Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [LIVROS] RESENHA - A 5ª ONDA
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois ...




Depois da primeira onda, só restou a escuridão.

Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora “A Quinta Onda”está começando...
Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva – Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!


Todo ano eu faço o desafio de leitura do Goodreads, dessa vez decidi que a meta do ano iriam ser 60 livros. E também resolvi que tentaria fugir da minha zona de conforto e ler estilos diferentes tal como temas. Mas principalmente, livros que eu de primeira torci o nariz. Um desses foi A Quinta Onda, vi o trailer do filme, que estreou dia 21, e achei que era bem tosco por isso na primeira chance peguei o livro para ler.

Foi mais do que uma surpresa, e boa. A escrita é ótima e o espaço dedicado a mimimi de romance adolescente é bem menor do que eu imaginei, e além de ser pouco melosa. Cassie é forte, inteligente e determinada. Apesar de não ter lá essa sorte, sabe fazer os movimentos certos e em vários momentos do livro, onde a confiança e esperança parecia estar quase sumindo ela optou seguir a lógica ao invés da raiva porque sabia que o irmão precisava dela. Me conquistou totalmente.

Outro forte motivo que me fez amar mais o livro foi o fato de não ter construído uma só personagem maravilhosa, mas três. Porque a narrativa do livro se alterna entre um trio com personalidades, histórias e razões diferentes, mas com linha principal conectando a todos. Estar na cabeça de cada um é bem melhor do que vê-lo só através dos olhos de uma pessoa.

E mesmo os que não tinha fala própria, como o pai da Cassie, conseguiam marcar um cantinho especial nas nossas mentes. Esse efeito é muito dado por como os protagonistas falam deles, no exemplo citado, você pode quase ver o olhar benevolente e gentil de Oliver.

O tratamento que deram a invasão alienígena também foi muito boa, ninguém nunca os viu, mas sabe que eles são impiedosos nas suas ações e conhecem bem o temperamento humano. Eles sabem que desastres e doenças podem trazer o melhor e pior da humanidade, por isso, que depois da segunda e terceira onda, sabiam que haveria o caos e a violência gerada por uma população assustada. Gostei de como o autor levou essa característica de que nós somos o nosso próprio inimigo ao extremo. Tudo se resume a jogos mentais.

Há muitas mortes e o clima de mistério predomina, afinal quem são os Outros? E por que a Terra? Acho que o livro foi capaz de acender a faísca da curiosidade, apesar de que em um ponto da leitura ter deixado um sentimento de previsível e também já respondeu quase tudo de cara no final. Mas isso também me deixa animada para o próximo livro já que deve haver muito mais coisas e segredos que não foram nem questionados.

Deixo aqui o trailer do filme, apesar de recomendar a vocês para não se basearem em nada dele para pensar no livro. Espero que seja só uma seleção de cenas ruins e no fim eu também tenha uma surpresa com a adaptação.

AUTOR(A): Rick Yansey
PÁGINAS: 384
EDITORA: Fundamento
LANÇAMENTO: 2014
ONDE COMPRAR: Submarino







TRAILER - A QUINTA ONDA:

Reações:

Sobre o Autor

 
Top