Comentários
Michelle Louise Michelle Louise Author
Title: [LIVROS] UNIVERSO EXPANDIDO DE STAR WARS
Author: Michelle Louise
Rating 5 of 5 Des:
Que o universo de Star Wars é gigantesco, não é novidade alguma. O universo expandido de Star Wars ganhou uma enorme popularização co...


Que o universo de Star Wars é gigantesco, não é novidade alguma. O universo expandido de Star Wars ganhou uma enorme popularização com o lançamento recentes dos mais diversos livros sobre a saga, o que gera interesse do público e, também, uma confusão de “Mas e como eu devo ler esses livros? Existe alguma ordem?”.

A primeira coisa necessária para entender esse universo expandido é saber que ele não é baseado apenas nestes livros lançados nos últimos anos. Esse universo engloba qualquer outra mídia de Star Wars seja livro, quadrinho, animação entre várias outras coisas. Essas histórias se passam no nosso querido e conhecido universo, porém, nos apresentam histórias que não vemos nos filmes da saga. Essas histórias podem ser do passado, do futuro, preenchendo lacunas entre um filme e outro... Enfim, histórias que escritas expandem nossa experiência com a saga, com os personagens que tanto amamos dentro desse maravilhoso mundo particular de Star Wars.

Mas é necessário saber que existem duas “vertentes” dessas obras. O Cânone e o Legends. Essa divisão ocorreu devido à compra da LucasFilm pela Disney, em 2012. De uma forma simples e clara, o Canône nos fornece histórias que são reconhecidas pela Disney como oficiais, ou seja, a Disney pode vir a utilizar essas histórias em um filme ou utilizar essas obras como base para alguma produção especifica. Aquilo que a Disney, podemos dizer, não reconhece como oficial ( e não possui obrigação de seguir a cronologia presente nestas obras) ganha o selo “Legends”. 

A Editora Aleph, publica livros de ambos os selos (sendo que o selo legends vem devidamente destacado nos seus livros). Mesmo existindo vários livros, não existe uma ordem exata para começar a lê-los. Eles são parte de um universo que nos proporciona novas histórias. Você tem mais curiosidade para ler um livro focado em Stormtroopers? Um sobre Darth Vader? Quer preencher uma lacuna ou ver uma nova história sobre um período de tempo especifico? Procure a obra que aborda o tema e leia. Essa é a vantagem. Não existe uma ordem correta de ler estes livros.  Para facilitar o entendimento eu vou utilizar aqui uma ordem cronológica dos eventos (e a ordem que eu estou utilizando para ler os livros) que foi divulgado no site da editora Aleph. Seguir esta ordem acaba misturando Legend com Cânone, aviso de antemão.  

Para entender essa ordem cronológica, é necessário saber que existe um "marco zero" na história de Star Wars. Esse marco seria a Batalha de Yavin, no Episódio IV, que resultou na destruição da primeira Estrela da Morte. Lembrando disso, utilizarei A.B.Y (antes da Batalha de Yavin) e D.B.Y (depois da Batalha de Yavin) 

ACADÊMIA JEDI - 196 A.B.Y
AUTOR: JEFFREY BROWN


Este livro é uma história em quadrinhos e conta a história de Roan Novachez, que após terminar a escola primária está na idade de escolher para qual academia irá para seguir seus estudos. Seu sonho era a Academia de Pilotos para se “tornar o maior piloto estelar da galáxia”. Tudo começa a dar errado para o pequeno Roan quando este não é aceito na academia de Pilotos, porém, a força era forte em Roan que é convidado a se unir a Academia Jedi. Convite este que ele acaba aceitando. O livro é uma espécie de diário de Roan ao mesmo tempo que conta as aventuras vividas pelo pequeno em seu cotidiano na Academia. (Você pode ler a resenha feita pelo blog clicando aqui)

KENOBI (LEGENDS) - 19.5 A.B.Y
AUTOR: JOHN JACKSON MILLER

Star Wars Livros Kenobi

Este livro se passa pouco tempo após o Episódio III  e relata a chegada de Obi Wan em Tatooine para entregar Luke para os Lars afim de mantê-lo protegido. Obi Wan fica vivendo em Tatooine como um ermitão, sendo por vezes tomado pelo sentimento de dor e culpa que o assola depois de todos os acontecimentos recentes como: Akanin indo para o lado negro da força, a morte dos Padawans e Jedis, a República se dissolvendo, tudo isso somado ao fato de muitos terem morrido e ele ter sobrevivido. Ele precisa viver em exílio, evitando contato com os moradores locais que vivem em lutas constantes com o povo da areia mas,  antes que Obi Wan perceba, ele acaba tendo que lutar pela sua sobrevivência. 

TARKIN (CÂNONE) - 14 A.B.Y
AUTOR: JAMES LUCENO


O livro conta a história Moff Tarkin, mostrando detalhes da sua infância, o que o levou a ser quem era, sua família, sua participação nas guerras clônicas e outras experiências que moldaram o personagem.  A história principal se acontece na Orla Exterior, onde Tarkin trabalha no projeto secreto que viria a se tornar a maior arma final e mais famosa do Império: A Estrela da Morte. Além da parceria formada entre o mesmo e Darth Vader para manter este projeto chave do Império em segurança, depois de uma ataque sofrido repentinamente à base Sentinela. 

