Comentários
Michelle Louise Michelle Louise Author
Title: [LIVROS] RESENHA - MUITO MAIS QUE 5INCO MINUTOS
Author: Michelle Louise
Rating 5 of 5 Des:
Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTub...



Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, “5inco minutos”, tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. Tá achando pouco? Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar (Via Skoob). 


O livro "Muito Mais de 5inco Minutos" não tem a premissa de ser algo filosófico ou, como a própria autora afirma "não é um livro revolucionário, com uma história que virou o mundo de cabeça para baixo". Ele é um livro simples em amplo aspecto e eu, particularmente, nunca achei o simples uma coisa ruim. 

Vamos deixar uma coisa bem clara, eu não sou fã da Kéfera e não sigo seu canal no Youtube de forma frequente. Acabo visualizando alguns videos, mas nada o suficiente para amá-la ou odiá-la, porém, não se pode negar: Sejam comentários positivos ou negativos, Kéfera é febre nas redes sociais. Me lembro a alguns anos atrás quando eu trabalhava no Jardim Botânico de Curitiba e um canadense me perguntou muito delicadamente se esta era a cidade da Kéfera do Youtube. E a fama da jovem youtuber\atriz de 22 anos só faz crescer, gostem as pessoas ou não. 

A leitura não tinha motivos para chamar minha atenção, porém, após o estouro na Bienal do Livro eu realmente fiquei curiosa sobre ele, depois da tonelada de criticas que rodearam o livro e dos grupos que surgiram em apoio, era difícil alguém que não tivesse ouvido falar do livro "Muito mais que 5inco Minutos". 

O que eu penso sobre ela (acredito que quase todos pensam algo sobre ela), particularmente, não importa. O que importa é o livro e o que ele representa para quem a acompanha, essa é a chave do livro: seu público alvo. A obra é praticamente um diálogo com o leitor e você se sente próximo da narrativa, convidado a compartilhar as histórias que moldaram a escritora e a levaram a ser o que é hoje.

Infelizmente muitas pessoas podem se identificar com a narrativa que conta, em sua maior parte, o bullying sofrido por ela em seus anos de escola e como ela sofreu com toda essa questão que ainda precisa ser muito discutida. O livro foi escrito para quem é fã, para quem quer se sentir, de certa forma, mais próximo da pessoa Kéfera e o livro cumpre esse papel de maneira bastante efetiva. Tocando em assunto complicados como os dramas de infância ou nos mais banais como a depilação íntima, a leitura flui de forma rápida (é o tipo de livro que você lê em uma hora). 

A obra é claramente para um público especifico e atinge, de fato, esse público. Grande parte das pessoas que a acompanham são jovens, convivendo com assuntos tabus e vivendo dramas que muitos de nós já vivemos. Este livro não é para adultos. O livro acaba se voltando para este público adolescente, principalmente aqueles que estão descobrindo quem são, aquela fase de mil dúvidas e medos na cabeça. Não sei como explicar o livro sem dizer que ele é um "auto - ajuda sem ser auto - ajuda". Kéfera usa sua própria vida e experiências para mostrar que nada é o fim do mundo, inclusive não se encaixar num padrão de beleza tão imposto e forçado por nossas gargantas abaixo. De forma simples, clara e próxima, o livro pode ajudar essas pessoas a verem as coisas de uma forma diferente.

Kéfera é conhecida nas redes sociais pelo uso de palavrão\besteiras e isso ocorre no livro também. Longe de ser eu uma boa samaritana mas, não gosto deste tipo de linguagem em livros. Sem falar que, por mais de uma vez na narrativa, senti esses palavrões\besteiras de forma forçada, em sentenças que não faziam sentido o uso dos mesmos (existe sentido no uso de palavrão? Acho que vocês entenderam o que eu quis dizer)

A arte do livro, porém, é muito bonita. Contando com muitas fotos da autora e partes onde é possível escrever no livro (lembrando o velho "Destrua esse diário"), a edição em si está muito bem organizada e fica muito bonita visualmente. Esteticamente falando, eu gostei muito do livro. 


Se você é fã da Kéfera, muito provavelmente irá aproveitar e gostar mais da leitura do que eu fiz. Se você não gosta da Kéfera, não indico a leitura. Se você é como eu, apenas curioso, talvez você possa lê-lo naquelas tardes preguiçosas de domingo. Só tenham em mente, o livro tem público alvo crianças, pré - adolescentes e adolescentes, ou seja, se você for mais velho pode ser que você acabe não gostando muito da leitura. . 


Muito Mais Que 5inco Minutos
Livro cedido para resenha
 pela  Editora Paralela,

Título: Muito Mais que 5inco Minutos
Autor: Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Páginas: 144
Ano: 2015
Onde Comprar: Clique aqui.
Reações:

Sobre o Autor

 
Top