Comentários
Yngrid Oliveira Yngrid Oliveira Author
Title: [LIVROS] RESENHA – TE VENDO UM CACHORRO
Author: Yngrid Oliveira
Rating 5 of 5 Des:
Aos 78 anos, Teo se muda para um prédio decadente cheio de anciãos. Passa os dias ouvindo as fofocas nos corredores, nutrindo desej...


Aos 78 anos, Teo se muda para um prédio decadente cheio de anciãos. Passa os dias ouvindo as fofocas nos corredores, nutrindo desejos eróticos pela síndica e calculando quantas cervejas pode beber por dia às custas de um pecúlio que deve durar até sua morte.
O grande evento do prédio é uma tertúlia literária: os participantes se impõem o desafio de ler os sete tomos de Em busca do tempo perdido, intercalando Proust com aulas de modelagem e ginástica aeróbica.
Com este romance, Juan Pablo Villalobos encerra a trilogia sobre o México iniciada com Festa no covil. Mais afiado do que nunca, o autor debruça-se sobre a velhice, o cotidiano e a literatura para tecer uma crítica sagaz sobre a vida em sociedade.

Teo é um senhor da terceira idade que vai morar num prédio na Cidade do México, onde os outros habitantes também são idosos que ainda tem a lucidez e capacidade de se cuidarem sozinhos. Neste edifício são realizadas atividades para passar o tédio daqueles que já não tem tanta disposição, como leituras em grupo, modelagem em massa de pão... 

Teo é um senhor de 78 anos, ex-vendedor de tacos, que no passado queria ser um pintor, que acredita que cachorros podem servir de recheio para tacos tanto quanto bois. Alcoólatra, sarcástico, solitário, que afugenta tudo e a todos com o livro teoria estética, frustrado e que vive de um pequeno pecúlio que deve durar até o fim da sua vida... Isso se ele controlar sua bebedeira. Teo se recusa a participar das atividades com os outros idosos, levando-os a fantasiar sobre esse ar misterioso deste morador antissocial. A síndica do prédio, por quem Teo tem uma atração física, mantém um controle da ordem no ambiente e é ela quem começa o boato que Teo é um escritor de romance e por isso fica tanto tempo em casa em companhia das baratas. 

O livro Te Vendo Um Cachorro tem uma capa linda e um título que tem tudo a ver com a história. Juan Pablo, autor deste romance, tem por característica a boa escrita, particularidades das histórias, sarcasmo e humor ácido. Ele conta a história de Teo intercalando o passado com o presente, o que neste caso contribui para passar a ideia de que a vida não é um romance. Que, quando novos, temos uma infinidade de aspirações, mas as circunstâncias da vida nos levam para caminhos diferentes e jamais sonhados, o que não significa que nos tornamos pessoas insignificantes para a sociedade ou para elas mesmas ou que não possamos ser felizes com o que temos. 

Enfim, não quero falar mais para que as particularidades deste livro percam o ar da graça quando vocês lerem, mas em resumo: este livro é muito bem escrito, diferente, envolvente ao ponto de nos preocuparmos com os cachorros, com um pouco de mistério e muito engraçado, embora seja um humor mais ácido. Se você é como eu, que gosta de dar oportunidades para leituras diferentes, invista em Te Vendo Um Cachorro e eu duvido se arrepender.



Título: Te Vendo Um Cachorro
Autor: Juan Pablo Villalobos
Editora: Companhia das Lentras
Páginas: 248
Ano: 2015
Onde comprarBuscapé
Reações:

Sobre o Autor

 
Top