UM NOVO AMANHECER (CÂNONE) - 11 A.B.Y
AUTOR: JOHN JACKSON MILLER

 

Este livro é antecessor da série de Star Wars: Rebels. O protagonista é Kanan, um Jedi que sobreviveu aos mais terríveis acontecimentos do Episódio III e a passa a  viver de forma clandestina e afastado do Império. O planeta Gorse, sua atual morada, tem como lua Cynda, que é bastante explorada por suas reservas de toridílio, que são alvo de cobiça do Império. O Imperador envia um subordinado, bastante cruel, para coordenar a exploração no local. O senso de justiça de Jedi que habita em Kanan acaba falando mais alto e ele acaba se envolve numa guerra contra o Império no planeta. 

TROOPERS DA MORTE (LEGENDS) - 1 A.B.Y
AUTOR: JOE SCHREIBER

91aFJVJEbGL

Este é o livro mais próximo do episódio IV, se passando apenas um ano antes da Batalha de Yavin. A nave-prisão imperial Purgação acaba quebrando em um local completamente isolado do espaço. Uma equipe de inspeção de Stormtroopers é então enviada à nave abandonada, em busca de peças para o conserto e para ver o que de fato aconteceu. Porém, numa pegada terror e suspense, o livro aborda uma ameça biológica que dominava a nave e faz com que apenas metade da equipe de inspeção que partiu, de fato, retorne. Uma história completamente diferente do que estamos acostumados a ver dentro do universo de Star Wars e que, com toda certeza, merece ser lida!

***
Com o livro "Troopers da Morte", nós chegamos aqui ao "Marco Zero", ou seja, a Batalha de Yavin, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, onde temos entre várias outras coisas importantes, a destruição da  Estrela da Morte. 

SOMBRAS DO IMPÉRIO (LEGENDS) - 3,5 D.B.Y
AUTOR: STEVE PERRY

sombras

Sombras do Império é uma ponte entre os episódios V e VI, então, neste é preciso uma lembrança mais vívida dos filmes para acompanhar o livro com maior facilidade. No final do episódio V, Han é congelado é carbonita, então boa parte da trama se passa com o Leia, Luke, Chewie e Lando tentando encontrar Han e pensando em como resgatá-lo. Outra trama mais forte que molda o livro é uma pequena batalha entre Xizor, um chefe da maior organização criminal da galáxia, e Darth Vader. Ambos estão atrás de Luke Skywalker, porém, por motivos opostos. Xizor, deseja a queda de Vader e Vader deseja trazer Luke para o Lado Negro da Força. Logo, Xizor descobre que a melhor forma de atacar o Lord Sith seria atacando Skywalker. 

MARCAS DA GUERRA (LEGENDS) - 4,5 D.B.Y
AUTOR: CHUCK WENDIG



O livro se passa pouco depois do Episódio VI e nos apresenta um novo panorama galático. Marcas da Guerra nos apresenta novos personagens (apenas Han e Chewie aparecem rapidamente na obra),  e nos permite observar como está o cenário na galáxia após a destruição da segunda Estrela da Morte. Onde a nova república tenta se estabelecer de fato e o Império tenta recuperar seu poder. Você pode conferir mais sobre o livro na resenha publicada no blog, clicando aqui. 

TRILOGIA THRAWN (LEGENDS) - 9 D.B.Y
AUTOR: TIMOTHY ZAHN


Essa trilogia se passa entre o episódio VI e VII, sendo cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, onde a ainda frágil República tenta firmar seu controle politico, se estabilizar e abrandar o clima e as feridas da galáxia após a guerra. Aqui vemos três personagens conhecidos: Han, Leia e Luke lutando contra uma nova ameaça, o grão-almirante Thrawn, um militar por trás de diversos atos imperiais que não desistiu e ainda luta pelo Império, para que este retome o poder. Esta é a trilogia mais importante dentro do universo expandido e por muito tempo foi considerado o sétimo episódio da saga. 

PROVAÇÃO (LEGENDS) - 45 D.B.Y
AUTOR: TROY DENNING

Star Wars Provacao Troy Denning Editora Aleph 

Como vocês podem observar pela data, esse livro se passa ainda depois do Episódio VII. Esta é a obra de menor aceitação dentre os leitores do Universo expandido de Star Wars e mostra a última aventura do Luke, Leia e Han Solo. O livro nos traz um Lando precisando de ajuda, pois está tendo problemas com uma operação, e acaba se transformando em uma aventura ameaçadora envolvendo piratas siderais. A obra nos traz novos vilões que, supostamente, podem ser tão ruins quanto ou piores que o Império. Quem ameaça os negócios de Lando, e também de toda galáxia são os irmãos Qreph, Marvid e Craitheus, que possuem grandes conexões na galáxia e querem deter o domínio econômico da mesma. 

***
E se Darth Vader não tivesse abandonado os filhos Leia e Luke? E se entre dominar a galáxia, o nosso Lord tivesse que lidar com as aventuras da paternidade? 


Nesse universo alternativo de Star Wars nós vemos o mais temido Lord Sith tendo que lidar com Luke no auge dos seus quatro anos, brinquedos espalhados pela casa e com a jovem princesa Leia, saindo de sua fase criança para entrar na fase de adolescente rebelde. Assim como "Acadêmia Jedi" estes livros são escritos por Jeffrey Brown na forma de história em quadrinhos. Ambas as resenhas se encontram no blog, e vocês podem conferi-las clicando nos títulos: Darth Vader e Filho e A Princesinha de Vader

***

Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha ajudado a esclarecer um pouco deste mágico universo de Star Wars! Que a força esteja com vocês!

PS: Linha do tempo publicada pela Aleph: http://www.editoraaleph.com.br/linha-do-tempo-starwars/

Reações:

Sobre o Autor

 
Top