Comentários
Michelle Louise Michelle Louise Author
Title: [LIVROS] RESENHA - PARA SEMPRE ALICE
Author: Michelle Louise
Rating 5 of 5 Des:
Aos 50 anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, como o lugar em que deixou o celular, até que, um dia, ela se per...

Aos 50 anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, como o lugar em que deixou o celular, até que, um dia, ela se perde a caminho de casa. Um diagnóstico inesperado altera para sempre sua vida e sua maneira de se relacionar com a própria família e o mundo. E, quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade.

“Quando não há mais certezas possíveis só o amor sabe o que é verdade”.

Emocionante e perturbador. É assim, que de uma maneira simplista, é possível descrever a mistura de sentimentos proporcionados pela leitura de Para Sempre Alice.

Lisa Genova nos possibilita acompanhar a trajetória de Alice Howland, renomada pesquisadora e professora de psicologia linguística da Universidade de Harvard, que, prestes a completar seus cinquenta anos, descobre ser portadora de Alzheimer de instalação precoce, uma doença degenerativa incurável, que atinge milhares de pessoas atualmente.  

A história tem início em setembro de 2003, pouco antes do aniversário de Alice, e é narrada até setembro de 2005, quando podemos então acompanhar a evolução da doença, e as mudanças bruscas na vida da protagonista no prazo de dois anos. Casada com o também renomado cientista John, e mãe de três filhos já adultos, Anna, Tom e Lydia, Alice é uma mulher segura e independente, com uma vida pessoal e profissional feliz e estabilizada, com inúmeras conquistas e realizações. Após alguns episódios de esquecimentos banais que acabam se tornando muito frequentes, Alice percebe que algo não está bem. Mas, quando se perde no bairro em que mora há mais de dez anos, em um caminho feito diariamente, é que a necessidade de procurar ajuda profissional traz o diagnóstico tão temido.

A obra não aborda somente os efeitos na vida do portador da doença, mas o impacto sobre a família, de como lidar com a situação, como agir com naturalidade diante das muitas mudanças, como ajudar sem ser tão invasivo. A relação com a sociedade é também um aspecto abordado de maneira incrível, demonstrando toda a complexidade dessas questões, ainda tão pouco exploradas. Lisa Genova é Ph.D em neurociência pela Universidade de Harvard, e enriquece a narrativa com a descrição de detalhes científicos acerca da doença, os tratamentos possíveis, e a busca da cura do mal de Alzheimer. 

A adaptação cinematográfica da obra mantém a mesma sensibilidade ao abordar o assunto, e deu a Julianne Moore, merecidamente, mais de trinta prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Atriz em 2015. 

A delicadeza e intensidade da narrativa nos permite quase que sentir o mesmo que Alice: suas angústias, as incertezas de uma doença que leva embora aquilo que no fundo temos de mais precioso, nossa memória, nossa identidade. Como é possível mensurar o esquecimento do rosto dos próprios filhos? O nome do próprio marido? 

“Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente”. 

Para Sempre Alice é muito mais que uma leitura, é uma experiência, capaz de proporcionar reflexões e emoções diversas através de uma narrativa impossível de ser esquecida. 

Para sempre Alice  
AUTOR: Lisa Genova
NÚMERO DE PÁGINAS: 283
EDITORA: Nova Fronteira
LANÇAMENTO: 2009
ONDE COMPRAR: Clique aqui.


Reações:

Sobre o Autor

 
Top