Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [LIVROS] RESENHA – POR LUGARES INCRÍVEIS
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas tod...


Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Para começar, vamos refletir sobre os motivos para se escolher um livro como próxima leitura... Listo aqui os meus motivos, que eu acredito ser o da maioria dos leitores:

1- A capa: Gente, que capa maravilhosa! Boa escolha das cores, o tom de azul ficou perfeito. Sem falar da escolha para o desenho do cenário... muito fofo e que super combinou com a história;
2- O título: Simplesmente instigador e diferente;
3- A sinopse: Bom, este deve ser o principal motivo para despertar nossa curiosidade e vontade de ler um livro. Então, nesse quesito, Por Lugares Incríveis está mais do que de parabéns, afinal quem já leu outros livros de romance ou drama sabe o quão improvável e inovador é a forma como os personagens se conhecem. 

Com esses critérios dá até para imaginar o desenvolvimento e o desfecho da história. Mas acreditem, ela é surpreendente. Não se trata simplesmente de uma história clichê ou bobinha de um romance adolescente, muito pelo contrário, inclusive eu não indicaria para qualquer idade.  A autora nos trás temas pesados como o suicídio, o bullying, a violência no lar, a apatia diante dos problemas do próximo e a depressão.

Finch e Violet se aproximam por meio de uma situação improvável, onde ambos não sabiam mais enfrentar e lidar com seus problemas e por isso decidem se suicidar no mesmo local. Depois disso se tornam amigos mesmo diante da estranheza dos fatos, encontram um no outro a vontade de viver por mais um dia. 

O livro segue alternando entre capítulos narrados por Violet ou Finch e nos apaixonamos pelo casal.
“- Sabe o que gosto em você, Finch? Você é interessante. Você é diferente. E consigo conversar com você. Não deixe isso subir à cabeça.
O ar parece carregado e elétrico, como se tudo – o ar, o carro, Violet e eu – fosse explodir caso alguém acendesse um fósforo. Mantenho os olhos na estrada.
– Sabe o que gosto em você, Ultravioleta Markante? Tudo.”

Até aí tudo é muito bonito, mas com o passar de páginas percebemos como o problema do Finch é profundo e enraizado nele, chegamos a sentir uma angústia por ele... Enfim, deixarei que o resto seja explorado por vocês. 

Para terminar: de toda leitura algo tem que ser acrescentado em nós, nem que seja vocabulário ou regras de português. Assim, depois desse livro só estou mais convicta que as doenças da mente não são brincadeira. Não podemos fingir que elas não existem, pois do que as pessoas que as desenvolvem precisam é que as notemos e as ajudemos a tratá-las e, dessa forma, colaboremos com mais um dia vivido, além de sobrevivido, principalmente se formos aqueles em quem mais confiam e amam. 




Título: Por Lugares Incríveis
Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Ano: 2015
Onde comprarBuscapé
Reações:

Sobre o Autor

 
Top