Comentários
Ayla Aguiar Ayla Aguiar Author
Title: [C. NERD] RESENHA - OS BONS SEGREDOS
Author: Ayla Aguiar
Rating 5 of 5 Des:
Livro cedido pela parceria da editora Cia de Letras/Seguinte . A convivência de Sydney com os pais estava cada vez mais difícil des...
Livro cedido pela parceria da editora Cia de Letras/Seguinte.



A convivência de Sydney com os pais estava cada vez mais difícil desde que Peyton, seu irmão mais velho, foi preso por causa um acidente que deixou um garoto paraplégico. Sydney foi a única a responsabilizar o irmão, ao contrario de seus pais, que enxergavam o filho como vitima.

Certa tarde, para fugir desse clima insuportável, em vez de voltar para casa, Sydney entra em uma pizzaria ao acaso. Lá conhece Layla, filha do dono do restaurante, e a amizade entre as duas é instantânea. Logo Sydney se vê contando a garota segredos que mais ninguém sabe.

Nesses encontros com a nova amiga, Sydney também descobre outro prazer: Entregar pizzas e assim poder espiar fragmentos da vida das pessoas. Mas ela vai perceber que chegou a hora de abandonar a perspectiva de mera observadora e assumir o papel de protagonista de sua própria vida. 


Bom, alguns dos principais já foram expostos na sinopse. Mas temos também as duas famílias: Da Sydney e da Layla. Sem contar os agregados: Ou seja, os amigos da segunda. E eu posso dizer que eu prefiro a da Layla. O Mac e a Sra. Chatman são as melhores pessoas, e em que eu criei um certo parâmetro pros futuros personagens que irei conhecer nos próximos Young Adults.

Além dos amigos dela e do Mac, que acabaram virando amigos da principal, eles são bem doidos e gente fina. E formam com o Mac uma banda, que por um acaso são bons. Não é aquela típica banda de outros livros, que é de mais ou menos a bem ruim.

Sobre a historia ligando todos esses personagens: o irmão da Sydney, bêbado, atropelou outro garoto, deixando esse ultimo paraplégico. A Sydney não aguenta mais esse vitimismo dos pais com o irmão, e assim esbarra na Layla, com quem ganha uma afinidade intensa, por ser tão diferente como ela. E a família da amiga também sofreu um baque parecido: a irmã da Layla perdeu a chance de ter entrado no time de patinação, e assim ido parar no nacional e ser reconhecida por causa de dopping. E pra fechar com chave de ouro: tem “amigo” do irmão da Sydney, que por um acaso é pedofilo e abusivo, e os pais dela só enxergaram no final, quando a Sydney quase é estuprada dentro de casa.

A partir daí a historia é construída na base da amizade delas duas, da Sydney finalmente sendo vista e amada como ela realmente é, inclusive compartilhando obsessões com a matriarca dos Chatman, envolvendo reality shows. Além de também ter formado uma amizade inimaginável com o irmão da Layla, o Mac, que evoluiu pra algo mais, já que ele foi um dos únicos que realmente a viu.

Eu nunca tinha realmente lido um YA, então não posso fazer comparações. Mas posso dizer que ele entrou no meu top 5 de livros esse ano. Fato. A historia da Sydney em relação a família dela, e até a própria garota, me deixou meio assustada, de modo bom, pq parecia que estavam meio descrevendo minha vida. Sem o irmão sendo julgado por qualquer coisa, mas o fato de que ela sempre foi meio ignorada pelos pais, e as vezes ofuscada pelas amigas.

Ela sempre se sentiu meio deslocada no mundo, e na vida, já que ao mesmo tempo em que ela era ignorada enquanto crescia, os holofotes viraram muito pra ela, por motivos do irmão, já que, acho eu, os pais dela não queriam perder outro filho pra prisão. E assim ela mesmo se pressionou pra não seguir o caminho do irmão. Mesmo os pais vitimando o menino, quando claramente a culpa foi dele.

Achei lindo ver o crescimento da Sydney na historia, ela assumindo a própria vida, não deixando a vida do irmão e nem as imposições dos pais dela, e começou a soltar as amarras e pensar por si própria. Tanto que ate o irmão dela cresce e percebe o quão ruim é a influência dos pais, tanto pra ele, quanto pra irmã, já que a mãe deles continua a achar o filho um príncipe, preso injustamente, e o menino, dentro da prisão, começa a forçar uma separação maior entre ele e a família, não por que ele queira, mas é necessário pro mesmo crescer, e rola umas cenas dele com a irmã (por telefone), que achei dignas demais!

Esse livro valeu a pena demais! A historia conquista logo nos 2 primeiros capítulos, e não decepciona ao logo do caminho. Esse livro foi meio que uma lição pra mim. 



Título: Os bons segredos
Autor: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 448
Onde comprar: clique aqui
Reações:

Sobre o Autor

 
Top