Comentários
Janaína Rosa da Silva Ferraz Janaína Rosa da Silva Ferraz Author
Title: [LIVROS] RESENHA – COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ
Author: Janaína Rosa da Silva Ferraz
Rating 5 of 5 Des:
Aos 26 anos, Louisa Clarkão tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de...

Aos 26 anos, Louisa Clarkão tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


Se você estiver afim de um romance água com açúcar, com um final feliz, apenas um entretenimento fugaz, NÃO leia Como eu era antes de você, repito NÃO leia este livro. Jojo Moyers não traz MAIS uma história de amor, mas nos dá um tapa na cara que chacoalha sua noção do que é estar vivo x viver. Esqueçam os livros de autoajuda e os vídeos e palestras inspiracionais, se você precisa de um empurrão para sair do lugar comum e ir atrás da sua felicidade, leia este livro. 

Como eu era antes de você apresenta personagens reais, cheios de qualidades e defeitos e uma vida que poderia muito bem ser a sua. Mais do que amor, o livro fala sobre esperança e a importância de um recomeço. A autora consegue fugir dos clichês típicos de romances e discutir temas atuais e sensíveis como a eutanásia e a violência sexual, mantendo a essência do livro do começo ao fim. 

Lou se acomodou de todas as formas possíveis, permaneceu em sua cidade natal,  manteve os mesmos emprego e namorado. Will, por outro lado, de jovem desejável, aventureiro e workholic, acaba preso numa cadeira de rodas, incapaz de se movimentar do pescoço para baixo. Numa sequência improvável, vemos Lou começar a trabalhar como cuidadora de Will, uma amizade entre ambos começa e bom... o resto só lendo para saber. 

Com uma descrição rica em detalhes, porém não cansativa, Jojo não traz mais um amor impossível, ainda que improvável, o qual surge do nada a partir de uma troca de olhares. Ao contrário, são personagens reais numa relação construída aos poucos. Mesmo com a verossimilhança  destacada anteriormente, a surpresa ainda existe, conseguimos imaginar o que vai acontecer na próxima página, agora, se será aquilo que pensamos inicialmente é outra questão, alô montanha russa de emoções todo capítulo.  

Para mim, a estrela deste livro é a Lou, sua mistura de comodismo e altruísmo, é muito comum nas pessoas, me incluo nesta reflexão. Será que estamos nos amando o suficiente? Será que estamos correndo riscos suficientes ou encontrando desculpas e muletas, para não sair do mesmo lugar e nos contentarmos com o mínimo, o medíocre. O que vale para coisas simples, como Lou percebe, desde assistir um filme estrangeiro (adaptando à nossa realidade um filme não americano), aprender a mergulhar ou desfrutar de um concerto de música clássica. Espero que esta leitura também te faça imaginar mil coisas que precisa experimentar e riscos que precisa correr.



Título: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Onde comprar: Amazon
Reações:

Sobre o Autor

 
Top