainda que por breves minutos tenha agradecido literalmente aos céus pelas péssimas escolhas de Liv, sua influência ainda é risória, e bem distante da figura de um Rasputin, como outrora. Já Jake continua em sua busca implacável por vingança contra Rowan e, com a ajuda de Huck parece estar bem próxima de alcançá-la. Achei muito interessante o ponto levantado por Huck sobre o guy do Jake ter saído. Ele tem estado sombrio, ainda mais depois do pé na bunda dado por Olivia, como ela bem lembra. Quem nunca direcionou de uma forma negativa a dor da rejeição, nunca amou e sofreu de verdade. Jake a acusa de ser muito ingênua ao acreditar no pai e pergunta se ela nunca fingiu amar alguém apenas para ter o queria dessa pessoa. Out! Essa doeu! 

Rowan,  antigo vilão que nos arrepiava de medo, está agora como um ratinho acuado, chegando ao ponto de praticamente se despedir da filha, mas não sem antes dizer como está orgulhoso.  Apesar de tudo, essa cena foi bonita. Aparentemente o vilão dessa temporada é um grupo denominado Lazarus1, os antigos "filhos" de Rowen se viraram contra ele e são de fato the devil. Para mim, Olivia não foi coerente ao justificar a soltura do pai com o argumento de que ele corre perigo. Cadê a Olivia disposta a tudo para impedir que ele continuasse usando e matando pessoas? Que eu me lembre ela não queria ter que casar com Fitz ou cometer perjúrio, por isso, fez um acordo de cavalheiros com o pai, a investigação sumiu e ele ficou livre. Uma filha querer proteger o pai faria todo o sentido, se o último episódio e a quarta temporada não tivessem acontecido. Quanto à Mellie, a situação não é boa, não somente o assassino do seu filho conseguiu liberdade graças a ela, como a recompensa esperada, Pope trabalhando para torná-la presidente, não veio. 

Quase esqueço de falar sobre o caso da semana, provavelmente porque não foi interessante. Apesar de ser claramente uma tentativa de introduzir casos que façam parte da Casa Branca e da OPE ao mesmo tempo, tendo Olivia como fato comum. Em meio à assinatura de um acordo de paz histórico, um tradutor quer asilo em troca de revelar a existência de uma base secretar com atividade ilegais e completamente opostas ao acordo.


PS: David e Elizabeth se pegando continua estranho para mim. Susan não se decide sobre chamá-lo para sair, obrigando nós fãs a ver o casal mais nonsense de todos os tempos.

PS2: O que foi a última cena? Fiquei chocada, foi total surpresa.

PS3: Se Olivia acreditou em Fitz dizendo que Rowan seria capturado e não morto, ela realmente anda com sua intuição fraca. 


 PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO:

Reações:

Sobre o Autor

 
Top