Comentários
Jéssica Ohara Jéssica Ohara Author
Title: [C. NERD] RESENHA - NOVEMBRO DE 63
Author: Jéssica Ohara
Rating 5 of 5 Des:
A vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma...






A vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque... mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis. Em Novembro de 63, livro inédito de Stephen King, a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e aterrorizante. 



Há um tempo atrás soube que o site de streaming Hulu estava produzindo uma série baseada num livro do Stephen King. Pronto, juntou duas paixões minhas em um mesmo lugar. Decidi que precisava desesperadamente ler esse livro, e não desanimei quando entrei no Goodreads e vi que ele tinha 736 páginas. Dividi um pouco as minhas outras leituras e me preparei para entrar nessa experiência que é ler King.

E foi como se eu estivesse fazendo uma imersão. Muito se fala como os bons escritores conseguem fazer o leitor estar na pele do personagem, no ambiente, mas poucos conseguem fazer isso tão bem quanto Stephen. A construção dos personagens é maravilhosa, e nesse livro apesar de termos vários, o narrador é Jake Epping, e é nele que nos transformamos. A cada descrição de uma ação ou lugar ficamos mais entranhados à pele desse homem e começamos a fazer dos objetivos dele os nossos.

O livro não é sobre viagem no tempo, é sobre mudar o passado. A diferença entre essas duas coisas está no jeito como é explicado a situação, ou melhor não é explicado. A pergunta que paira durante a leitura é: E se você tivesse a oportunidade de mudar um fato, um acontecimento que transformou uma era? Aos poucos nós descobrimos que se a resposta for sim, você se torna um guerreiro solitário porque o passado é obstinado e se recusa a cooperar.

Prosopopeia é quando utilizamos de ações ou sentimentos próprios de um ser humano para lugares, objetos ou seres inanimados. E é isso que King faz: o passado tem uma personalidade, uma alma tal como as cidades, e elas podem ser cruéis e vis. Tem um clima sobrenatural sobre as coisas que é percebido através do instinto, em muitos momentos sentimos que Jake luta contra muito mais do que os fatos, as pessoas ou a situação, ele parece lutar contra forças. Mas isso são só conjecturas.

Na verdade, tal como o fato narrado, o Assassinato de John. F. Kennedy, gerar ainda muitas dúvidas. A história também o faz: Jake está sempre com a sensação de que algo se esconde. Foi muito bom acompanhar isso dentro da cabeça dele e nós mesmos nos questionarmos sobre o que estava acontecendo.

Ele fala muito sobre o efeito borboleta, sobre como uma modificação de algo pode gerar todo um futuro diferente, me lembrou muito O Fim da Eternidade e as mudanças da realidade. No final, fiquei com a impressão que os pequenos atos são, muitas vezes, os mais cruciais. 


AUTOR(A): Stephen King
PÁGINAS: 736
EDITORA: Suma de Letras
LANÇAMENTO: 2013
ONDE COMPRAR: http://www.submarino.com.br/produto/115977583






PROMO DA SÉRIE

Reações:

Sobre o Autor

 
Top