Comentários
Rafael Bürger Rafael Bürger Author
Title: [PRIMEIRAS IMPRESSÕES]: WAR & PEACE
Author: Rafael Bürger
Rating 5 of 5 Des:
Guerra e Paz é um dos livros mais famosos e longos da literatura mundial. Tendo sido adaptado três vezes para o cinema, essa é a te...


Guerra e Paz é um dos livros mais famosos e longos da literatura mundial. Tendo sido adaptado três vezes para o cinema, essa é a terceira vez que ele é adaptado para a TV (A segunda pela BBC, essa viciada em adaptar livros que eu amo), e posso dizer que a história não perdeu nenhum pouco o encanto que ela despertou desde a primeira vez que ela foi adaptada. A minissérie de 6 capitulos foi escrita por Andrew Davis, o responsável pela clássica e amada minissérie de Orgulho e Preconceito.


Ambientada nas invasões de Napoleão a Áustria e Rússia entre 1805 e 1812, a minissérie vai acompanhar os efeitos que elas tiveram nos caminhos de cinco familias aristocráticas russas. No trio de protagonistas temos a jovem Natasha Rostova, interpretada por Lily James. Com 13 anos ao inicio da história Natasha é a clássica heroína romântica, a personificação da espontaneidade e que quer viver a vida ao máximo. Quando ela vê o romance de seu irmão Nikolai e sua prima Sonya florescer, ela fica decidida a experimentar o amor por si mesma. Interpretado por Paul Dano, Pierre Bezukhov é o filho bastardo do Conde Bezukhov. Educado no exterior, Pierre retorna, por causa do agravamento da doença de seu pai, cheio de ideias revolucionárias e liberais para um mundo altamente aristocrático e antiquado. Obviamente a alta sociedade de São Petersburgo passa a evita-lo, porém ele pode contar com dois verdadeiros amigos, Natasha Rostova que ama sua sinceridade e Andrei Bolkonsky. Fechando o trio, Principe Andrei é um jovem e brilhante aristocrata, cuja esposa está gravida pela primeira vez. Ele despreza o mundo raso e fútil de São Petersburgo, e quando a guerra irrompe ele logo se alista. Aquela era a chance que ele estava esperando, uma chance de encontrar glória e um propósito para sua vida.


Este primeiro episódio me agradou demais. A parte técnica, cenários, figurino, fotografia, tudo estava impecável, e fez da série pra mim logo de cara uma das melhores produções da BBC. Só para demonstrar um pouco da grandiosidade da produção, as cenas externas foram realmente filmadas em São Petersburgo. Com direito ao fechamento do Palácio de Inverno e a sua praça inteira para as filmagens. Para baratear um pouco as cenas internas e de batalhas foram filmadas na Lituânia, porém as locações de lá não ficam nem um pouco atrás das russas.


O elenco foi muito bem escolhido. As coadjuvantes Gillian Anderson (The Fall) e Tuppence Middleton (A Riley de Sense8) roubaram a cena, Gillian interpretando Anna Pavlovna algum tipo de matrona que controla a alta sociedade de São Petersburgo, e Tuppence intepretando a ambiciosa Helene Kuragina, que fará de tudo para se casar com Pierre. Ao final do episódio eu estava completamente extasiado, tudo foi muito bem construído para cativar e prender a atenção do espectador. Se a série continuar bem amarradinha como está, as chances são grandes de a vermos figurando nas listas de indicações do Emmy deste ano e do Globo de Ouro do ano que vem.

Dado o grande número de personagens e relações entre eles, fica abaixo um infográfico com os personagens divididos em suas respectivas famílias:


Reações:

Sobre o Autor

 
Top