Comentários
Mariana Ribeiro Mariana Ribeiro Author
Title: [REVIEW] FAMILY GUY - S14E08-09: BROKEBACK SWANSON/ A SHOT IN THE DARK
Author: Mariana Ribeiro
Rating 5 of 5 Des:
Os dois últimos episódios de Family Guy foram de certa maneira bem críticos, já que lidaram com assuntos sérios e muito comentados em no...
Os dois últimos episódios de Family Guy foram de certa maneira bem críticos, já que lidaram com assuntos sérios e muito comentados em nosso presente: racismo e o abandono de incapaz, principalmente quando tais atos são cometidos por aqueles que se dizem amigos. Claro que, sendo como conhecemos, a série trata disso com humor e sutileza, dando indiretas e terminando tudo em um final feliz para os personagens. 

Assim, o primeiro episódio, Brokeback Swanson, mostra o grupo de Peter participando de uma corrida de touro, que, a princípio, excluía Joe devido à sua condição de usuário de cadeira de rodas. Entretanto, Joe que sempre se prova capaz para tudo, acaba insistindo em participar e, para a surpresa geral, fica tetraplégico após um acidente na corrida. É a partir daí que vemos Peter, Cleveland e Quagmire fazendo tentativas pequenas de cuidar de seu amigo, já que Bonnie abandona o barco de uma vez, e quando cansam, mandam Joe para uma casa de repouso nada acolhedora. Claro que a história segue o ritmo de sempre: os amigos se arrependem e resgatam Joe, que acaba deixando de ser tetraplégico, já que tudo não passa de uma negligência do médico mega responsável de Quahog. Entretanto, acho bacana a série abordar esse tipo de questão, uma vez que Family Guy não se trata somente de nos fazer rir e descontrair, mas também de proporcionar o pensamento crítico e reflexão, como várias séries de comédia, o que acabamos por esquecer às vezes. 


Também tivemos um segundo plot, que envolveu Brian e um de seus planos absurdos para ficar com uma mulher que conhece, e ao final, descobrimos que o cachorro possui um chip rastreador no pescoço, o que permite que Stewie e Chris o salvem do marido furioso de sua nova namorada.

Já o episódio dessa semana, A Shot in the Dark, envolveu Peter atirando em Cleveland Jr em uma tentativa de evitar o que acreditou ser um assalto, já que o filho de Cleveland estava entrando pela janela de sua própria casa. Tudo acontece depois da ideia brilhante de Peter de montar uma vigília no bairro, depois que seu sofá, outra de suas ideias brilhantes, é supostamente roubado depois que Peter o deixa lá fora para beber com seus amigos e observar o movimento. Nesse episódio, diferente do anterior e o que foi muito legal, diga-se de passagem, não poupou ninguém: Peter acabou apanhando de Lois por conta de suas ideias estúpidas, tal como se pintar de preto e fingir ser negro; o pai de Lois, Carter, revelou mais uma vez sua moral questionável; Joe mostra seu trabalho policial também questionável; Brian é ridicularizado por Stewie, Chris e Meg por conta de suas frases clichês; o tribunal e o julgamento todo se revela absurdo; e todo o povo de Quahog mostra o quanto é volúvel, já que mudam de lado na história diversas vezes sem nem mesmo questionar. 


Além disso, toda a questão de fazer Cleveland Jr parecer um criminoso no tribunal, e também de Cleveland afirmando que quando o crime envolve duas pessoas negras a sociedade vira as costas e não dão a mínima mostra o quanto ainda precisamos refletir sobre tais questões, ainda que a série busque sempre fazer tudo de um jeito bem humorado, como na cena de Peter busca reatar a amizade com Cleveland oferecendo ao seu amigo uma bebida e acaba colocando fogo na casa dele, causando um mal entendido maior ainda, ou em que Cleveland Jr ameaça Peter de morte, depois de todo o ocorrido. Devemos refletir pois, diferentemente de Peter, que vive de suas ideias ridículas, somos responsáveis por nossos atos e não estamos dentro de uma animação. Assim, mais do que e em meio ao humor, a série traz questões pertinentes ainda que os contras prevaleçam não poucas vezes sobre os prós, e por isso é que ainda continuamos a assistir Family Guy.
Reações:

Sobre o Autor

 
Top